Maximo rebaixo para usar gasolina podium
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Re: Maximo rebaixo para usar gasolina podium
Velho Parece ridiculo mas uma taxa legal para queimar o gnv e ganhar potencia SERIA TAXA DE 17:1
fiquei de queixo caido quando o instrudor de macanica falou hahahah pensei é so botar um diesel que sai andando :smt030
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
nossa entao 9:1 e praticamente queimar dinheiro pq a eficiencia vai pra cucuiaCleber Brogni escreveu:Velho Parece ridiculo mas uma taxa legal para queimar o gnv e ganhar potencia SERIA TAXA DE 17:1fiquei de queixo caido quando o instrudor de macanica falou hahahah pensei é so botar um diesel que sai andando :smt030
pra faze 17:1 so com pistao a alcool e da um belo bife no cabeçote, mas deve fica bom ne. acho que a maioria das convesoes morrem no 12:1 mesmo
http://www.gasnet.com.br/novo_novidades ... nv&cod=491 aqui diz mesma coisa tb 17:1
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Injeção: Outra
Por isso que os carros a alcoo ficam melhores :smt023
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
-
jonataapolinario
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
com ctz da taxa de 16, 17:1, porem esquece usar outro combustivel, porisso que ficamos limitado a uns 12:1.
se eu fizer ele a alcool quero botar taxa de 14:1, ai fica animal no gnv =D
bom, aproveitando a coisa de taxar, a questao de bater pino, que acontece quando ta muito taxado, isso é um problema sério quanto? tp, eu consio perceber se ele ta batendo pino na hora, ou so vou saber q TAVA batendo pino quando arrebentar com tudo? outra coisa, se ele tiver nessa taxa, e eu acelerar bem pouco, consigo andar com ele sem bater pino mesmo bem taxado? pq se eu acelero pouco, entra menos ar.. consequentemente tenho uma pressão final menor..
Abraço pessoal
se eu fizer ele a alcool quero botar taxa de 14:1, ai fica animal no gnv =D
bom, aproveitando a coisa de taxar, a questao de bater pino, que acontece quando ta muito taxado, isso é um problema sério quanto? tp, eu consio perceber se ele ta batendo pino na hora, ou so vou saber q TAVA batendo pino quando arrebentar com tudo? outra coisa, se ele tiver nessa taxa, e eu acelerar bem pouco, consigo andar com ele sem bater pino mesmo bem taxado? pq se eu acelero pouco, entra menos ar.. consequentemente tenho uma pressão final menor..
Abraço pessoal
-
TheRipper
- Membro Classic (Nível 7)
Com uma taxa de 17:1 precisaria rever todo o sistema de arrefecimento, pois a temperatura de trabalho seria altíssima! A junta não iria durar nada, iria queimar sedes de válvula, etc.
jonataapolinario, um ouvido treinado consegue perceber batida de pino de intensidade mediana, mas posso citar o caso do meu motor 8v, que queimou junta e eu não ouvia NADA de dentro do carro, ou seja, detonação de baixa intensidade também pode provocar danos, porém, quando queimei a junta estava fazendo um calor de quase 40c e eu estava com pé no fundo! Andando com pouca abertura de borboleta já ameniza bastante o problema.
Sobre a Podium, que foi muito discutida aqui no tópico, é até possível rodar com taxa de 12:1, pois a resistência à detonação da Podium é mais próxima do álcool do que da gasolina comum, porém, o difícil é achar uma Podium que não seja "batizada", ou simplesmente postos que vendem gasolina comum como Podium :smt011
Com o Xsara VTS (que tem taxa de 10,8:1) é relativamente fácil saber, pois ele fica bem mais fraco com gasolina comum. Quando coloco Podium "ruim", é nítido que o carro fica amarrado.
jonataapolinario, um ouvido treinado consegue perceber batida de pino de intensidade mediana, mas posso citar o caso do meu motor 8v, que queimou junta e eu não ouvia NADA de dentro do carro, ou seja, detonação de baixa intensidade também pode provocar danos, porém, quando queimei a junta estava fazendo um calor de quase 40c e eu estava com pé no fundo! Andando com pouca abertura de borboleta já ameniza bastante o problema.
Sobre a Podium, que foi muito discutida aqui no tópico, é até possível rodar com taxa de 12:1, pois a resistência à detonação da Podium é mais próxima do álcool do que da gasolina comum, porém, o difícil é achar uma Podium que não seja "batizada", ou simplesmente postos que vendem gasolina comum como Podium :smt011
Com o Xsara VTS (que tem taxa de 10,8:1) é relativamente fácil saber, pois ele fica bem mais fraco com gasolina comum. Quando coloco Podium "ruim", é nítido que o carro fica amarrado.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Ripper, porque a temperatura ficaria tão elevada na câmara a ponto de queimar a junta ou as sedes de válvulas?TheRipper escreveu:Com uma taxa de 17:1 precisaria rever todo o sistema de arrefecimento, pois a temperatura de trabalho seria altíssima! A junta não iria durar nada, iria queimar sedes de válvula, etc.
Em um motor turbo, com taxa de 9:1, por exemplo, rodando com 1 bar de pressão, é uma situação até mais crítica que a de um aspirado com taxa de 17:1...
Obviamente, considerando um motor bem alimentado e com o ponto correto (claro que não dá para querer andar com ponto adiantado com uma taxa dessa, ou em um turbo).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
TheRipper
- Membro Classic (Nível 7)
Eduardo, realmente a situação no turbo é mais crítica, porém nesse caso o motor roda com mistura rica em um combustível líquido, que é muito mais eficiente em refrigerar internamente o motor. Com GNV o bicho pega nesse sentido, acho que vale o teste, mas não acredito que dê bons resultados a longo prazo 
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Ah tá... no GNV...
Eu estava pensando nele rodando com álcool, 17:1, bem alimentado e com ponto sob controle, assim como em um turbo.
Eu estava pensando nele rodando com álcool, 17:1, bem alimentado e com ponto sob controle, assim como em um turbo.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.