Vazamento na tampa do cabeçote
-
Roberto Marinho
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Vazamento na tampa do cabeçote
É.. eu também tive que trocar o bendito filtro.
Ele, quando está muito saturado, causa esses vazamentos. Se não trocar logo, ele dá até mesmo refluxo de óleo pelo tubo da vareta do medidor de óleo do carter.
Eu descobri isso da pior maneira possível.
Esta eu indo para o shopping Downtown aqui no Rio de Janeiro, quando parei na cancela do estacionamento, veio uma fumaceira DU MAU do cofre do motor. Pensei que o carro tivesse pegando fogo. Quando parei, verifiquei que tinha vestigios de como se fosse um tipo de erupção de óleo e a vareta do medidor estava levantada.
Pesquisando, descobri que isto poderia ser sintoma de 2 problemas.
1. Anéis de seguimento gastos, fazendo escapar compressão para o carter. (Ai eu comecei a rezar... MUITO!)
2. O famigerado filtro excessivamente saturado. Isso causaria um aumento de pressão nas câmaras onde o óleo é depositado e.. SPLASH!!!
No dia seguinte, tratei de tirar a tampa de válvulas e ver o bixo. Para meu alívio, ele tava um bloco negro. Depois de conseguir o Chepchev e o código da peça, fui numa consercionária GM na tijuca, lá na Rua Uruguai. eles não tinham a peça mas me disseram aonde tinha, rastreando lá no sistema deles. Foram R$35,00 que me devolveram as noites de sono. Imagina o prejú de ter que abrir o motor e trocar os anéis? (Que fatalmente não seria apenas isso).
Aproveitei e troquei óleo, filtro de óleo, filtro de ar e combustível, junta da tampa de válvulas e as velas. Depois do susto, Bathazar merecia um carinho, euheuheueheuhe!!!
E não esqueça de trocar a junta da tampa de válvulas, tudo o que vc abre no motor e tem junta, tem que trocar a junta! Sempre!
Ele, quando está muito saturado, causa esses vazamentos. Se não trocar logo, ele dá até mesmo refluxo de óleo pelo tubo da vareta do medidor de óleo do carter.
Eu descobri isso da pior maneira possível.
Esta eu indo para o shopping Downtown aqui no Rio de Janeiro, quando parei na cancela do estacionamento, veio uma fumaceira DU MAU do cofre do motor. Pensei que o carro tivesse pegando fogo. Quando parei, verifiquei que tinha vestigios de como se fosse um tipo de erupção de óleo e a vareta do medidor estava levantada.
Pesquisando, descobri que isto poderia ser sintoma de 2 problemas.
1. Anéis de seguimento gastos, fazendo escapar compressão para o carter. (Ai eu comecei a rezar... MUITO!)
2. O famigerado filtro excessivamente saturado. Isso causaria um aumento de pressão nas câmaras onde o óleo é depositado e.. SPLASH!!!
No dia seguinte, tratei de tirar a tampa de válvulas e ver o bixo. Para meu alívio, ele tava um bloco negro. Depois de conseguir o Chepchev e o código da peça, fui numa consercionária GM na tijuca, lá na Rua Uruguai. eles não tinham a peça mas me disseram aonde tinha, rastreando lá no sistema deles. Foram R$35,00 que me devolveram as noites de sono. Imagina o prejú de ter que abrir o motor e trocar os anéis? (Que fatalmente não seria apenas isso).
Aproveitei e troquei óleo, filtro de óleo, filtro de ar e combustível, junta da tampa de válvulas e as velas. Depois do susto, Bathazar merecia um carinho, euheuheueheuhe!!!
E não esqueça de trocar a junta da tampa de válvulas, tudo o que vc abre no motor e tem junta, tem que trocar a junta! Sempre!
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!
"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"
Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!
"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"
Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Se for limpar o filtro, não vai prestar. Sempre vai ficar sujo, o ideal é trocar a peça, que só existe original GM. Já a junta da tampa de válvulas tbm deverá ser trocada, prefira a marca SABÓ, pois ela vem com os aneis de metal, esses aneis impedem que a junta seja achatada ao receber aperto, custa no máximo 15 reais.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Não se esqueça de verificar se a conexão do coletor de admissão, que fica abaixo do TBI não está obstruída. Neste ponto, com motor funcionando deve estar sempre sugando. Ainda neste ponto, vai conectada a mangueira mais fina do respiro do motor.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
MonzaClub20EFICHZ
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Já que está dando uma geral em vazamento de óleo, aproveite e troca o anel de vedação do distribuidor, nos meus monza o que parecia ser vazamento de outros lugares, eu descobria que acava sempre sendo desse anel que resseca. Para trocá-lo é bem simples basta marcar a posição do distribuidor, tirá-lo, trocar o anel de borracha e recolocar o distribuidor no lugar, não dá 10 minutos.
-
Fastback
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Já que está dando uma geral em vazamento de óleo, aproveite e troca o anel de vedação do distribuidor, nos meus monza o que parecia ser vazamento de outros lugares, eu descobria que acava sempre sendo desse anel que resseca. Para trocá-lo é bem simples basta marcar a posição do distribuidor, tirá-lo, trocar o anel de borracha e recolocar o distribuidor no lugar, não dá 10 minutos.
Muito bem lembrado cara!
Vou dar uma olhada nesse anel quando for ver as outras peças também, afinal, é tudo num serviço só...
Acho que vou dar uma limpada na TBI também... Alguém tem alguma sugestão? Dica? Macetes? Só abri essa TBI uma vez, e foi só para trocar o bico. Alguém pode me dar uma noção maior de seu funcionamento e do que pode ser feito por ela?
Aliás, MonzaClub20EFICHZ, parabéns pelos tantos anos dedicados ao Monza! Isso sim que é Monzeiro apaixonado!
Valeu galera!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
-
Diego Paiva
- MODERADOR
Eu mesmo dei uma geral na TBI do meu. Não tem segredo, é só ir desmontando na calma e limpar tudo direitinho. Usei car80, escova de dentes e muita paciência, ficou novinha!! Ainda troquei o motor de passo, sensor de posição da borboleta e mandei limpar o bico, ficou ótimo!
Aqui tem algumas fotos e comentários do serviço que eu fiz, veja: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=4385
Aqui tem algumas fotos e comentários do serviço que eu fiz, veja: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=4385
-
Diego Paiva
- MODERADOR
Algumas fotos de como estava o filtro da tampa de valvulas e a tampa, vejam:
Filtro velho:

