Teste do Sistema de Partida a Frio

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
renantura
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Teste do Sistema de Partida a Frio

Mensagem não lida por renantura »

uma pergunta ...?/? eu ligo o carro msm com a valvula de temperatura fora do lugar..
mais ai sai td a agua do reservatorio...liga asim msm???? :smt024

esta valvula aciona a ventuinha do radiador???? :smt024
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por leeloy »

renantura escreveu:uma pergunta ...?/? eu ligo o carro msm com a valvula de temperatura fora do lugar..
mais ai sai td a agua do reservatorio...liga asim msm???? :smt024

esta valvula aciona a ventuinha do radiador???? :smt024
Bem renantura qdo eu fiz o teste eu estava aproveitando para fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento como eu citei "Aproveitei que estava fazendo a limpeza no sistema de Arrefecimento então retirei o sensor de temperatura", portanto sai agua sim. Agora se vc tirar o sensor com o carro ainda frio, não sairá toda a agua e sim só um pouco, pois a válvula termostática estará fechada, isso considerando que a tenha e esteja funcionando.

Se o seu monza for EFI é esse sensor que manda informações para a injeção controlar a ventoinha, para mais detalhes veja um post de um amigo nosso o Luiz Carlos.

viewtopic.php?f=9&t=8273&p=94969&hilit= ... dor#p94937
Nos monzas carburados e MPFI, a temperatura de acionamento do eletroventilador não tem relação com a temperatura do motor em si, e sim com a temperatura da água no radiador, que é onde está situado o interruptor de acionamento do mesmo (cebolão).
Nos EFI, como quem aciona o ventilador é o sistema de injeção eletrônica e o sensor fica no alojamento da válvula termostática, é que pode-se afirmar em que temperatura de motor onde o eletroventilador é acionado.
Acho que essa informação é importante, para que um dono de Monza carburado não fique trocando peças à toa, tentando conseguir esse acionamento tipo 'EFI'.

Abraços
Abrçs :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por ricardorick32 »

Meu colega tem um kadett efi, fizemos todos esses testes e nada, e agora, qoe pode ser?
Rodas Reformadas.
Imagem
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

ricardorick32 escreveu:Meu colega tem um kadett efi, fizemos todos esses testes e nada, e agora, qoe pode ser?
Foi mal a demora.

Seja mais especifico na sua dúvida por favor. Qual teste que vc fez que não resultou em nada? Pois se vc fez o teste da bomba e "nada", então quer dizer que a bomba está com defeito, por exemplo.

Abrçs.
ricardorick32
Membro SR (Ní­vel 4)
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por ricardorick32 »

leeloy escreveu:
ricardorick32 escreveu:Meu colega tem um kadett efi, fizemos todos esses testes e nada, e agora, qoe pode ser?
Foi mal a demora.

Seja mais especifico na sua dúvida por favor. Qual teste que vc fez que não resultou em nada? Pois se vc fez o teste da bomba e "nada", então quer dizer que a bomba está com defeito, por exemplo.

Abrçs.
testamos a bomba funciona ok, mas o carro nao injeta de jeito nenhum qdo esta frio, colocamos outro sensor no gelo e nada, que pode ser? a centralina tem alguma coisa a ver, invertemos o rele com outro igual , e nada , fusivel ok, ou é fiaçao ou a centralina que comanda isso e esta com defeito, precisava do diagrama eletrico pra entender melhor
Rodas Reformadas.
Imagem
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Bem vamos lá ricardorick32.

Dê inicio já aviso que sou apenas um curioso e apaixonado pelo Trovão (meu Monza) :D rsrs, só digo isso para te avisar que não sou nenhum expert, nem trabalho no ramo. Tudo que aprendi foi lendo os inúmero posts do fórum. :smt024

Não se ofenda com as perguntas básicas.

Vc colocou o sensor certo imerso na água fria? O sensor tem que ser o que está na foto, pois há outro sensor que fica no bloco do motor. E observou se a temperatura está a 17º ou mais abaixo? Pois só nessas temperaturas o sensor ativará o sistema de Partida a Frio.

O sensor está funcionando?

Retirou o relé da buzina e no lugar desse colocou o relé da Partida a frio? E após isso acionou a buzina para ver se o relé está funcionando?

Também há o fusível que vc já disse que verificou.

Tirei muitas dessas informações dos tópicos já criados e também do Manual de Reparações que está aqui para download http://www.monzeiros.com/index.php?link=downloads.

Repare que no final do arquivo possui os diagramas elétricos do carro e o sistema de partida a frio está na parte de diagrama esquemático pág. 04/17. O relê é o K2, o motorzinho é o M2, o sensor de temperatura baixa é o P5, e o fusível é o F18. O comutador de partida está na pág.03/17 e é o S1.
Mas esse é o esquema do carburado para a injeção parece que a central intermédia o processo. Essa informação quem nós conta é o nosso amigo Carlos Freire:

no seu caso Monza EFI, o chicote está pronto, é só colocar o relé e fazer o acionamento manual, pois o acionamento automático é feito pelo módulo de injeção eletrônica. O módulo faz o aterramento do relé para acionar o sistema de partida a frio, então é só aterrar através de uma chave um dos terminais do relé código 52288733: pino 88 +B 12v, pino 85 GND, pino30 +B 12v e pino 87 motor e eletro-válvula de injeção de gasolina.
O relé de partida a frio do Monza de 91 em diante, fica na frente da caixa de fusíveis, do lado direito e o primeiro de baixo para cima. O fusível está na posição M3 (relé de partida a frio, luz da temperatura do motor e iluminação do botão de luzes).

Esse diálogo foi tirado desse tópico viewtopic.php?f=3&t=1231&hilit=52288733 ... 1&start=25, onde o Fast pretendia colocar o Sistema de Partida a Frio manual em seu carro.

Mais explicação sobre o sistema de Partida a frio com carro a injeção pelo Carlos Freire em outro tópico:

"no sistema de partida a frio do Monza EFI, o módulo de injeção eletrônica coloca o seu terminal A4 em nível baixo, fazendo com que o relê atraque e acione a eletro-válvula e o motor de partida a frio."

Poste se ficou alguma dúvida e como terminará essa história.

Abrçs. :smt023
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

muito interessante, obrigado pelo post...
eu pedi pro auto eletrico aki arrumar o meu...

dai vou testar ele assim1

vlw amigo!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

gente eu tentei fazer isso ontem, mas olha...
eu tenhu um sistema manual, significa q a bomba ta boa, testei o rele no da buzina e funcionou, coloquei o sensor em um copo super gelado, cheio de gelo, e nada..

oq pode ser?
tem algum outro rele??
abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Responder