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Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 22 Set 2008, 17:25
por Galbiruts
RicardoDS escreveu: Para seu motor ser 2.1 e continuar utilizando esse bloco, a única opção que tenho em mente seria a adoção dos pistões do motor 2.4, 87,50mm (se não estou enganado).
Foi isso q eu fiz no meu monzão, usei pistões da blazer 2.4 pra beirar as 2100 cilindradas...!! :smt077
Estou com um novo projeto em mente de pegar o bloco do vectra 2.2/2.4 usar o virabrequim do 2.0,
bielas mairoes de 153mm so nao me lembro qual agora e tbm nao sei se essa é a medida certa rsrs, e usar pistões de 88mm q acredito eu viraria um 2.2 girador com boa R/L :D
Mais vai demorar ainda...
Alias agora q to andando só no coletor do 4x1todo mundo para do lado e pergunta se o motor
realmente é de monza, e vivem me provocando pra acelerar, ninguem nunca ve um monza preparado mais quando ve fica alucinado ou com inveja né...!!! :D

Boa sorte no projeto ai camarada depois coloca uns videozinhus pra gente apreciar rsrs!!!
Abraços!!!

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 22 Set 2008, 20:29
por Malagoli
hehe.. o caixote do Galbiruts ninguem segura, esse aspirado ai ta ...!
eu ainda quero fazer algo do tipo... só que tenho medo de mais do consumo aumentar exageradamente :(

Galbiruts, o seu faz quanto por litro? 1? 2? hehe.. pelo tanto que o bicho ronca, isso aí deve ser longe de economico hehe

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 22 Set 2008, 20:43
por José Leal
Tirem o pé da frente, pois lá vai uma bicuda...

Talvez para aumentar a cilindrada do motor, poderia manter os pistões originais, mas colocando bielas curtas e virabrequim com curso longo. Mas a R/L ficaria muito ruim (motor muito vibrador, áspero). O motor teria um torque absurdo, mas não seria um girador...

Até mais.

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 23 Set 2008, 09:54
por leonardelli
Pistoes de 88mm no bloco 1.8 deixa a parede muito fina fazendo o carro aquecer de maneira absurda!!!
Usando o vira 2.0 com pistoes de 86,5 seu carro ainda seria 2.0.
Posso afirmar o que estou dizendo pois uso pistoes forjados de 87,5 mm no bloco e vira 1.8 mais utilizo bielas de 148mm ( padrao dos 2.2 e 2.4) forjadas feitas para encaixar no vira original.
Isso trasformou meu motor em 1.9 com r/l 0,27.
Acho que bielas para GM de 153 mm acho que so a mandando fazer e ainda deixariam os pistoes uns 4mm pra fora do bloco.
Sei que quando montei o meu com as bielas (148mm)maiores o pistao ficou 3mm pra fora como eu queria para poder fazer um dome e aumentar a taxa de compressao do motor sem baixar o cabeçote atingindo 13,8 de taxa.

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 23 Set 2008, 10:09
por TheRipper
leonardelli escreveu:Pistoes de 88mm no bloco 1.8 deixa a parede muito fina fazendo o carro aquecer de maneira absurda!!!
Usando o vira 2.0 com pistoes de 86,5 seu carro ainda seria 2.0.
Posso afirmar o que estou dizendo pois uso pistoes forjados de 87,5 mm no bloco e vira 1.8 mais utilizo bielas de 148mm ( padrao dos 2.2 e 2.4) forjadas feitas para encaixar no vira original.
Isso trasformou meu motor em 1.9 com r/l 0,27.
Acho que bielas para GM de 153 mm acho que so a mandando fazer e ainda deixariam os pistoes uns 4mm pra fora do bloco.
Sei que quando montei o meu com as bielas (148mm)maiores o pistao ficou 3mm pra fora como eu queria para poder fazer um dome e aumentar a taxa de compressao do motor sem baixar o cabeçote atingindo 13,8 de taxa.
Não valeria mais a pena usar o vira do 2.0? Não vejo necessidade de ter R/L 0,27 em um motor que não vai girar tanto, já que se trata de um 8v. Já vi 2.0 16v girando 10 mil rpm com R/L de 0,28 sem problemas. Acho que a melhora na R/L não compensa a perda de capacidade cúbica, que além de tudo, desloca para cima as curvas de torque e potência.

Você está conseguindo quais tempos em pista com essa receita? O carro tem algum alívio de peso?

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 23 Set 2008, 10:24
por leonardelli
Apenas sem o estepe , macaco e tapete do porta malas , com o carro pesando 1080 kg estou virando 9,3 em media nos 201mts , ja conseguindo virar 9.0.
Muito bom visto que a maioria dos outros carro tem 870kg em media na categoria.
Com as mudanças de suspençao pretendo andar constante na casa de 9,2 pra menos.
Devido ao escalonamento de minha caixa preciso de um carro que gire alto pois a cada toca de marchas a queda de rpm fica a 6100 giros.

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 23 Set 2008, 10:33
por TheRipper
leonardelli escreveu:Apenas sem o estepe , macaco e tapete do porta malas , com o carro pesando 1080 kg estou virando 9,3 em media nos 201mts , ja conseguindo virar 9.0.
Muito bom visto que a maioria dos outros carro tem 870kg em media na categoria.
Com as mudanças de suspençao pretendo andar constante na casa de 9,2 pra menos.
Devido ao escalonamento de minha caixa preciso de um carro que gire alto pois a cada toca de marchas a queda de rpm fica a 6100 giros.
9,3s é uma média muito boa! Quanto custa em média esse kit Ercoli que você colocou? :smt017

Re: Motor 2.1 Monza

Enviado: 23 Set 2008, 10:40
por leonardelli
Comprei ele por 800 reais , pois um cara encomendeu e nao foi buscar. Antes eu usava as molas do AP tucho mecanico cortadas tambem funcionam , so troquei por que queria usar tudo certo feito pro motor mesmo.
E uma soluçao relativamente barata pro pessoal que tem carro com uma pretparaçao mais leve e comando com a graduaçao menor poi utilizo um coamndo 300° com o levante de 7