Durante frenagem forte Roda trava com facilidade

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Amazonas-AM
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Durante frenagem forte Roda trava com facilidade

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

Henrique escreveu:Acho que o fluido de freio não vai mudar mto coisa na frenagem com o carro frio eu acho. Mas, me diga uma coisa, onde vc achou as pastilhas racing? é a cobrec racing que vc se refere correto?

valeu
Acho que muda sim devido ao ponto de ebulicao do fluido ser em uma temperatura maior...

Da uma olhadinha na materia

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/fluido.htm

Abracos
Felippe Delgado

Continuando...
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)

mello3 escreveu:E os pneus como estão?
Acho que de acordo com o nosso amigo cristianochs...o dianteiro direito esta mais gasto que o esquerdo...hehehe :D

Brincadeiras a parte...os pneus relamente influencia sim em qualquer situacao que seja e nao somente em brekadas fortes...imagina uma curva de uns 65 graus com os pneus 13" desalinhados comendo errado p fora...e vc vem a uns 90 por hora num fiat uno (sem preconceito...mas quando ele fica daquele jeito que nem as cambagens resolvem...)antes de fazer isso...compra o caixao...que eh quase certo que capote... :D

Abracos..
Felippe Delgado

Continuando...
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por cristianochs »

Pessoal desculpe a demora pra responder,

um parceiro meu foi demitido em meados de julho e como o outro estava de ferias e outro num evento fiquei sozinho no setor de 8 as 20hs cobrindo dois turnos trabalhando por quatro (não de quatro rsrsrssss) na semana passada o outro cara voltou de ferias e o outro tb já retornou de evento então quase normalizou o setor. UFAAA!

na sexta agora voltei no mecanico e argumentei que a sangri foi feita de maneira, digo não muito apropriada, ele não aceitou muito mas fez e deu resultado mesmo melhorou mas não resolveu ainda, testei por volta das 22h andando a 60km/h brekei ao maximo e de novo ocorreu, demorou mais o tempo para travar as rodas, porem a dianteira direita travou antes da outra.

quanto ao pneu uso NTC-5 195-60-R14 na frente e dois ecaaaa remolds 195-60-R14 na trazeira(que mico), quanto ao alinahmento vou dar uma verificada e tambem testar os armotecedores na Tijuca-RJ pois a trazeira está ariada e não tem sinal de oleo vazendo dos armotecedores acho que é mola(são originais e devem estar cansadas!)

No consegui achar de jeito nenhum o dot5.1 a maioria das lojas que eu perguntaca até na altese na PEnha-RJ o cara fez piada quando perguntei sobre dot5.1, na loja de tuning em jacarepagua-RJ onde comprei as pastilhas racing, não me lembro a marca, o cara reconheceu o dot5.1 mas falou que está dificil de conseguir, deixei ecomendado com ele. assim que puder vou colocar eu mesmo, vai dar trabalho usar macaco, vou pedir emprestado outro pra ajudar. Como vcs me aconselham a esvaziar o fulido dot3, como fazer isso ?

Um grande abraço a ajuda de todos.
Fiquem na Paz e Graça de Deus
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu :)
Em processo de restauração iniciado ...
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)

cristianochs escreveu: Nao consegui achar de jeito nenhum o dot5.1 a maioria das lojas que eu perguntaca até na altese na PEnha-RJ o cara fez piada quando perguntei sobre dot5.1, na loja de tuning em jacarepagua-RJ onde comprei as pastilhas racing, não me lembro a marca, o cara reconheceu o dot5.1 mas falou que está dificil de conseguir, deixei ecomendado com ele. assim que puder vou colocar eu mesmo, vai dar trabalho usar macaco, vou pedir emprestado outro pra ajudar. Como vcs me aconselham a esvaziar o fulido dot3, como fazer isso ?
Primao...

Com relacao ao carinha que fez piada da sua cara quando falou do fluido de freio DOT 5.1...relaxa..eu no seu lugar nao voltaria mais nessa loja e se fosse necessario voltar...deixariam explicito a preferencia por outro vendedor...bando de ze b***ta que acha que sabe td..isso me encaralha :smt011 ...pqp... :smt025

Pra fazer isso que voce ta querendo...nao precisa colocar o DOT 5.1...seu carro nao eh p competcao...ate onde sei nao tem turbo nem eh aspirado...(posso ate estar enganado...) e o dot 5.1 eh p quem jah anda mais forte e tals..colocaria o dot 4 mesmo...
Faz o seguinte...seria bom se conseguisse abrir um de cada vez e colocar a mangueirinha no sangrador e coletar esse oleo "velho"em um recipiente e depois descarta-lo em um desses postos para reciclagem de oleo..pq o fluido de freio eh altamente perigoso e contaminante...pra vc ter uma ideia...se deixar cair na sua pintura...ela mancha....temos que nso concientizar da nossa "casa" e cuidar dela para nossos filhos nao sofrerem as consequencias....
Depois de feito isso...voce colocar alcool de cozinha mesmo no lugar do fluido para limpar o sistema ..ai abre todos os sangradores das pincas e cilindros de roda e pedala o freio e vai completando o reservatorio com alcool ate perceber que esta saindo somente alcool nos sangradores....ai vc para de completar o reservatorio e continua pedalando para retirar o max de alccol do sistema...ei vc fecha todos os sangradores e efetua a sangria conforme conversamos antes...da roda mais longa para mais perto do cilindro mestre....

