Teste do Sistema de Partida a Frio
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Teste do Sistema de Partida a Frio
uma pergunta ...?/? eu ligo o carro msm com a valvula de temperatura fora do lugar..
mais ai sai td a agua do reservatorio...liga asim msm???? :smt024
esta valvula aciona a ventuinha do radiador???? :smt024
- leeloy
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Bem renantura qdo eu fiz o teste eu estava aproveitando para fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento como eu citei "Aproveitei que estava fazendo a limpeza no sistema de Arrefecimento então retirei o sensor de temperatura", portanto sai agua sim. Agora se vc tirar o sensor com o carro ainda frio, não sairá toda a agua e sim só um pouco, pois a válvula termostática estará fechada, isso considerando que a tenha e esteja funcionando.renantura escreveu:uma pergunta ...?/? eu ligo o carro msm com a valvula de temperatura fora do lugar..
Se o seu monza for EFI é esse sensor que manda informações para a injeção controlar a ventoinha, para mais detalhes veja um post de um amigo nosso o Luiz Carlos.
viewtopic.php?f=9&t=8273&p=94969&hilit= ... dor#p94937
Abrçs :smt023Nos monzas carburados e MPFI, a temperatura de acionamento do eletroventilador não tem relação com a temperatura do motor em si, e sim com a temperatura da água no radiador, que é onde está situado o interruptor de acionamento do mesmo (cebolão).
Nos EFI, como quem aciona o ventilador é o sistema de injeção eletrônica e o sensor fica no alojamento da válvula termostática, é que pode-se afirmar em que temperatura de motor onde o eletroventilador é acionado.
Acho que essa informação é importante, para que um dono de Monza carburado não fique trocando peças à toa, tentando conseguir esse acionamento tipo 'EFI'.
Abraços
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Meu colega tem um kadett efi, fizemos todos esses testes e nada, e agora, qoe pode ser?
Rodas Reformadas.

- leeloy
- Membro SL/E (Nível 3)
Foi mal a demora.ricardorick32 escreveu:Meu colega tem um kadett efi, fizemos todos esses testes e nada, e agora, qoe pode ser?
Seja mais especifico na sua dúvida por favor. Qual teste que vc fez que não resultou em nada? Pois se vc fez o teste da bomba e "nada", então quer dizer que a bomba está com defeito, por exemplo.
Abrçs.
-
- Membro SR (Nível 4)
- Ano: 1991
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
testamos a bomba funciona ok, mas o carro nao injeta de jeito nenhum qdo esta frio, colocamos outro sensor no gelo e nada, que pode ser? a centralina tem alguma coisa a ver, invertemos o rele com outro igual , e nada , fusivel ok, ou é fiaçao ou a centralina que comanda isso e esta com defeito, precisava do diagrama eletrico pra entender melhorleeloy escreveu:Foi mal a demora.ricardorick32 escreveu:Meu colega tem um kadett efi, fizemos todos esses testes e nada, e agora, qoe pode ser?
Seja mais especifico na sua dúvida por favor. Qual teste que vc fez que não resultou em nada? Pois se vc fez o teste da bomba e "nada", então quer dizer que a bomba está com defeito, por exemplo.
Abrçs.
Rodas Reformadas.

- leeloy
- Membro SL/E (Nível 3)
Bem vamos lá ricardorick32.
Dê inicio já aviso que sou apenas um curioso e apaixonado pelo Trovão (meu Monza)
rsrs, só digo isso para te avisar que não sou nenhum expert, nem trabalho no ramo. Tudo que aprendi foi lendo os inúmero posts do fórum. :smt024
Não se ofenda com as perguntas básicas.
Vc colocou o sensor certo imerso na água fria? O sensor tem que ser o que está na foto, pois há outro sensor que fica no bloco do motor. E observou se a temperatura está a 17º ou mais abaixo? Pois só nessas temperaturas o sensor ativará o sistema de Partida a Frio.
O sensor está funcionando?
Retirou o relé da buzina e no lugar desse colocou o relé da Partida a frio? E após isso acionou a buzina para ver se o relé está funcionando?
Também há o fusível que vc já disse que verificou.
Tirei muitas dessas informações dos tópicos já criados e também do Manual de Reparações que está aqui para download http://www.monzeiros.com/index.php?link=downloads.
Repare que no final do arquivo possui os diagramas elétricos do carro e o sistema de partida a frio está na parte de diagrama esquemático pág. 04/17. O relê é o K2, o motorzinho é o M2, o sensor de temperatura baixa é o P5, e o fusível é o F18. O comutador de partida está na pág.03/17 e é o S1.
Mas esse é o esquema do carburado para a injeção parece que a central intermédia o processo. Essa informação quem nós conta é o nosso amigo Carlos Freire:
“no seu caso Monza EFI, o chicote está pronto, é só colocar o relé e fazer o acionamento manual, pois o acionamento automático é feito pelo módulo de injeção eletrônica. O módulo faz o aterramento do relé para acionar o sistema de partida a frio, então é só aterrar através de uma chave um dos terminais do relé código 52288733: pino 88 +B 12v, pino 85 GND, pino30 +B 12v e pino 87 motor e eletro-válvula de injeção de gasolina.
O relé de partida a frio do Monza de 91 em diante, fica na frente da caixa de fusíveis, do lado direito e o primeiro de baixo para cima. O fusível está na posição M3 (relé de partida a frio, luz da temperatura do motor e iluminação do botão de luzes).”
Esse diálogo foi tirado desse tópico viewtopic.php?f=3&t=1231&hilit=52288733 ... 1&start=25, onde o Fast pretendia colocar o Sistema de Partida a Frio manual em seu carro.
Mais explicação sobre o sistema de Partida a frio com carro a injeção pelo Carlos Freire em outro tópico:
"no sistema de partida a frio do Monza EFI, o módulo de injeção eletrônica coloca o seu terminal A4 em nível baixo, fazendo com que o relê atraque e acione a eletro-válvula e o motor de partida a frio."
Poste se ficou alguma dúvida e como terminará essa história.
Abrçs. :smt023
Dê inicio já aviso que sou apenas um curioso e apaixonado pelo Trovão (meu Monza)

