Duvida - Eletroventilador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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mello3
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por mello3 »

José Leal escreveu:essa ventoinha auxiliar vai ser acionada sempre que a temperatura do motor exigir.
Hum... entendi o que quis dizer, mas acho que o funcionamento dos dois estágios são independentes...

Amanhã vou testar e coloco o resultado.

Eu tava pensando em fazer uma "gambi" no meu carro. Tirar fora esse eletro super barulhento e colocar aqueles com dois ventiladores independentes.
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José Leal
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por José Leal »

Sim, os estágios da ventoinha são independentes. Tanto é que quando ligo meu AC, a ventoinha dispara no 1º estágio, e se o sensor de alta pressão do AC estivesse funcionando, acionaria o 2º estágio depois de alguns segundos. Nessa de disparar o 2º estágio é que deveria ser "desviado" da ventoinha original para a ventoinha auxiliar.

O esquema elétrico deve ser: sensor de temperatura--> central de IE--> relé do 1º estágio--> resistência--> ventoinha.
\ relé do 2º estágio-----------------/

A única "dependência" do sistema seria a junção do chicote do 2º com o 1º estágio depois da resistência (acho que no esqueminha ficou mais ou menos "entendível" :smt017 ).

Mas repito que no meu caso seria impossível, devido a programação do chip da IE.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rosberg
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Rosberg »

José Leal escreveu:mello3, mas o problema é que, por exemplo, se eu estiver andando sem o AC ligado, essa ventoinha auxiliar vai ser acionada sempre que a temperatura do motor exigir. Juntando com a ventoinha original, vai haver um consumo grande de energia.

Talvez desse certo se pegar o chicote do 2º estágio da ventoinha e ligar nessa auxiliar... mas no meu carro, a programação do chip da IE já faz acionar a ventoinha no 2º estágio. Como disse no tópico da luz de marcha ascendente, parece que houve uma mudança de programação do chip de um ano para outro...

Até mais.
Nos astras, quando a ventoinha dispara a segunda velocidade ele liga o eletroventilador, mesmo que o AC esteja desligado. Vendo só pros, vou mandar colocar ele. A intenção é melhorar o modo que o AC trabalha, pois sem o eletroventilador ele depende muito do "vento na cara" pra esfriar. É tanto que quem tem monza assim sabe: Na estrada gela bem, na rua gela menos e demora mais.

Agora esses AC de antigamente são muito bons, pois mesmo assim, sem ajuda do eletroventilador, eles gelam mais que muito carrinho 0km.
vlade escreveu:eletro ventilador no condesador do monza separado estalado de frente para tras....
nao deve dar certo! este vai soprar o radiador de arrefecimento e assim podera jogar a agua para fora do reservatorio.
a nao ser que o condesador ficase de lado do radiador.
isso é so uma idea!
vlade:
Desculpa Vlade, mas dá certo sim. Creio que todos os carros da GM hoje já saem assim, VW também. Ou seja, uma "ventoinha" ou eletroventilador para como é conhecido para o CONDESADOR e a ventoinha ou ventilador para o Radiador, sendo QUASE INDEPENDENTES.
Rosberg
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Raphael Ventura
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

cara, honestamente, vou contra vc, pra que estragar a disposição original do carro, gastar uma grana com uma adaptação que além de tudo ainda vai roubar energia demais do seu carro.
acho que seu ar não está gelando bem pois está com pouco gás ou não é o gás importado... descobri uma fonte aqui no rj que instala o r12 importado... meu irmão... eu passo frio nele 8) claro que andando todo carro gela mais, parado no engarrafamento, demora muiito mais, mas... mesmo assim é frio de rachar, mesmo em calor de 40º, até hoje não achei 1 carro que o ar gele mais que o monza... mete um gas importado e prepare os casacos!!! kkk :lol: :lol: :lol: :lol:
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Rosberg »

Raphael Ventura escreveu:cara, honestamente, vou contra vc, pra que estragar a disposição original do carro, gastar uma grana com uma adaptação que além de tudo ainda vai roubar energia demais do seu carro.
acho que seu ar não está gelando bem pois está com pouco gás ou não é o gás importado... descobri uma fonte aqui no rj que instala o r12 importado... meu irmão... eu passo frio nele 8) claro que andando todo carro gela mais, parado no engarrafamento, demora muiito mais, mas... mesmo assim é frio de rachar, mesmo em calor de 40º, até hoje não achei 1 carro que o ar gele mais que o monza... mete um gas importado e prepare os casacos!!! kkk :lol: :lol: :lol: :lol:
Realmente eu pensei pra lá, pensei pra cá, pensei de novo, pensei na originalidade do veiculo, pensei no bolso e desisti.

Esse gás é barato, o cara pode comprar o cilindro, que sai por uns R$ 120,00 e dá pra 4 recargas. Aqui cada recarga é 70,00!!!
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Raphael Ventura
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Boa amigo!!!
Assim vc não sai do original e teu ar vai gelar muito, não tem ar de carro 0 que gele mais q monza...
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É importante lembrar que o gás R-12 tem seu comércio proibido no Brasil, por não ser ecológico. Agora fizeram um novo gás para substituir o R-12, que mantém as mesmas características, usando os mesmos componentes do carro é o "M049". O gás R-134 (ecológico) tem todos os componentes diferentes do R-12: compressor, evaporador, condensador, filtro secador, mangueiras, óleo lubrificante. Fisicamente pelo lado externo são iguais, mas, não dão a mesma eficiência que o projeto original para o R-12 ou para o R-134. E ainda, o lubrificante do R-12 não pode entrar em contato com o R-134, por criar uma reação química. Já utilizando o M049 no lugar do R-12 isso não ocorre.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Duvida - Eletroventilador

Mensagem não lida por Diego Paiva »

José Leal escreveu:Sim, os estágios da ventoinha são independentes. Tanto é que quando ligo meu AC, a ventoinha dispara no 1º estágio, e se o sensor de alta pressão do AC estivesse funcionando, acionaria o 2º estágio depois de alguns segundos. Nessa de disparar o 2º estágio é que deveria ser "desviado" da ventoinha original para a ventoinha auxiliar.

O esquema elétrico deve ser: sensor de temperatura--> central de IE--> relé do 1º estágio--> resistência--> ventoinha.
\ relé do 2º estágio-----------------/

A única "dependência" do sistema seria a junção do chicote do 2º com o 1º estágio depois da resistência (acho que no esqueminha ficou mais ou menos "entendível" :smt017 ).

Mas repito que no meu caso seria impossível, devido a programação do chip da IE.

Até mais.
Impossível não é. Só ligar a ventoinha auxiliar que ficará no condensador, na fiação do compressor... lógico que usando reles, etc.... Daí a ventoinha aux. só ligaria no momento que o compressor é acionado. :smt023
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