Ps: Ahhhh uma outra coisa...ia me esquecendo...eu nao sei como verifica e nem sei se tem como fazer isso (se tiver e alguem souber como faz...abre um topico aew).. no cilindro mestre ..nas tubulacoes que saem no sentido pra baixo....existe duas valvulas entre a tubulacao e o cilindro mestre...essas sao valvulas de pressao la das pincas...experimenta trocar elas de posicao ... e verifica se a roda que vai travar primeiro e a outra que sempre travava depois...se for...jah descobrimos qual o problema do seu carro... :D ai eh so substituir a valvula ....

Abracos...
Felippe Delgado

Continuando...
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)

Posso mesmo colocar dot4, o original é dot 3.
Qual a diferença entre dot 3, dot4 e dot 5 ?
não seria melhor eu trocar pelo dot 5 ?
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

cristianochs escreveu:Posso mesmo colocar dot4, o original é dot 3.
Qual a diferença entre dot 3, dot4 e dot 5 ?
não seria melhor eu trocar pelo dot 5 ?
Quanto maior o número do DOT, melhor o fluído.

Dot 5 nunca coloque, coloque o 5.1, pois o 5 pode corroer o teu sistema.

Sim, pode trocar sem problema nenhum, eu vou por o 5.1 no meu carro.
cristianochs
Membro GL (Ní­vel 2)

Durante frenagem forte Roda trava com facilidade (RESOLVIDO!

RESOLVIDO !!!

Depois de uma grande demora e de muito pesquisar consegui descobrir a causa.

Mandei verificar o alinhamento, cambagem, balanceamento e caster, segundo os tecnicos havia uma deficiencia no angulo caster, e autorizei o serviço. Apos o serviço o tecnico refez toda a verificação e ficou OK, quando fui testar o mesmo problema, e olhem que testei um uma rua bem plana e reta. :(
Numa outra oficina expliquei tudo o ocorrido e pedi pra dar "aquela geral", eles tiram o dot 3 e colocarm um dot 4 com um equipamento que injeta o fluido sem a necessidade de ficar pisando o pedal do freio, ao testar o mesmo problema ocorreu de novo porem com um resultado inesperado, o pedal quando pisei com força cedia e me pareceu que havia algum outro problema que talvez não tivesse percebido antes, voltei na oficina e verificaram que o cilindro mestre estava ruim e que havia um vazamento o duto dianteiro esquerdo (o mais perto do cilindro). mandei substituir o cilindro mestre e os 4 dutos (prejuizo de 240 reais) e aproveitei pedi pra fazerem um rodizio dos pneus, pois já até passaou da epoca e sei por experiencia propria que os penaus duram bem mais fazendo esse revesamento.

RESULTADOS!!! Nunca senti o freio tão bom nesse Monzão, ao testar notei que fazia muito menos força no pedal e o Monzão brekava mesmo, com muita vontade até empolguei, Notei tambem que as rodas travaram por igual. Testei com velocidades de 40 e 60Km/H.
Ontem testei a 80km/h e 100Km/h de madrugada(1h) num local bem deserto e reto o suficiente (acho que consegui fazer de 0 a 100KM/h em 11s ta otimo né !!! rsrsssssss ) pra ver como ficou e notei o efeito da fadiga nos freios, notei que os freios supeaqueceram e perderam "pressão", É verdade que as pastilhas "green" não devem estar funcionando como deveriam pois não estou usando fluido dot5.1.

DUVIDA !!!
A frenagem forte que dei aos 100km/h as Rodas travaram quase que de imediato, reduzindo drasticamente o giro do motor, senti que os freios folgaram quando reduzi aos +/- 60km/h, apos isso quando reduzia sentia os freios folgavam e travavam, no meio desse processo acho que aos 40km/h pisei na embreagem pois o giro foi pra menos 1500 rpm, me pareceu que a força variava (por causa da temperatura?) até que perto de parar (+/-30km/h) travaram definitivamente até parar o Manzão.
segurei bem firme na direção, pois senti que o carro tendia pra direta!
Isso é bom ? está certo ?
Por favor demem sugestões.

Um grande abraço a todos.
Por favor não me interpretem mal, pois não costumo correr com meu Monzão, segurança está em primeiro lugar, só fiz esse teste pra me ter a certeza do estado geral do meus freios e mesmo ssim fiz de forma gradativa em lugares de pouco movimento e com um parceiro meu por perto. Afinal nao quero me acidentar com meu TAZ (nome do meu Monzão!)
Snoop
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Snoop »

So aproveitando o topico, hotem fui desfilar com o monza depois de lavar, mais quando acionava os freios era como se eu tivesse puchando o freio de mao,
a trazeira chegava baixa quando pisava nos freios e era so eu dar um toquinho no freio, um vizinho meu disse que quando molha as lonas, elas incham isso é verdade...
Obs: O aqui em BH ta chovendo direto, e meu monza nao fica na chuva mas as rodas molham, e eu tb n pucho o freio de mao na garagem, pois um vez precisei
sair com o carro e a roda travou ai nunca mais deixo ele parado muito tempo com o freio de mao puxado.........
Marca: Chevrolet
Modelo: Monza SL/E 2.0
Ano: 89/89
Combustivel: Alcool
Cor: Verde 2p

Fotos do Meu Monza

8º Encontro dos Monzeiros BH 12/04/2009 ( FOTOS )
Responder