Página 2 de 2

Re: MOTOR NOVO

Enviado: 13 Abr 2020, 00:27
por Felipe Lichirgu
Lucas, boa noite.


Vou te relatar uma experiência particular sobre o assunto.

Em 2017, acompanhei de perto (e fui o mentor) a troca do motor de um Kadett 2.0 EFI Gasolina do meu amigo. Motor do carro dele, chegou numa situação que retífica seria algo como última alternativa ou até mesmo a impossibilidade. Na época, orçamos valores em várias retíficas de Curitiba e chegamos no denominador de que o custo da retífica era igual ou superior a compra de um motor novo. Por fim, encomendamos o motor parcial novo.

Como havíamos chego no consenso da troca do motor completa, pensamos que não podíamos deixar de lado o cabeçote. O comando de válvulas estava com os cames gastos, com sinais de falta de lubrificação, os balancins gastos e etc. O cabeçote ainda tinha uma margem de retífica boa. Com isso, convenci meu amigo a trocar todas as partes móveis do cabeçote (comando, balancins, escoras e tuchos hidráulicos) novos originais GM. O comando de válvulas foi comprado na Metronorte em Maringá/PR e as demais peças encontramos na Metrosul, aqui em Curitiba/PR no bairro Parolin. Em resumo, só aproveitamos a carcaça do cabeçote e gaiola, válvulas, molas e pratos. O cabeçote foi submetido a retífica completa: troca dos vedadores de válvulas, das sedes, esmerilhamento e assentamento das válvulas e plaina nas duas faces dele. A gaiola foi submetida banho químico e verificação de planicidade.

Inclusive, no meio tempo, o meu amigo encontrou um Distribuidor completo original GM NOVO na internet e acabou comprando o mesmo para o carro. Venho, inclusive, com o HEI original. Era a única unidade e é praticamente impossível de encontrar um desse há muitos anos.

O motor foi montado por um amigo nosso, mecânico de extrema confiança, e que pudemos acompanhar/auxiliar no processo de montagem. Em resumo, após montado, foi bater na chave, aguardar aquecer e sair andando tal qual um Kadett 0Km! O motor não ficou bom, ficou ótimo, excelente! Meu amigo rodou um pouco mais de 20 mil quilometros com ele e, infelizmente, precisou vender o carro. O atual proprietário dele é conhecido nosso e está usando o carro todos os dias, de domingo a domingo, com muito louvor.

Com toda essa narrativa, quero dizer que se puder comprar um motor novo para o seu Monza e usar tão somente peças originais, você não irá se arrepender de nenhum centavo gasto.

Re: MOTOR NOVO

Enviado: 09 Jul 2020, 15:56
por lucasosmak
Olá Pessoal, boa tarde!

Agradeço, mesmo que tardiamente, a atenção de todos nesse tópico.
Aproveitando o gancho, venho pesquisando sobre o motor parcial novo para o monzão.
Mas tenho visto vário anúncios com o mesmo motor (Vectra/ Zafira/ Astra) com anos e códigos diferentes. Uns com preços bastantes diferentes.
Agora estou na dúvida. Para o Monza, tem algum ano específico, ou realmente são todos iguais?

Re: MOTOR NOVO

Enviado: 09 Jul 2020, 20:52
por jorgeAP
Da linha Vectra, Zafira e Astra, a única diferença é ser FLEX ou somente a gasolina. Dependendo do ano só saiu FLEX, o motor 1.8 ou 2.0 também se difere.

Re: MOTOR NOVO

Enviado: 10 Jul 2020, 00:46
por dutra s a
lucasosmak escreveu: 09 Jul 2020, 15:56 Olá Pessoal, boa tarde!

Agradeço, mesmo que tardiamente, a atenção de todos nesse tópico.
Aproveitando o gancho, venho pesquisando sobre o motor parcial novo para o monzão.
Mas tenho visto vário anúncios com o mesmo motor (Vectra/ Zafira/ Astra) com anos e códigos diferentes. Uns com preços bastantes diferentes.
Agora estou na dúvida. Para o Monza, tem algum ano específico, ou realmente são todos iguais?
Se pudesse, viria até a minha oficina próx ao Shopping Interlagos e viria o meu montado completo com a I.E. álcool EFI. Basicamente é uma boa pedida um motor novo, já ajustado de fábrica e de resto você usa os mesmos periféricos e acessórios do seu carro.

Nesses novos Flex não irá ter tanto trabalho, praticamente tira um e põe o outro e, também um tampa buraco, pois nele existe esse buraco onde nos novos fica a vareta e óleo. De resto, como eu disse usa tudo do seu carro.

abs estamos ai

Re: MOTOR NOVO

Enviado: 10 Jul 2020, 08:34
por lucasosmak
Obrigado pessoal. Vou comprar então o Flex (93386116), já que o meu Monza é a álcool.
Já mandei uma mensagem para o colega Leocastro pedindo ajuda com a bucha para tampar a vareta do óleo.

Qdo tudo estiver pronto, postarei foto da máquina.