Conversão Alcool

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conversão Alcool

Mensagem não lida por TheRipper »

Só como informação, reconverti meu carro para gasolina, pois nunca ficou 100% liso, engasgava em acelerações rápidas, principalmente em baixo giro. Creio que seja por causa de alguma diferença no coletor de admissão.
Bem, coloquei o bico azul e mantive o mesmo mapa, e notei que a mistura ficou pobre! Ou seja, quando se faz a conversão para álcool apenas usando o bico branco, a tendência é a mistura ficar muito rica. Creio que seja possível corrigir a diferença, que não é tão grande, no potenciômetro de CO. O ideal é fazer o ajuste com uma sonda lambda.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

TheRipper escreveu:Creio que seja por causa de alguma diferença no coletor de admissão.
É a falta de aquecimento do coletor que faz ficar assim. Sempre tem que botar um golinho de mijolina junto com o álcool pra ficar mais liso.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
guilherme_mdp
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por guilherme_mdp »

Se apenas colocarmos o Bico Branco + adiantar o ponto, não vai dar falta de combustivel em certos regimes? Até por que a central vai permanecer a mesma.... com parametros de injeção de gasolina (minha duvida refere-se ao tempo de injeção de combustivel, diferente no alcool da gasola).

E necessaria a troca da termostatica?
Ipanema SL/E 2.0 EFi
O coração é o mesmo!
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

guilherme_mdp escreveu:Se apenas colocarmos o Bico Branco + adiantar o ponto, não vai dar falta de combustivel em certos regimes? Até por que a central vai permanecer a mesma.... com parametros de injeção de gasolina (minha duvida refere-se ao tempo de injeção de combustivel, diferente no alcool da gasola).

E necessaria a troca da termostatica?
Não dá falta, na verdade eu acho que fica até um pouquinho "gordo". O tempo de injeção pode permanecer o mesmo, desde que o bico tenha vazão proporcionalmente mais alta.
Não precisa tocar a termostática.
guilherme_mdp
Membro SL (Ní­vel 1)

Aproveitando queria sanar minhas duvidas até amanha pois vou passar meu carro pro alcool.

Tenho duas opções:

Meu Mecânico (gente fina de confiança) : Chipar o carro substituindo os parametros de injeção. Não trocar nada só isso. Segundo ele, fica muito bom, ele ja teve um kadett chipado do mesmo jeito e nunca deu pau. O que me intriga é a permanencia do bico azul.

Foruns Consultados: Bico Branco + Acerto no Ponto. A duvida era o tempo de injeção, mas segundo o TheRipper não vai ser problema. (Vou confiar hein!)

Em nenhuma das situações devo colocar velas frias nem a termostatica? Caso venha a colocar (teimoso :smt021 ) vai melhorar ou piorar o rendimento do motor?

Só mais uma coisa, queria retirar o canister pois futuramente quero deixa-la 100% original alcool. É besteira?

abraços!
Ipanema SL/E 2.0 EFi
O coração é o mesmo!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

guilherme_mdp escreveu:Aproveitando queria sanar minhas duvidas até amanha pois vou passar meu carro pro alcool.

Tenho duas opções:

Meu Mecânico (gente fina de confiança) : Chipar o carro substituindo os parametros de injeção. Não trocar nada só isso. Segundo ele, fica muito bom, ele ja teve um kadett chipado do mesmo jeito e nunca deu pau. O que me intriga é a permanencia do bico azul.
Feito no chip, não vai dar pau mesmo, nem em palio 1.0... hehehe

Falando sério, use parte deste dinheiro comprando o bico que o ripper está vendendo aqui no fórum. Ou, se preferir, pegue um novo por cerca de 150,00 + sedex na BHZ peças (31) 3029-2929.
Foruns Consultados: Bico Branco + Acerto no Ponto. A duvida era o tempo de injeção, mas segundo o TheRipper não vai ser problema. (Vou confiar hein!)
Mais um voto para bico branco e mais 6 graus de ponto no distribuidor.
Em nenhuma das situações devo colocar velas frias
Só no dia que trocar os pistões pelos do motor à álcool.
nem a termostatica? Caso venha a colocar (teimoso :smt021 )
No dia em que a sua estragar, você troca. :wink:
Só mais uma coisa, queria retirar o canister pois futuramente quero deixa-la 100% original alcool. É besteira?
abraços!
Canister só tem função nos carros à gasolina. Pode tirar se quiser.

Só não esqueça de isolar a tomada de vácuo que vai para ele, para não dar entrada falsa de ar. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
guilherme_mdp
Membro SL (Ní­vel 1)

Olá amigos!

Então, converti minha ipa para o alcool... seguindo os conselhos do pessoal aqui do forum...Bico Branco + 6º no ponto..... também coloquei a termostática do motor alcool para trabalhar mais quente....
agradeço ai o pessoal, TheRipper, Eduardo 500EF que me deram uma luz nessa questão....

O motor ficou lisinho.... ta parecendo que é alcool de fabrica..... não sei se o trabalho q fiz no cabeçote ajudou (retifica com troca dos retentores) mas ta perfeito.... a média eu faço depois quando ficar 100% alcool no tanque

Hoje ao ligar pegou de primeira (por causa da gasolina to tanque porém), ainda nao usei a partida a frio.

O unico reves esta sendo as demais partidas durante o dia..... tenho q dar uma pisadinha no acelerador pra ela pegar... isso eh normal ou tem como arrumar??

Abraços!
Ipanema SL/E 2.0 EFi
O coração é o mesmo!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

No meu caso isso só resolveu quando troquei o módulo da injeção, consegui dois, um de Kadett 1.8 álcool cambio automático de 3 marchas, que faz o motor funcionar bem, mas enlouquece a lâmpada de marcha ascendente e deixa de funcionar o cut-off do combustível, esta custou R$ 60,00, depois consegui a certa 2.0 álcool cambio manual, custou R$ 200,00 e ficou perfeito.

Ambos foi no mercado livre, perguntando para todos que tinham anúncio de módulos e vendo depois quem tinha o meu.

Carlos Zucco
Responder