Rafaelo escreveu:DÉCO escreveu:.
ÓLEO DE CÂMBIO:
Rafaelo
Sempre ouvi falar que NÃO PODE colocar outro óleo senão o 556, por causa da composição de materiais das engrenagens, que me parece, tem várias ligas, inclusive Bronze (somente "informações", não tive a oportunidade de ver por dentro).
Pode sim Deco, eu já tive e tb faço manunteção em câmbio, aliás fiz nos meus dois F16 e o atual F17, o pessoal que te informou está um pouco por fora.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Como disse, na época que foi feito o manual só tinha isso no mercado, rsrsrs! Só podem recomendar o que tem no mercado na época.
1° Todo anel sincronizador é feito de Bronze (não existe outro material para isso) isso desde quando inventaram a sincronização lá nos anos 40 e poucos e tb não tem relação alguma com óleo "especial" que te falaram.
2° Toda caixa é engrenagem helicoidal, isso já desde 50 anos e poucos quando inventaram. É aqueles dente em formato de curva, dente reto não se usa há séculos atrás. Ele ronca menos esse...
3° A caixa F18 e a F17 são idênticas (F18 Monza recomenda óleo mineral pq na época só tinha óleo mineral não tem como eles recomendar algo que não existe, rsrsrs! A F17, mais recente óleo sintético, porem ambos 75W 85 tanto faz) a F16 e a F17 são a mesma base, mesmo sincronizador de Bronze, mesmo tipo de dente helicoidal, mesmo rolamentos, mesma caixa, tudo igual a mudança fica no trambulador, e no torque. Então não poderia usar óleo sintético 75W85? Teria que usar esse Ipiranga 80... não faz nenhum sentido isso que te passaram
4°Todo óleo sofre evolução com os anos, e a da caixa de marcha é a mesma coisa.
5° A mesma caixa F18 usado no Monza (recomenda esse óleo mineral Isafluído) e no Vectra 96 (óleo 80 não diz a marca que tem que usar). É a mesma caixa.
DÉCO escreveu:
Já ouvi falar também que foram trocar o óleo do câmbio e colocaram óleo 90 comum e " deu pau " no câmbio.
Tem que saber Exatamente qual óleo superior usar, afinal muitos outros vão ver este tópico e a sua sujestão da troca por um óleo superior, para não correr o risco de gente pouco experiente colocar óleo errado no câmbio e mata-lo :smt023
Vai saber o que fizeram ai, tem que ser 80W e esse 75w90 atenderia.
Depois que lavar o câmbio demora para parar de roncar pq não lubrificou bem ainda todas as partes, leva alguns quilômetros para isso acontecer. E um óleo mais atual melhora isso. O meu está assim tb, desmontei todo o câmbio e montei ele e está roncando pq ainda não lubrificou todas as partes. Até pq o sistema de lubrificação desse câmbio é passivo.
Outra coisa; tem cara aí que coloca óleo de cambio AT aquele vermelho, dai vai dar pau mesmo, pq ele é mais grosso. Já que câmbio AT trabalha mais quente.
Não tem pq tamanho medo, parece que vai ter água ao em vez de óleo, kkkkkk! Eu te garanto que faz mais mal óleo baixo e sujo como muitos estão rodando por ai do que um óleo que não foi descrito no manual :smt023
Não vejo pq teria problema em usar um óleo mais atual de caixa.
----------------------
Não tem problema podem colocar um óleo superior desde que seja para câmbio manual e atenda a faixa 80. Tanto é que o multi-viscoso atende de 75w a 90 estando dentro ok, ou seja ele frio e quente. E já esse esse de 30 anos atrás só atende a uma faixa de temperatura 80.
O óleo do motor não é multi-viscoso tb? O óleo de motor não evolui sendo sintetico? Pois bem, o de câmbio tb Deco.