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Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 09 Ago 2009, 22:55
por l.alves
Eu tbm tenho algumas duvidas.
1º E possivel adiantar a ligaçao da ventoinha.exemplo: ela ligar antes de chegar na metade.
2º uqal seria a melhor referencia para o acionamento dela.pois parece que existe dois lugares que marcam a temperatura da agua.perto da valvula e outra no bloco se naum estou enganado.
3º o meu monza as vezes chega em 3/4 no marcador de temperatura ou ate mais.parece que a ventoinha naum ligou.mas depois ele da uma baixada,fica oscilando.
Se alguem puder me esclarecer...abraços.
Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 09 Ago 2009, 23:03
por danilo-sn
no meu monza q é um 92 EFI alcool original SL/E a ventuinha liga qdo chega o ponteiro no meio
Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 10 Ago 2009, 08:18
por MarciaCristina
Porque será que tenho a sensação que o eletrecista fez caca :smt005
Deixa ver se eu entendi.
O carro da minha mãe Monza SL/E 1989 Gasolina/GNV Motor 2.0 veio com Ar Condicionado de fabrica, porém pelo que foi relatado pelo Carlos, é normal que quando se desliga o motor a ventoinha continue a trabalhar é isso

vixi se isso era normal, o eletrecista fez caca

Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 10 Ago 2009, 08:37
por rogertecmec
MarciaCristina escreveu:Porque será que tenho a sensação que o eletrecista fez caca :smt005
Deixa ver se eu entendi.
O carro da minha mãe Monza SL/E 1989 Gasolina/GNV Motor 2.0 veio com Ar Condicionado de fabrica, porém pelo que foi relatado pelo Carlos, é normal que quando se desliga o motor a ventoinha continue a trabalhar é isso

vixi se isso era normal, o eletrecista fez caca

Não Cristina Se vc desligar o carro (painel apagado) não é pra ligar o eletroventilador. O seu monza se encaixa no segundo caso citado pelo professor Carlos Freire
Carlos A. Freire escreveu:Pessoal
Monza com A/C de fábrica - Ao ligar o motor e ligar o A/C, a ventoinha fica sempre ligada, mesmo com motor frio e, alterna as duas velocidades de acordo com a necessidade de temperatura do motor ou pressão no sistema de A/C.
Com A/C desligado, a ventoinha liga ao 1/2 de escala e desliga ao retornar a 1/4 de escala. Nesses modelos, a ventoinha do radiador e a ventoinha interna só ligam se o motor estiver funcionando e alternador carregando. Com motor parado e mesmo com o contato ligado, as ventoinhas não funcionam. Nesses modelos a ventoinha do radiador tem duas velocidades.
Abs,
Carlos Freire
Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 10 Ago 2009, 10:09
por Carlos A. Freire
Marcia,
você não entendeu.
Em todo Monza e de qualquer ou modelo - tanto faz de 82 a 96 - ao desligar a chave o ventilador para de funcionar.
A diferença entre os modelos com A/C de fábrica para o modelo sem o acessório, é que com A/C, a ventoinha funciona em duas velocidades (só com A/C acionado) e, ela só funciona com motor girando e alternador carregando.
Já os modelos sem A/C, só de ligar o contato a ventoinha funciona, mesmo com motor parado. É claro que para funcionar, o motor deve estar quente o suficiente para a ventoinha ser ligada.
Abs,
Carlos Freire
Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 10 Ago 2009, 12:35
por MarciaCristina

gente não liga não, sou muitoooo burra pra entender essas partes mecanicas dos carros

não sou loira, mas acho que consegui ser bem pior
Valeu gente pelo esclarecimento :smt023
Re: Duvida Sobre Ventilador do Motor ?
Enviado: 10 Ago 2009, 19:06
por José Leal
l.alves escreveu:Eu tbm tenho algumas duvidas.
1º E possivel adiantar a ligaçao da ventoinha.exemplo: ela ligar antes de chegar na metade(...)
O que vc pode fazer é trocar o cebolão por um com acionamento com a temperatura mais baixa. Mas de antemão aviso que isso é prejudicial ao motor, pois ele vai trabalhar fora da temperatura ideal.
Se a temperatura está subindo muito, veja as condições do sistema de arrefecimento, em especial a sujeira.