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Re: direçao teimosa

Enviado: 22 Set 2008, 11:34
por Carlos A. Freire
XANDÃO escreveu:Pô , o meu estava apenas com um pequeno vazamento pela bomba hidráulica. Levei o carro a uma oficina para realizar o reparo na bomba. Após o reparo o carro apresentou este problema de direção teimosa.
Pergunto : onde fica localizada a válvula mencionada ?
será que o problema é na bomba, penso que sim devido ao fato de antes de mexer na mesma, o carro
não apresentava tal avaria.

Alguma dica dos amigos monzeiros ? :smt017 :smt021 :smt021
A válvula que mencionei, fica dentro da caixa de direção, porém, seu problema pode ser outro. Talvez alinhamento...

Abs,

Carlos Freire

Re: direçao teimosa

Enviado: 22 Set 2008, 11:43
por XANDÃO
Bom dia Carlos, o meu problema é idêntico ao do amigo acima...quando puxo o volante para ambos os lados, a direção tende à voltar, fica puxando para o centro , mesmo com o carro parado .

Obrigado e abraços !!!

Re: direçao teimosa

Enviado: 22 Set 2008, 11:51
por Carlos A. Freire
Xandão, a direção deve voltar ao centro com carro em movimento. Não há mecanismo para isso, apenas lei da física.
Com carro parado, se fizer movimentos pequenos, ela volta por não ter tirado os pneus do lugar.

Abs,

Carlos Freire

Re: direçao teimosa

Enviado: 22 Set 2008, 12:03
por XANDÃO
Oi Carlão, é o seguinte : com o carro parado, ao puxar a direção , ela puxa de volta ao centro. Verifiquei junto aos vizinhos que tbm possuem moza, e só o meu faz isso...antes do mecânico abrir a bomba ele tbm não tinha este problema.

Obrigado amigão !!! :smt023

Re: direçao teimosa

Enviado: 22 Set 2008, 14:22
por Luiz Carlos (Rio)
Eu nunca estudei o mecanismo da direção hidráulica do Monza, mas em todos os outros sistemas hidráulicos que conheço (direção da roda do nariz de avião, comando de ailerons, lemes, etc), o controle dos movimentos é feito por válvulas, depois de um impulso inicial do piloto/motorista.
Qdo se inicia o movimendo do volante para a esquerda, por exemplo, desloca-se a posição de um pistão na válvula de controle e esta manda pressão para o mecanismo da caixa, fazendo com que essa pressão ajude a girar a direção para a esquerda.
Se pararmos de girar o volante, no momento em que o mecanismo atingir a posição correspondente à posição do volante, a válvula vai centralizar, cessando o envio de pressão, e a direção para de virar. Em aviação isso é chamado de 'follow up' (acompanhar).
Se qdo se parar o volante, este tender a voltar, muito provavelmente a valvula não está atuando de acordo com o projeto, e está mandando uma pressão no sentido oposto.
Em movimento, o retorno do volante à posição central se dá pelo efeito do ângulo cáster da suspensão.
Carro parado, não há esse efeito, e o volante só pode retornar sozinho se houver uma contrapressão hidráulica atuando na caixa.

Muito cuidado com esses sintomas, pois podem provocar um acidente sério!

Quem quiser saber mais sobre os mecanismos de direções assistidas em geral (não sei se a do Monza é exatamente igual à mostrada no inicio da matéria), acesse a página seguinte:

http://carros.hsw.uol.com.br/direcao-dos-carros4.htm

Abraços

Re: direçao teimosa

Enviado: 22 Set 2008, 16:49
por XANDÃO
Valeu mesmo irmão, vou levar o carro à oficina com brevidade .
Abraços !!!! :smt023 :smt023

Re: direçao teimosa

Enviado: 25 Set 2008, 22:52
por Raphael Ventura
Luiz carlos? gostei do teu comentário, fazendo um paralelo.. vc é piloto cara, se for eu tbm sou, sou pp checado em pará de minas MG mas moro no rio, meu msn [email protected]

Re: direçao teimosa

Enviado: 26 Set 2008, 12:55
por Luiz Carlos (Rio)
Não, Raphael, atuei em vários setores da aviação, mas não sou piloto.
Agora sou fiscal...da natureza, pois me aposentei há 13 anos.

Abraços