Potência após conversão - Monzas carburados

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Angelo_SLE

Re: Potência após conversão - Monzas carburados

Mensagem não lida por Angelo_SLE »

Amigo 500EF, então quer dizer que não preciso mexer no cabeçote, somente trocando os pistões já consigo os 12:1 de taxa ?

Então os cabeçotes são os mesmos para os dois modelos de motores, gasolina e álcool. Que bom isso :D ....

Amigo TheRipper, devo " chutar o pau da barraca " e mandar ver no cabeçote ... Ai ja vem uns pistões forjados, injeção eletrônica, válvulas maiores, turbo, escape 4x1, etc, etc :mrgreen:

Não, acho que vou ficar "destaxado" por enquanto ($$$) :lol: ....

Muito obrigado pela ajuda amigos :smt023
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

2 folhas é pouco. Ainda está a grosso modo. Tenho que aprofundar ainda mais o programa. Quero fazer uma opção para mudar o PCI do combustível do álcool e da gasolina, além da taxa de compressão do motor a gosto da nova configuração.
Eu no ano que vem vou abrir o meu motor, se não precisar abrir agora, vou retificar ele inteiro e vou por logo os pistões do álcool mas sem rebaixar nada.
Angelo_SLE

Marcell, o que você estuda na universidade ? Pergunto, porque gosto destas coisas de cálculos e afins :smt023

Quando precisar de fazer algo interno no meu motor, ai eu também penso em trocar os pistões, e agora com a ajuda dos amigos, somente os pistões, sem mexer em cabeçote. Mas espero que demore bastante tempo para isso :D
Angelo_SLE

Marcelo_Classic escreveu:Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.
Pessoal, pesquisano no fórum me deparei com esta mensagem do amigo Marcelo_Classic, aonde ele diz que se a correia dentada estiver um dente fora do ponto correto o carro fica sem força acima de 4000 rpm, exatamente como esta o meu carro.

Será que pode ser isso no meu carro ? Mesmo com o dente fora, o motor funciona normal, sem detonação ou barulhos que indiquem isso ? Isso danificaria o motor ?

Se for, mesmo eu colocando 12° de ponto, não vao ressolver nada em alta ...

Talvez por isso ele fica dando uns sonquinhos leves em terceira a 40 km/h, como se estivesse "bombando" o acelerador, mas bem de leve.

O que vocês acham ????

Como são as marcas de ajuste correto para poder verificar o ponto da correia ?

Muito obrigado :smt023
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Cuidado para não confundir ponto da correia dentada com ponto de ignição...

O da correia altera o momento da abertura das válvulas, pelo comando. E o de ignição altera o momento em que a centelha é disparada.
Ambos em relação à posição do pistão, dentro da câmara.

E adiantar o ponto de ignição não corrige um eventual erro no sincronismo do comando... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Angelo_SLE

Olá 500EF,

Então, minha dúvida é realmente essa, se a correia estiver um ponto fora para frente ou para trás, o motor ainda assim funciona normal ? Digo normal, sem "avisar" que tem algo errado como por exemplo com barulhos, detonação, etc.

Porque se estiver errado, não adianta eu regular o ponto da ignição, primeiro teria de resolver o ponto da correia.

Muito obrigado :smt023
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Se o ponto de ignição estiver errado, arrume, é um tapa para isso, não leva nem 2 minutos. Então assim que tiver tempo e dinheiro arrume o ponto da correia dentada, não seria ponto, mas sim sincronismo.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF escreveu:Se o ponto de ignição estiver errado, arrume, é um tapa para isso, não leva nem 2 minutos. Então assim que tiver tempo e dinheiro arrume o ponto da correia dentada, não seria ponto, mas sim sincronismo.
Na verdade, primeiro precisa acertar o sincronismo da correia dentada, pois a posição da mesma altera também a posição do distribuidor.
Responder