Página 2 de 4
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 00:09
por Marcell 500 EF
O meu tb tem este sensor, mas o acionamento é pelo cebolão. Estranho, pois quando a termostática fecha, o sensor não le a temperatura da agua no radiador e sim a do motor. Como ele vai saber a temperatura da água a ser resfriada e quando ligar ou desligar sem nunca medir a temperatura fora do motor que é aonde a ventoinha atua?
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 00:44
por mello3
Marcell 500 EF escreveu:Estranho, pois quando a termostática fecha, o sensor não le a temperatura da agua no radiador e sim a do motor.
A temperatura que importa é a do motor...
Marcell 500 EF escreveu:Como ele vai saber a temperatura da água a ser resfriada e quando ligar ou desligar sem nunca medir a temperatura fora do motor que é aonde a ventoinha atua?
A abertura da VT é gradativa. Quando a água que está no motor atinge a temperatura de trabalho da VT, ela começa a abrir, liberando a passagem de um pouco de água. Se a temperatura do motor ccontinuar a aumentar, ela vai abrindo cada vez mais. Assim, quando chega na temperatura pré-programada na central, ela envia um sinal para a ventuinha, que desliga quando a temperatura abaixa.
Se a ventuinha é acionada pelo "cebolão" (acho que é interruptor térmico o nome) do radiador (conforme o modelo), aí sim, quando do travamento da VT fechada, ela não liga.
Não sei se consegui responder, pois não entendi muito bem a sua pergunta...
[]´s
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 07:39
por Marcel Murai
Parecendo ser a bomba agua ora funciona ora nao. Típico quando começa a patinar sua hélice de plastico, ora funciona, ora não.....
Verifique.
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 10:34
por mello3
Fábio*RJ escreveu:Bom dia pessoal obrigado pelas respostas mais só pra complementar duas coisas o meu carro não tem cebolão e nem valvula termostática. Inclusive um amigo que tem um kadett com mesmo motor do meu disse que o dele tava assim e o eletricista cortou a mangueira dágua meteu um tubo de ferro em T e um cebolão de corsa e ligou depois disso o carro dele não subiu mais a temperatura. Mais eu to achando que minha bomba tá jogando pouca água no retrno o de vcs joga forte ou fraca mesmo sem acelerar?
:smt017
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 11:04
por mello3
Fábio*RJ escreveu:Bom dia pessoal obrigado pelas respostas mais só pra complementar duas coisas o meu carro não tem cebolão e nem valvula termostática.
Você ainda não respondeu se está baixando água, mas com o que disse agora, surgiu uma nova possibilidade: pode ter ar junto ao sensor de temperatura.
Fábio*RJ escreveu:Inclusive um amigo que tem um kadett com mesmo motor do meu disse que o dele tava assim e o eletricista cortou a mangueira dágua meteu um tubo de ferro em T e um cebolão de corsa e ligou depois disso o carro dele não subiu mais a temperatura.
Não faça "gambiarras" no seu carro.
Fábio*RJ escreveu:Mais eu to achando que minha bomba tá jogando pouca água no retrno o de vcs joga forte ou fraca mesmo sem acelerar?
Sem acelerar, a circulação de água é menor.
Sei que o seu tá sem VT, mas só pra informação: O retorno só joga água com a VT aberta, pois ele vem do radiador.
[]´s
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 14:59
por Fábio*RJ
Aí mello3 a água tá baixando sim e muito pois quando o carro ferve a e eu paro o carro a água jorra toda pela tampa que já é a terceira que troco.
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 15:26
por mello3
Bom, se tá sem VT, tá esquentando muito e se a ventuinha tá funcionando, o fato causador do aquecimento é outro. Meu palpite agora é ponto de ignição.
[]´s
Re: Monza Fervendo!!!!
Enviado: 12 Ago 2008, 15:33
por Marcell 500 EF
Fábio*RJ escreveu:Aí mello3 a água tá baixando sim e muito pois quando o carro ferve a e eu paro o carro a água jorra toda pela tampa que já é a terceira que troco.
A água sai pela tampa pela alta temperatura, é o primeiro lugar que cede, normal isso. Agora por onde ta vazando água? O seu carro pode estar fervendo pela perda em demasia de água, não tem nenhum lugar que vaze água? Ligue o carro, deixe ele parado, e fique, uns 15minutos na frente dele e olhando para o chão, não para o motor, e veja aonde vai pingar, pode ser que com a alta temperatura da água, algo dilate e abre uma fenda na borracha ou no plástico, fazendo assim perder água.