Coletor de escapamento de inox

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por Rafaelo »

ah blz entao se tem solda e a maq de curvatura fica facil dae esse pessoal faz pra vc, sim tem um ganho bom so na troca da tubulação geralmente e entorno dos 4cv e caso tenha um comando esportivo e outros, esse ganho se potencializa.

alem da estetica, tem o lado de limpar melhor a tubulação, tb deixa o motor trabalha livre.

se tiver dinheiro pra faze faça que vale apena, o investimento, mesmo no motor original, ate pq se vc for mexe mo motor ja tem pronto ne.

o diametro nao sei te informa precisa saca o original medi o diametro interno e pega um tubo com essa medida, de parede pegue com 1,2mm e tubo c/custura.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
monza90
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1031
Registrado em: 03 Out 2008, 11:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por monza90 »

Valeu Rafaelo.

Abraço
Marcos

Monza Classic SE 1990 - Verde Juréia
Fotos: viewtopic.php?t=13402
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

To pra fazer um desse no meu carro. Vamos ver o que sai mas quero fazer um 4x2 apenas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4252
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Trabalhei alguns anos com avião, e os coletores dos motores eram de aço inoxidável.
Acreditem se quiserem, mas com algumas horas de uso ficava tudo preto, nem parecia ser de inox.
Acho que o calor causava isso.
Estranho, pois aqui em casa as panelas de inox não ficam pretas :lol:
Acho que o calor era maior. :smt017

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1172
Registrado em: 19 Set 2008, 23:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por Arte Visual »

monza90 escreveu:Valeu Rafaelo.

Abraço
Então Monzeiro, gostaria de saber de onde você é !!! Pois também tenho interesse num coletor de escape assim feito de aço inox, e talvez poderiamos fazer 02 e dividir as despesas, aguardo uma resposta ok. :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por 500EF »

O cano de descarga do meu carro, da turbina para frente, e a tubulação da admissão/pressurização, foram feitos com tubos de aço inox.

Até dá para fazer com tubos de 1,2mm de parede, mas ficava mais difícil para soldar, porque qualquer bobeada do operador furava o tubo. Aí passamos para parede de 1,5mm e não tivemos mais este problema.

Quanto a curvar, o ideal é usar curvas prontas. O que normalmente se faz é soldar um monte de pedacinho de curva, para ir moldando. Depois esmerilha os cordões de solda e manda dar polimento, o resultado final é um tubo curvado sem nenhuma marca de solda ou amassado de dobra.

No tópico onde tenho fotos do meu carro dá para ver bem como fica depois de pronto:

viewtopic.php?f=5&t=1280&hilit=foto+mon ... 150#p83603
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por Rafaelo »

Até dá para fazer com tubos de 1,2mm de parede, mas ficava mais difícil para soldar, porque qualquer bobeada do operador furava o tubo. Aí passamos para parede de 1,5mm e não tivemos mais este problema.
por isso que se deve se usar solda mig, a mig e com gas e arame, o minimo que da pra soldar e chapa de 0,5mm carbono,inox,etc. se fura com 1.2mm o soldador é os mao pessada :D

o ideal e solda com tig mas ninguem tem e é caro, a tig faz cordao(estilo moeda) iqual original mas o custo e carissimo.com a tig solda chapa minimo 0.3mm extremamente fina, com a eletrica fura mesmo mesmo sendo profissional soldador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor de escapamento de inox

Mensagem não lida por TheRipper »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Trabalhei alguns anos com avião, e os coletores dos motores eram de aço inoxidável.
Acreditem se quiserem, mas com algumas horas de uso ficava tudo preto, nem parecia ser de inox.
Acho que o calor causava isso.
Estranho, pois aqui em casa as panelas de inox não ficam pretas :lol:
Acho que o calor era maior. :smt017

Abraços
Em carros creio que não há calor suficiente para isso. O coletor de escape original do meu motor 16v é tubular em inox, e não fica preto :smt023
Responder