Dicas de preparação de turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas de preparação de turbo

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Comprei em desmanche. Novas eles pedem até R$300 em cada pinça, e somente na pinça. No caso, só em material, com discos novos, pastilhas, e freios usados, tu vai gastar na faixa de R$500. Mais a MO para instalação.

Na média, sai entre R$250 a R$400 um sistema traseiro em ferro velho. Eu paguei 300 no meu, completo, mas vou trocar discos, pastilhas, retentores e flexíveis de freio.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Monzorel »

Marcell 500 EF escreveu:Comprei em desmanche. Novas eles pedem até R$300 em cada pinça, e somente na pinça. No caso, só em material, com discos novos, pastilhas, e freios usados, tu vai gastar na faixa de R$500. Mais a MO para instalação.

Na média, sai entre R$250 a R$400 um sistema traseiro em ferro velho. Eu paguei 300 no meu, completo, mas vou trocar discos, pastilhas, retentores e flexíveis de freio.
Até que não é tão caro ( desmanche ) ainda bem q que eu tenho um cunhado e um sogro mecânico para MO ai sai na faixa
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Monzorel escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:Comprei em desmanche. Novas eles pedem até R$300 em cada pinça, e somente na pinça. No caso, só em material, com discos novos, pastilhas, e freios usados, tu vai gastar na faixa de R$500. Mais a MO para instalação.

Até que não é tão caro ( desmanche ) ainda bem q que eu tenho um cunhado e um sogro mecânico para MO ai sai na faixa
Pois é, eu acho que tu pode pegar o sistema do Vectra ou do Kadett. Normalmente vectra sai mais caro o conjunto. Ambos são ótimos.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Achi o eixo completo do monza 94 era só trocar por 250R$
só que minha muié fico embassando
é nessas hora que eu não queria ser casado
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Monzorel escreveu:porém pressão demais irá ocasionar danos ao mesmo, assim existe uma válvula que controla a pressão e libera o ar quando a pressão estiver muito alta, este é o motivo do apito, válvula sem silenciador.
Devem estar se referindo às válvulas tipo "pop-off", que não devem ser utilizadas. Elas limitam a pressão do sistema jogando fora o excesso de ar-comprimido.

O correto é utilizar 2 válvulas, uma para desviar os gases do escapamento para que nem passem pela turbina quando a pressão máxima for atingida e outra para evitar que quando você tire o pé, o compressor ainda esteja girando lá pelos seus 100.000 rpm e tome um golpe gerado pela restrição da borboleta fechada.

A primeira válvula é chamada de válvula de alívio (waste-gate) e a segunda de válvula de prioridade (é essa que gera aquele espirro comum nos carros turbo-adaptado).

A diferença entre usar a waste-gate ou pop-off é simples. Com a pop-off a turbina estará sempre trabalhando no máximo e o excesso é jogado fora. Com a waste-gate, os gases são desviados antes de passarem por ela, portanto, ela só vai trabalhar o necessário para atingir a pressão que você definui. :wink:
Com maior volume de ar, necessita-se mais combustível, com essa receita o resultado só pode ser alto desempenho.
Este é o princípio básico da coisa. Se entrou mais massa de mistura no motor, vem potência... Tanto faz se for aspirado, quanto se tiver uma "ajudinha" de alguma coisa empurrando o ar para dentro.

E por isso é importante ter cuidado com a temperatura do ar, tanto no local por onde será captado (nunca deve ser de dentro do cofre), quanto pela instalação de um intercooler, pois como eu disse, o importante é a massa de ar, e pressão com temperatura baixa = mais massa para dentro. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Densidade do ar, portanto mais ar.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Marcell 500 EF escreveu:Densidade do ar, portanto mais ar.
Isso. Mais massa no mesmo volume. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monzorel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Pistões Frojados

Pistões Forjados
Os pistões forjados são mais indicados para quem tem um carro turbo e não quer pensar em uma acelerada forte, aquele que quer chegar no limite do limite mesmo. Os pistões tem uma vantagem, são um gasto que você tem, e vai até o fim da vida, você pode quebrar o carro inteiro, agora quebrar o pistão vai ser complicado. Os pistões forjados suportam mais e melhor os altos regimes de rotações, as altas pressões de turbo que são submetidos os motores. Podemos também dizer que eles são mais leves que os originais, isso porque possuem um desenho mais específico ( feitos para alta performance ) isso no caso dos aspirados, em relação aos turbinados, os pistões são mais pesados. Ele não gera um ganho de potência, ou uma economia de combustível, ele evita quebras futuras, como falamos acima, você pode quebrar o carro todo, menos os pistões. A instalação é demorada, porém não é nada complicada, o serviço é o mesmo que uma troca de pistões normais, a parte chata seria desmontar o motor inteiro, fazer a usinagem dos cilindros ( pelo amor de Deus não esqueça de fazer a usinagem caso desmonte o motor ). Você ainda pode escolher o seu pistão forjado, temos titânio, ferro, alumínio, são diversos sabor, para diversas utilidades, consulte o seu mecânico de confiança para obter maiores informações, e o melhor emprego de cada uma para o seu caso em especial. Os preços também são para todos os bolsos, no caso dos motores quatro tempos, a faixa média fica em R$ 1.000,00. Nos seis canecos a média sobe para R$ 3.000,00. E fechando com os oito cilindros a média é de R$ 4.5000,00.

Porque fazer :
- sem eles é praticamente impossível alcançar as grandes pressões do turbo, ou até mesmo as grandes rotações no caso dos aspirados. Outro bom motivo para fazer essa alteração é a forma de preservar, e evitar as quebras do motor.

Porque NÃO fazer:
- nem tudo são flores nesse ramo da mecânica, e aqui não poderia ser diferente, ao contrário do que podem pensar, essa alteração tem uma parte chata, a necessidade maior de uma folga nos ajustes dos cilindros, resumindo, essa alteração, pode provocar ruídos em determinadas marchas ( podendo ser ou não em todas ) é um ruidinho chato, as vez incômodo. Outro motivo seria o alto custo da preparação, pois o mecânico que vai fazer a troca sabe qual o tipo de pistão você vai utilizar, sabe o preço, então a faca pode acompanhar o serviço.

Bobina de Ignição

Bobina de Ignição
Essa troca melhora ( aumenta ) a voltagem das faíscas levadas as velas, e dependendo da marca e modelo pode chegar a produzir uma faísca mais consistente em ampla faixa de rotações. Como já falamos ao longo dessa seção, existem alguns itens que não podem ser trocados unicamente, é preciso que o conjunto em si seja alterado, e essa peça também pede o conjunto, a parte elétrica na sua totalidade, só assim é possível sentir o real ganho de potência do motor ( isso no caso dos carros originais ). Agora abrindo o leque e falando dos carros esportivos, essa melhora das faíscas acaba sendo obrigatório quando se quer ganhar potência nas rotações mais elevadas.

Porque fazer :
- Em carros esportivos acaba sendo obrigatório para se melhorar as altas rotações, em determinados casos pode melhorar significativamente o poder de queima com isso também melhorando o desempenho dos motores nas altas rotações ( motores originais aspro ). O tempo para fazer esse serviço é muito rápido, cerca de no máximo 45 minutos são o suficiente para realizar a troca, que é bem fácil.

Porque NÃO fazer:
- Não tem um porque não realizar esse serviço, a não ser que você tenha um carro original, sem absolutamente nenhum componente esportivo no motor, pois ai você vai estar gastando a grana a toa. O valor das bobinas varia muito, e depende do modelo e marca, mas pode chegar até os R$ 900,00 as importadas para uso em carros de competição.
Responder