Não se ofenda com as perguntas básicas.
Vc colocou o sensor certo imerso na água fria? O sensor tem que ser o que está na foto, pois há outro sensor que fica no bloco do motor. E observou se a temperatura está a 17º ou mais abaixo? Pois só nessas temperaturas o sensor ativará o sistema de Partida a Frio.
O sensor está funcionando?
Retirou o relé da buzina e no lugar desse colocou o relé da Partida a frio? E após isso acionou a buzina para ver se o relé está funcionando?
Também há o fusível que vc já disse que verificou.
Tirei muitas dessas informações dos tópicos já criados e também do Manual de Reparações que está aqui para download http://www.monzeiros.com/index.php?link=downloads.
Repare que no final do arquivo possui os diagramas elétricos do carro e o sistema de partida a frio está na parte de diagrama esquemático pág. 04/17. O relê é o K2, o motorzinho é o M2, o sensor de temperatura baixa é o P5, e o fusível é o F18. O comutador de partida está na pág.03/17 e é o S1.
Mas esse é o esquema do carburado para a injeção parece que a central intermédia o processo. Essa informação quem nós conta é o nosso amigo Carlos Freire:
“no seu caso Monza EFI, o chicote está pronto, é só colocar o relé e fazer o acionamento manual, pois o acionamento automático é feito pelo módulo de injeção eletrônica. O módulo faz o aterramento do relé para acionar o sistema de partida a frio, então é só aterrar através de uma chave um dos terminais do relé código 52288733: pino 88 +B 12v, pino 85 GND, pino30 +B 12v e pino 87 motor e eletro-válvula de injeção de gasolina.
O relé de partida a frio do Monza de 91 em diante, fica na frente da caixa de fusíveis, do lado direito e o primeiro de baixo para cima. O fusível está na posição M3 (relé de partida a frio, luz da temperatura do motor e iluminação do botão de luzes).”
Esse diálogo foi tirado desse tópico viewtopic.php?f=3&t=1231&hilit=52288733 ... 1&start=25, onde o Fast pretendia colocar o Sistema de Partida a Frio manual em seu carro.
Mais explicação sobre o sistema de Partida a frio com carro a injeção pelo Carlos Freire em outro tópico:
"no sistema de partida a frio do Monza EFI, o módulo de injeção eletrônica coloca o seu terminal A4 em nível baixo, fazendo com que o relê atraque e acione a eletro-válvula e o motor de partida a frio."
Poste se ficou alguma dúvida e como terminará essa história.
Abrçs. :smt023
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Ano: 1993
- Injeção: MPFi
muito interessante, obrigado pelo post...
eu pedi pro auto eletrico aki arrumar o meu...
dai vou testar ele assim1
vlw amigo!
eu pedi pro auto eletrico aki arrumar o meu...
dai vou testar ele assim1
vlw amigo!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Ano: 1993
- Injeção: MPFi
gente eu tentei fazer isso ontem, mas olha...
eu tenhu um sistema manual, significa q a bomba ta boa, testei o rele no da buzina e funcionou, coloquei o sensor em um copo super gelado, cheio de gelo, e nada..
oq pode ser?
tem algum outro rele??
abrass
eu tenhu um sistema manual, significa q a bomba ta boa, testei o rele no da buzina e funcionou, coloquei o sensor em um copo super gelado, cheio de gelo, e nada..
oq pode ser?
tem algum outro rele??
abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^