Qual a causa de queima do módulo HEY
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Qual a causa de queima do módulo HEY
Ok Carlos obrigado por responder ainda que já esteja lá em cima, eu li o tópico e outros mas é que já verifiquei o que foi dito e a princípio tudo ta normal, o painel nunca passa da metade o voltimetro, cabos e velas novos, a tensão ta marcando 13V, bobina foi trocada, por isso perguntei se poderia ter outros motivos como curtos ou alarme com mata motor causando porblemas no módulo.
De toda forma muito obrigado por responder.
Jerry.
De toda forma muito obrigado por responder.
Jerry.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
- Wellington Silva
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Sei Que Já Deve Ter Resolvido o Problema a 6 Anos, Mas Pesquisando Aki No Monzeiros e Na Web Achei Este Vídeo,Sera Que A Galera Já Viu? Só Uma Dica!
Aterramento....
Aterramento....
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$45,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$110,00 do M. Marelli; R$ 85,00 do MTE).
Fonte: WEB Flávio Xavier
.....
01.03.2015
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$45,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$110,00 do M. Marelli; R$ 85,00 do MTE).
Fonte: WEB Flávio Xavier
.....
01.03.2015
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
Onde posso encontrar o módulo hey original gm ?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Peça modulo Hei Delphi está acima de R$200,00lelelele4 escreveu:Onde posso encontrar o módulo hey original gm ?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
lelelele
Não se empolgue muito com a qualidade do HEI Delphi.
Há uns 2 anos meu Monza GLS 2.0 94 começou a queimar (ou dar pane) no HEI.
Substituí inicialmente por um Magneti Mareli, que durou menos de 1 ano.
Comprei então um Delphi, que agora é fabricado na China e durou muito menos que isso.
Instalei então um de 40 pilas, que está há pouco tempo.
A voltagem do meu alternador nunca excedeu 14, 3 volts e os módulos foram sempre instalados com pasta térmica. :smt017
Abs
Comprei então um Delphi, que agora é fabricado na China e durou muito menos que isso.
A voltagem do meu alternador nunca excedeu 14, 3 volts e os módulos foram sempre instalados com pasta térmica. :smt017
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1994
Meu módulo hey delphi já tem cinco anos de uso. Hoje comprei um distribuidor usado original por meros R$60,00. Detalhe: o módulo hey do distribuidor que comprei ainda era original GM 

-
- Membro GLS (Nível 6)
Somos 2!Luiz Carlos (Rio) escreveu:lelelele
Abs
A uns 2 anos coloquei um Delphi, desde o começo, durante a fase de aquecimento do motor, o rpm dava umas variações como se fosse interferência (tenho um distribuidor reserva, com módulo genérico, que não acontecia isso), em maio desse ano ele parou, começou apagando o carro as vezes, o auto elétrico condenou o Hei e trocou o mesmo por outro Delphi, funcionou perfeitamente por 4 meses, sem as falhas que o anterior apresentava. Testando o defeituoso com o multímetro, os pinos que deviam dar 5k de resistência estão com 18,8k. Detalhe que estacionei o carro funcionando perfeitamente na sexta, segunda de manhã fui dar a partida e nada, sem sinal da bomba no momento da partida, a princípio achei que fosse a bobina impulsora, mas após verificação, a suspeita passou a ser do módulo.
Coloquei um MTE que tinha parado aqui e o carro está funcionando novamente, mas com o problema da "interferência" no rpm novamente...
Monza: SL/E 1993