PS - outra dúvida: qual a escala em graus do indicador de temperatura do monza? A marca central representa qual temperatura? Isto é padrão em todos os carros?
Zé, posso te dizer da minha experiência com o monza e com o Astra. Na estrada a temperatura do monza sempre ficava um pouquinho acima do azul, nunca passou disso (a grande maioria das viagens que eu fiz foi a noite). No astra de inicio eu me assustei, pois o ponteiro da temperatura sube rápido até a casa dos 80ºC e demora pra baixar, só vindo a marcar uns tracinhos bem no inicio da escala depois de um bom tempo pegando ar de frente. Segundo o pessoal do AstraClube isso é normal e segundo eles o Astra Belga trabalha mais quente ainda.José Leal escreveu:
APROVEITANDO: Quando vc anda com o seu carro na estrada, em que posição fica o ponteiro da temperatura? Pergunto, pois no Vectra, a temperatura desce até abaixo do 80°C. De acordo com o pessoal do VC, isso é normal. Então, ficou essa dúvida, se isso é padrão no Monza (quando troquei o sensor de temperatura, logo depois instalei o PD, que sempre indicava temperatura no meio).
Até mais.
Não necessáriamente josé leal, provavelmente o cebolão do radiador dele deve estar com defeito, ou ele está usando um cebolão muito baixo, meu carro ficava sempre no azul pois o cebolão éra 72-67º acho.... bom, depois que coloquei a vt e o cebolão 92-87 wahler original passei um susto muito grande pois o cebolão veio com defeito e olha que era o original ein.,...a ventuinha não armou e o carro só não chegou no vermelho pq eu desliguei depois que ele passou do meio, acabei comprando outro cebolão dessa vez da marca iguaçú (desperdicei todo o fluido novinho q eu coloquei) e agora o carro arma na metade da primeira escala, antes do meio, e como já vi em vários outros monzas esse é o normal, no meio da escala é aceitável, mas não chega a ser o normal e sim é a temperatura de trabalho num dia quente, o correto é ele sempre trabalhar acima do azul e até no máximo o meio da escala, passou? encosta pq algo está errado...José Leal escreveu:apsrock, pelo que vc disse, o sensor responsável por mandar a informação para o painel tá com defeito.
No caso, ao acionar a ventoinha, o ponteiro deve estar na marca central da escala (um pouquinho acima/abaixo é aceitável).
Esse sensor fica na lateral do cabeçote, abaixo do distribuidor. Chega nele somente um fio (azul). Troque-o e veja se o ponteiro chega até a metade da escala.
Até mais.
Amigo, essa valvula que vc pos é a original? senão for sugiro que troque por uma original, com temp não se brinca, verifique tbm o cebolao no caso de carro carburadoBR MONZA escreveu:KKK. To migrando para este tópico aqui! Como disse no outro tópico, troquei a válvula termostática, agora o motorzão tá quente, andando pra caramba! Porém, se até há pouco tempo o ponteiro não passava da marca azul, hoje pela manhã o danado se empolgou e quase que encosta na marca laranja. Alto lá! :smt010 Parei o carro, abri a tampa do motor e... tampa do reservatório de expansão vazando. Troquei a tampa, acho que passaram a faca, paguei sete reais por uma tampinha ''sem marca''.Agora, o problema é que, conforme o José Leal disse, e assim era antes de trocar a VT, a ventoinha deveria ligar quando o ponteiro passasse um pouco da marca central do indicador de temperatura. Porém, a ventoinha só está ligando a 3/4 da escala. Será que tem algo errado? :smt017
BR, acredito que seja 90ºC a temperatura no meio da escala. Pelo menos em todos os carro que tive com marcador com nºs, a marca central é de 90°C.BR MONZA escreveu:PS - outra dúvida: qual a escala em graus do indicador de temperatura do monza? A marca central representa qual temperatura? Isto é padrão em todos os carros?
Roger, valeu então! Essa temperatura "baixa" quando estamos na estrada deve ser padrão da GM mesmo.rogertecmec escreveu:Zé, posso te dizer da minha experiência com o monza e com o Astra. Na estrada a temperatura do monza sempre ficava um pouquinho acima do azul, nunca passou disso (a grande maioria das viagens que eu fiz foi a noite). No astra de inicio eu me assustei, pois o ponteiro da temperatura sube rápido até a casa dos 80ºC e demora pra baixar, só vindo a marcar uns tracinhos bem no inicio da escala depois de um bom tempo pegando ar de frente. Segundo o pessoal do AstraClube isso é normal e segundo eles o Astra Belga trabalha mais quente ainda.
Verdade! É que eu estou com o esquema de ventoinha controlada pela central de IE.Raphael Ventura escreveu:Não necessáriamente josé leal, provavelmente o cebolão do radiador dele deve estar com defeito, ou ele está usando um cebolão muito baixo, meu carro ficava sempre no azul pois o cebolão éra 72-67º acho.... bom, depois que coloquei a vt e o cebolão 92-87 wahler original passei um susto muito grande pois o cebolão veio com defeito e olha que era o original ein.,...a ventuinha não armou e o carro só não chegou no vermelho pq eu desliguei depois que ele passou do meio, acabei comprando outro cebolão dessa vez da marca iguaçú (desperdicei todo o fluido novinho q eu coloquei) e agora o carro arma na metade da primeira escala, antes do meio, e como já vi em vários outros monzas esse é o normal, no meio da escala é aceitável, mas não chega a ser o normal e sim é a temperatura de trabalho num dia quente, o correto é ele sempre trabalhar acima do azul e até no máximo o meio da escala, passou? encosta pq algo está errado...