Tampa suja:

Filtro novo:

Tampa depois da limpeza:

E aqui um polimentozinho que dei na tampa por fora
:

Abraço!
Filtro velho:

Tampa suja:

Filtro novo:

Tampa depois da limpeza:

E aqui um polimentozinho que dei na tampa por fora

Abraço!
-
Fastback
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
Dá-lhe bichim! Gostei do trato no bichão hein?
Você limpou a parte interna da tampa com o que? Car80? E o polimento, fizeste como?
Sempre tive tesão em pintar essa tampa de preto e deixar só esses ressalvos na cor natural, como era o motor da ML do meu pai...
Ia ficar muito chique. Ou então partir logo pra tampa do Vectra mas aí é sonhar muito além do bolso!
Eu tenho um polidor da Meguiar's que vai dar um ... brilho nessa tampa.. :evil: Tu me ouriçou ainda mais a meter a chave naquele trem e debulhar tudo logo! ...! hehehe :smt005
Parabéns pelo trabalho, Xará do Agreste!
Você limpou a parte interna da tampa com o que? Car80? E o polimento, fizeste como?
Sempre tive tesão em pintar essa tampa de preto e deixar só esses ressalvos na cor natural, como era o motor da ML do meu pai...
Eu tenho um polidor da Meguiar's que vai dar um ... brilho nessa tampa.. :evil: Tu me ouriçou ainda mais a meter a chave naquele trem e debulhar tudo logo! ...! hehehe :smt005
Parabéns pelo trabalho, Xará do Agreste!
Isaque&Rebeca: