Sera q Isto é verdade?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sera q Isto é verdade?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Lembrem-se que na época do monza, a gasolina já tinha uns 20% de álcool, ou seja, os monzas à gasolina tem de estar preparados para suportar o uso de álcool. Tanto é assim, que se observarmos no CEP CHEV, poderemos notar que quase todas as peças (monza álcool e gasolina) são as mesmas, como bomba de combustível, cabeçote, bloco, entre outros.
A grosso modo, o que muda no monza álcool são pistões, que são os "cabeçudos", coletor de admissão, que tem resistência para aquecer o álcool, bico e carburador (com maior vazão para o alcool), módulo de injeção. A única peça que realmente MUDA entre os carros álcool e gasolina, é o carburador, que além da maior vazão dos gicluer's e outros detalhes, ele é niquelado, se tornando mais resistente contra a corrosão)... existem outras peças diferentes entre os carros, que eu não lembrei para citar aqui....
Assim, dá para notar que trocando o bico ou carburador por um adequado para o álcool, não haverá problemas com a durabilidade das peças, no caso dese converter um carro gasolina para o álcool. Essas diferenças ao meu ver servem para otimizar o uso do álcool, fazendo com que se aproveite o maior potencial do motor... mas em questão de durabilidade, acho que isso não existe.
Às vezes o que acontece é que o carro convertido já tinha vários problemas, alguns até ocultos e após a conversão a "bomba explode", ai o pessoal coloca a culpa na conversão. Ou ainda, muitos dizem que ao converter o carro à gasolina pro álcool, a bomba de combustível irá queimar em poucos dias... se o filtro de combutível não for trocado pouco tempo após feita a conversão e os intervalos de troca forem menores que os da gasolina, vai queimar mesmo, pois o filtro vai entupir, a bomba vai trabalhar de maneira forçada.... e ai, adivinhem o que acontece? QUEIMA! :roll: Ou seja, não é culpa da conversão, é falta de manutenção! :P

Se tiver falado muita coisa errada, por favor corrijam! :D

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rogertecmec »

Diego Paiva escreveu:Lembrem-se que na época do monza, a gasolina já tinha uns 20% de álcool, ou seja, os monzas à gasolina tem de estar preparados para suportar o uso de álcool. Tanto é assim, que se observarmos no CEP CHEV, poderemos notar que quase todas as peças (monza álcool e gasolina) são as mesmas, como bomba de combustível, cabeçote, bloco, entre outros.
A grosso modo, o que muda no monza álcool são pistões, que são os "cabeçudos", coletor de admissão, que tem resistência para aquecer o álcool, bico e carburador (com maior vazão para o alcool), módulo de injeção. A única peça que realmente MUDA entre os carros álcool e gasolina, é o carburador, que além da maior vazão dos gicluer's e outros detalhes, ele é niquelado, se tornando mais resistente contra a corrosão)... existem outras peças diferentes entre os carros, que eu não lembrei para citar aqui....
Assim, dá para notar que trocando o bico ou carburador por um adequado para o álcool, não haverá problemas com a durabilidade das peças, no caso dese converter um carro gasolina para o álcool. Essas diferenças ao meu ver servem para otimizar o uso do álcool, fazendo com que se aproveite o maior potencial do motor... mas em questão de durabilidade, acho que isso não existe.
Às vezes o que acontece é que o carro convertido já tinha vários problemas, alguns até ocultos e após a conversão a "bomba explode", ai o pessoal coloca a culpa na conversão. Ou ainda, muitos dizem que ao converter o carro à gasolina pro álcool, a bomba de combustível irá queimar em poucos dias... se o filtro de combutível não for trocado pouco tempo após feita a conversão e os intervalos de troca forem menores que os da gasolina, vai queimar mesmo, pois o filtro vai entupir, a bomba vai trabalhar de maneira forçada.... e ai, adivinhem o que acontece? QUEIMA! :roll: Ou seja, não é culpa da conversão, é falta de manutenção! :P

Se tiver falado muita coisa errada, por favor corrijam! :D

Abraço!
Assino em baixo no que o Diego Paiva falou.

