Olá pessoal!
Dia 23 coloquei o Monzão na estrada para fazer uma viagem do Rio de Janeiro para Ribeirão Preto.
No meio da viagem (dá 721Km da minha casa até a casa da minha irmã, em RB), o volante começou a vibrar e o carro começou a puxar levemente para a direita.
No dia 26 levei o carro a uma oficina que faz alinhamento e balanceamento, pois desconfiei dos dois, o balanceamento por causa da vibração e o alinhamento por causa da direção puxando.
Fiquei 'encafifado' (expressão usada pelos mais antigos para dizer 'encanado') pelo fato dos dois sintomas terem aparecido no mesmo momento. Devo dizer que não passei em nenhum buraco ou qualquer outra coisa que pudesse desalinhar a direção.
Qdo levantaram o carro no elevador, para tirar as rodas para balancear, foi visto que dois pneus, o dianteiro esquerdo e o traseiro esquerdo estavam 'desagregados'.
Esse termo, segundo os mecânicos, quer dizer que alguma coisa da estrutura do pneu se soltou, causando uma deformação no mesmo.
Dos 4 pneus do carro, o único em bom estado era o dianteiro direito, que coloquei há menos de 2 anos, em substituição a um que...também tivera o mesmo problema.
A diferença é que esse eu consegui trocar dentro da garantia de 5 anos (faltava menos de 1 mes para vencer!), e os outros estão todos fora da garantia.
Como eu não gosto de usar pneus diferentes no carro, tive de comprar 3 Pirelli P-400 em outro lugar.
Ah, os caras botaram o carro no alinhador e não encontraram nada de errado.
Pneus trocados, cessou a vibração e também a puxação.
Nota: os pneus do meu carro eram Pirelli P-400, fabricados na Argentina em 2001. Segundo me informaram, todo um lote de pneus desse ano deu o mesmo problema.
Disseram que foi corrigido...tomara.
Então, recomendo a todos que examinem bem seus pneus antes de uma viagem longa. Não adianta só olhar com o carro no chão, tem de suspender no elevador, examinar o pneu todo, girar para ver se tem deformação, etc.
Aproveita-se para checar folgas nos rolamentos.
Abraços e Feliz Ano Novo para todos.
volante c/trepidação.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: volante c/trepidação.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
filirom
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: volante c/trepidação.
Bem lembrado luiz, os meus eu troquei faz 3 meses e me parece que ja desalinhou o carro, vou dar uma verificada amanha pois o carro ja comecou a tremer o volante, e balancar muito,, abras!!
Em trabalho de reforma!!
Monza Neles, hehe!!!
Monza Neles, hehe!!!