A grosso modo, o que muda no monza álcool são pistões, que são os "cabeçudos", coletor de admissão, que tem resistência para aquecer o álcool, bico e carburador (com maior vazão para o alcool), módulo de injeção. A única peça que realmente MUDA entre os carros álcool e gasolina, é o carburador, que além da maior vazão dos gicluer's e outros detalhes, ele é niquelado, se tornando mais resistente contra a corrosão)... existem outras peças diferentes entre os carros, que eu não lembrei para citar aqui....
Assim, dá para notar que trocando o bico ou carburador por um adequado para o álcool, não haverá problemas com a durabilidade das peças, no caso dese converter um carro gasolina para o álcool. Essas diferenças ao meu ver servem para otimizar o uso do álcool, fazendo com que se aproveite o maior potencial do motor... mas em questão de durabilidade, acho que isso não existe.
Às vezes o que acontece é que o carro convertido já tinha vários problemas, alguns até ocultos e após a conversão a "bomba explode", ai o pessoal coloca a culpa na conversão. Ou ainda, muitos dizem que ao converter o carro à gasolina pro álcool, a bomba de combustível irá queimar em poucos dias... se o filtro de combutível não for trocado pouco tempo após feita a conversão e os intervalos de troca forem menores que os da gasolina, vai queimar mesmo, pois o filtro vai entupir, a bomba vai trabalhar de maneira forçada.... e ai, adivinhem o que acontece? QUEIMA!

Se tiver falado muita coisa errada, por favor corrijam!

Abraço!