Eu tenho a mesma opinião. :smt023
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Mauricio Gomes
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Mauricio Gomes »

Opa!!
Depois de muitos prós e contra ja decidi , acabei de colocar o kit flex ,enchi o tanque de alcool , e no retorno p/ casa nau notei nem uma diferença , marquei a kilometragem e agora vamo ver se realmente compençou financeiramente , na gasolina meu monza fazia 8k por litro .
Depois coloco o resultado. :smt023
Mauricio Gomes
Membro SL (Ní­vel 1)

Opa!!
Bom !! é o seguinte, a ultima vez que enchi o tanque do meu monza com gazolina , e o tanque estava na reserva , gastei (141,00)reais ,a um custo de 2,42 por litros
Hoje o tanque estava na reserva de novo , aproveitei e coloquei o kit flex , enchi o tanque de alcool a um custo de 1,09 por litros , total do tanque cheio (62,13)reais.
Vim p/ casa , tomei um café , e retornei ao posto de gasolina , total percorrido -
26 kilometros , pedi para completar o tanque , e foram nescessario 4 litros de alcool para encher o tanque novamente . Matematica rapida , 26 k divididos por 4 litros ,igual a 6,50 kilometros por litros .NA gasolina meu carro faz 8 k por litros a um custo de: 2,42 centavos ,
no alcool fez 6,50 k por litros a um custo de :1,09 centavos. Por enquanto vou usar alcool , e qualquer coisa eu volto a usar gasolina.
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
:smt023 :smt023 :smt023 :smt023 :smt023 :smt023 :smt
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cuidado com esses kit flex. Se tivesse colocado o bico branco, poderia ficar mais tranquilo. COm esses Kit flex, não é bom exigir muito do monza, pois a mistura pode ficar pobre em altas rotações. Por segurança, vai até no máximo uns 3 mil giros, que em 5ª marcha dá aproximadamente uns 120km/h :smt023
Ah, vê se não esquece, daqui a mais ou menos um mês, troca o filtro de combustível, pq vai estar completamente sujo, fazendo a bomba trabalhar de maneira forçada.

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Mauricio Gomes
Membro SL (Ní­vel 1)

Opa!!
Blza vou ficar atendo ,valew pelas dicas ...
Abraços :smt023
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

O que vocês chamam de "peças internas" que supostamente são corrídas pelo álcool?
Internamente o motor é idêntico, só muda o pistão em virtude da taxa de compressão, e não de corrosão. Nos modelos com tanque de metal, creio que o tanque mude também.
Padilha
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Padilha »

TheRipper escreveu:O que vocês chamam de "peças internas" que supostamente são corrídas pelo álcool?
Internamente o motor é idêntico, só muda o pistão em virtude da taxa de compressão, e não de corrosão. Nos modelos com tanque de metal, creio que o tanque mude também.

Fala aí....blz? A opinião que deixei aqui foi baseada na informação de um mecânico. Há algum tempo atrás, eu tbm queria fazer a conversão, daí conversando com um mecânico, o mesmo me disse que os anéis e os pistões do motor a álcool recebe um tratamento especial para evitar a corrosão.

Pode ser mesmo que o que eu tenha dito pode ser besteira :oops: , mas não falei por minhas idéias! Também pode ser que as pessoas a quem eu conversei poderiam estar mal informadas né...vai saber. :mrgreen:

Mas foi assim que me passaram, agora aqui já estão dizendo o contrário, então pode ser mesmo que me passaram uma informação errônea. :smt021

Sei que faz todo sentido que na época em que os monzas foram produzidos já havia 20% de álcool na gasolina e que os motores já estariam preparados para receber este combustível. Mas, será que usando álcool puro não é diferente não?? :smt017

Não sei, ainda fiquei na dúvida pessoal! Preciso de mais esclarecimentos.... :smt024

Abraços !!!
Ronaldo
Atual Monza Classic SE - 92 - 2.0 - E.F.I.
Ex - Monza SL/E - 90 - 1.8

Imagem Imagem Imagem
Responder