Marcelo_Classic escreveu:Se esse ponto for o sincronismo da correia dentada, com o comando um dente avançado, isto é, um dente fora do lugar, voltado para a frente do carro, ele fica melhor em baixa, mas perde muita força depois dos 4000 rpm. Se for o contrário, adiantado um dente, fica muito fraco antes dos 2000rpm. Ponto do distribuidor atrasado = carro fraco e beberrão de qq jeito. Adiantado, fica mais esperto. Muito adiantado, fica muito barulhento e dá trancos em baixas rotações e marchas altas (saindo de lombada em 3ª marcha). Nos dois ultimos casos, existe o risco de detonação.
Para colocar o distribuidor no ponto, precisa da pistola estroboscópica. Ela é ligada nos terminais da bateria (como já foi dito), e no cabo de vela do primeiro cilindro. Ela vai acender toda vez que o primeiro cilindro faiscar. Existe uma graduação na polia do comando, que permite verificar quantos graus antes ou depois do ponto morto superior a faísca acontece. Olhando para a polia, é como se o motor estivesse desligado. Parece aquelas luzes de boate que ficam piscando em intervalos de tempo regulares. Com isso, ela "tira fotos" da polia, permitindo ver a graduação. É um equipamento básico, qq oficina tem isso. E é rápido de ajustar também.
Pessoal, pesquisano no fórum me deparei com esta mensagem do amigo Marcelo_Classic, aonde ele diz que se a correia dentada estiver um dente fora do ponto correto o carro fica sem força acima de 4000 rpm, exatamente como esta o meu carro.
Será que pode ser isso no meu carro ? Mesmo com o dente fora, o motor funciona normal, sem detonação ou barulhos que indiquem isso ? Isso danificaria o motor ?
Se for, mesmo eu colocando 12° de ponto, não vao ressolver nada em alta ...
Talvez por isso ele fica dando uns sonquinhos leves em terceira a 40 km/h, como se estivesse "bombando" o acelerador, mas bem de leve.
O que vocês acham ????
Como são as marcas de ajuste correto para poder verificar o ponto da correia ?
Muito obrigado :smt023