O que é isto?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
J. Faria
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: O que é isto?

Mensagem não lida por J. Faria »

Rafaelo escreveu:
J. Faria escreveu:Perguntei no lugar certo :smt023 , agora já sei o que é, só preciso descobrir como ligo e o nome certo da peça já que a minha não tem nem o fio e acho que vou ter que comprar outra. :smt017
faria to vendo o fio daqui :D parece violeta/branco é um so que vai no 12V a carcaça e o negativo da resistencia
Putz, :mrgreen: não é que o fio ta lá mesmo e eu não vi :smt021. Escondidinho só o toco :smt031.
Correndo atrás do sonho, realizando o projeto!!!
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por timm_65 »

Ae pessoal, estive olhando o meu, e o fio é vermelho(um fio so)
Como faço pra testar essa resistencia? posso tirar aqueles 3 parafusos la em baixo e abrir? Acredito que no meu nao esteja funcionando :(
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

timm_65 escreveu:Ae pessoal, estive olhando o meu, e o fio é vermelho(um fio so)
Como faço pra testar essa resistencia? posso tirar aqueles 3 parafusos la em baixo e abrir? Acredito que no meu nao esteja funcionando :(
timm, nao precisa desmonta...
apenas pegue um fio generoso na bitola pra nao aquecer o fio demais, e ligue direto no + da bateria, e aguarde alguns segundos que é pra começar aquecer a base dessa peça.

ou com um multimetro se testa tb
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por timm_65 »

Rafaelo escreveu:timm, nao precisa desmonta...
apenas pegue um fio generoso na bitola pra nao aquecer o fio demais, e ligue direto no + da bateria, e aguarde alguns segundos que é pra começar aquecer a base dessa peça.

ou com um multimetro se testa tb
Ta, entao pelo que entendi esse fio fica sempre aquecendo a base? Ou é so quando ta frio o motor, e depois para, é isso que to em duvida.
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
g dourado
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por g dourado »

oi pessoal td bom...bom eu sou mecanico eletricista de automoveis e tenho um monza 2.0 alcool 86...essa peça é realmente o aquecedor eletrico de mistura do coletor, e não é ligado em um 12volts direto nem pós chave com fuzivel como foi dito...o fio q vai p ele vem de um relé situado no cofre do motor perto do reservatorio de agua do para brisas é um rele com porta fuzivel, e funciona da seguinte forma: ao se ligar a chave de iginição o relé ja esta aterrado e com um 12volts da bateria, o relé recebe um sinal da cebolinha da temperatura da agua(a mesma cebolinha q marca a temperatura no painel q vai na parte de tras do cabeçote...não é a cebolinha de temperatura de partida a frio q fica em cima da valvula termostatica perto da mang/ de agua do radiador) para funcionar e só é ativado na partida quando recebe um sinal da cebolinha do oleo de q o motor esta em funcionamento...este relé só trabalha com o motor frio e quando chega a uma temperatura de 65 a 70 graus o relé desarma...não sei se vocês sabem mas o combustivel não entra na camara de combustão em estado liquido ele chega la ja na forma gasosa, e como o alcool é um combustivel mais denso(mais espesso, grosso) do q a gasolina, ele demora um pouco mais para queimar por isso o motor a alcool falha em regime frio, e por isso a necessidade de um aqucedor de coletor para ajudar na homogenização da mistura(ele aquece o alcool ate o seu ponto de ebulição para o combustivel ja chegar na forma gasosa na camara de combustão para uma melhor queima).esse relé tem uma ligação complexa, mas bem simples...são 6 pinos sendo q um deles é pequeno...pino 30:positivo direto da bateria 12volts(protegido por um fuzivel de 30 amperes)...pino 31:negativo(aterramento)..pino 31b:recebe um sinal negativo da cebolinha do oleo ate o momento da partida quando esse sinal é interrompido...pino S:recebe um sinal da cebolinha da temperatura (motor totalmente frio 7,5 volts...indicando temperatura de 16 a 18 graus) e esse sinal vai diminuindo (comforme a temperatura do motor sobe) ate ser interrompido(motor com 65 a 70 graus) ai e'quando o rele para de funcionar...pino L:quando a temperatura do motor esta muito elevada(110/120 graus, motor super aquecendo)o relé envia um sinal por esse pino para a lampada de advertencia de alta temperatura no painel...e pino 87 é o fio q vai para o aquecedor....este relé não é muito dificil de se encontar...(pelo menos no bairro onde eu moro)se o auto-peças não tiver é só encomendar...a classificação desse relé no auto-peças é : relé de advertencia de alta temperatura, e o nunero original GM é: 52 270 133 AC DELCO... e se o seu carro estiver adaptado p alcool ou não tiver essa instalação com este relé na mão e a pinagem fica bem facil p qualquer eletricista fazer a instalação...espero q eu tenha ajudado a tirar um pouco das suas duvidas...abraço...
J. Faria
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por J. Faria »

Exelente a explicação do Dourado, creio que agora não teremos mais dificuldade em instalar ou reparar a instalação do aquedor elétrico de combustível. :smt023 :smt023 :smt023
Correndo atrás do sonho, realizando o projeto!!!
Fhabyo Dias Neves
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fhabyo Dias Neves »

Valeu mesmo mano, abraços.
Painel Digital, freio a disco na quatro, MPFI VectraA com Pandoo...
Suspensão regularizada.
Um sonho sobre Rodas......

Imagem
moacir viana

Mensagem não lida por moacir viana »

caramba, não sabia pra que servia esse rele e olha que ja tinha perguntado pra varios eletricistas aqui da cidade e eles não souberam me dizer... :smt011 :smt021 só gostaria de saber como faço pra saber se esse rele esta funcionando ou esta queimado??? :smt017 :smt023
Responder