Projetinho bem básico de turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projetinho bem básico de turbo

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Mello,
É isso que eu ia questionar... Será que esse desempenho não é consequência do motor ser muito novo??
Pq eu já brinquei com pug e com clio 1.6 váááárias vezes e não é assim não! 8) As vezes até acontece, mas tomar nabo sempre tem alguma coisa errada!

Agora, eu também tenho dúvidas e interesse nesse assunto e, se me permite, gostaria de aproveitar seu tópico :roll:

A questão do superaquecimento não foi esclarecida completamente, não esquenta muito não? Num vai dar problema em rodar muito tempo?
eu viajo muito, e viajar de carro turbo é meio complicado(até onde vai minha ignorância) devido à temperatura, certo?
Pra mim, talvez fosse mais vantagem usar uma turbina que encha depois, primeiro por economia na cidade pois uso o carro o dia todo e segundo pq poderia viajar com ela vazia sem problemas, certo?
Faço questão de deixar claro que sou leigo no assunto e pedir a paciência dos conhecedores :smt017

Obrigado
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por TheRipper »

Pessoal, vamos ser realistas, o PUG 1.6 16v tem 110cv, pesa menos e tem aerodinâmica muito melhor do que o Monza, é claro que ele anda mais do que um Monza original.
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por mello3 »

TheRipper escreveu:Pessoal, vamos ser realistas, o PUG 1.6 16v tem 110cv, pesa menos e tem aerodinâmica muito melhor do que o Monza, é claro que ele anda mais do que um Monza original.
Nisso eu concordo, por isso não me incomoda essa questão dele andar mais. Ten mais dois detalhes ainda que não foram citados: um que é um carro beeemmm mais novo e outra que tem mais tecnologia(e melhor) envolvida no carro todo.
Gustavo Turolla escreveu: Agora, eu também tenho dúvidas e interesse nesse assunto e, se me permite, gostaria de aproveitar seu tópico :roll:
Sinta-se a vontade!!!
Gustavo Turolla escreveu:A questão do superaquecimento não foi esclarecida completamente, não esquenta muito não? Num vai dar problema em rodar muito tempo?
Acho que não... Se fosse assim, como ficariam os carros turbos de fábrica? Tem um amigo meu que tem um passat alemão turbo e a única coisa que ele faz de diferente é lubrificar a turbina. Não tem problema algum por ser turbo, e é bem econômico se andar "de leve".

Se falei alguma besteira, peço que alguém me corrija!

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Olha Ripper, já tomei pau de clio 1.6 e não tenho dúvida da capacidade desse motor. Não discordo de nada que foi dito por vcs, como tecnologia e peso. Não se discute, o esperado é realmente que esse 1.6 16v ande na frente dos nossos monzões pesados e com a mesma potência. Os números de fábrica são superiores, os resultados de testes também e não há o que discordar nesse ponto. Mas por algum motivo eu sempre levo esses carros. Pode ser por sorte de sempre pegar algum braço do lado, pode, mas eu acho muita coincidência. O único pau que tomei, como citado, foi de um clio 1.6 e no trânsito, o que facilita para um carro menor, com menor distância entre-eixos e menor peso(muito mais ágil). De resto, todos os pugs e clios 1.6 16v que peguei eu levei. tanto de farol a farol quanto trajeto com curvas. Por isso, não tenho receio nenhum de por do lado desses carros mesmo sabendo que andam bem. Aliás, antes um deles que dá uma briga boa que um 1.0 que não vai nem anotar a placa.

Mello, eu repito que sou leigo no assunto mas os carros turbo de fábrica na minha cabeça poderiam ter sistema de arrefecimento mais eficiente visando manter a temperatura em ordem com a turbina cheia... Agora, lubrificar a turbina não custa nada. Se é assim mesmo, quero meu kit logo :mrgreen: :mrgreen:

500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Dá nada não... uma das coisas que faz o motor ficar muito quente é andar com ponto atrasado... Antigamente usava-se este recurso em carros turbo adaptados, porque não havia opção de gerenciador para atrasar o ponto só quando entrar pressão. Aí atrasavam o ponto na curva toda...

Por isso ainda tem gente que fala que carro turbo = carro beberrão (ponto atrasado em baixa acaba com o desempenho do carro, que fica frouxo e beberrão).

Outra coisa, a turbina, mesmo que não seja gigante, só entra se você quiser. Como eu já disse, ando normalmente na estrada a 120 ~ 130 km/h ou até mais, e a turbina fica lá, soprando de leve, sem pressurizar... :wink:

Mas se de tudo esta for uma preocupação sua, investe num intercooler (na verdade, para esta pressão que pretende usar, nem precisa, mas se tiver di$ponibilidade, ele sempre ajuda).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por mello3 »

Tô gostando bastante desse tópico. Está sendo muito esclarecedor pra mim.

Então, basicamente eu precisaria de:

1 - Gerenciador de bico extra, com controle de ponto..
2 - Turbina, com tubulações e tudo mais.
3 - Melhorar a captação de ar frio(acho que com o sistema do MPFI já deve ser suficiente, e também porque odeio aquela frigideira em cima do motor).
4 - Instrumentos do painel.

Tá faltando o que ainda?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

mello3 escreveu:Tô gostando bastante desse tópico. Está sendo muito esclarecedor pra mim.

Então, basicamente eu precisaria de:

1 - Gerenciador de bico extra, com controle de ponto..
2 - Turbina, com tubulações e tudo mais.
3 - Melhorar a captação de ar frio(acho que com o sistema do MPFI já deve ser suficiente, e também porque odeio aquela frigideira em cima do motor).
4 - Instrumentos do painel.

Tá faltando o que ainda?
Criar coragem, comprar e mandar brasa... :lol:

Brincadeira... Falta a mão-de-obra de quem for instalar e acertar e se for querer, o intercooler (você tem que definir se vai ou não colocar antes de fazer, porque muda o trajeto da tubulação).

Seu carro tem ar-condicionado? Se tiver, vai ser bem mais complicado colocar um intercooler nele. Se não tiver, pode usar o espaço que tem entre o radiador e a longarina, onde vai o condensador do ar-condicionado.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Olha, pra mim também. Muito esclarecedor e eu não sei se isso é bom mas tá alimentando umas idéias aqui... :smt017 :evil:
Quanto ao mello não sei mas eu jamai$ colocaria intercooler, ainda mais pra rodar com 0,5kg...
a coisa tá ficando bem interessante... Não tem problema pra viajar, não aumenta significativamente o consumo em baixa...
Mas amigo, o que deve ser feito pra que a turbina encha a partir de uns 3500 giros e não antes disso?
Pelo que você disse, vc anda a 120-130 com ela só soprando, mas a partir de uma determinada rotação ela abre, certo? e eu to pensando nisso, pq uso muito a castello branco onde é fácil manter algo em torno de 150km/h mas se nesse caso a turbina fosse estar cheia já num é bom ficar mutio tempo, certo?
desculpe a insistência, repito que sou completamente leigo no assunto e estou aprendendo bastante com esse tópico.
obrigado

edit: to vendo por aqui, e um gerenciador de bico suplementar sai em torno de 400 reais né...o kit mais uns 1500~2000, manometros uns 150~200... e a mão de obra?

edit2:(desculpa a confusão) só pra deixar claro, a 150 eu estou já um pouco acima de 3500 giros, e nessa situação não haveria problema da turbina estar cheia mas antes disso eu preferia ela só soprando. como está a sua pra mim já tava bom, mas com menos pressão, claro.

Responder