Freio Ineficiente...

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Felippe Delgado
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Amazonas-AM
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freio Ineficiente...

Mensagem não lida por Felippe Delgado »

marcal escreveu:Felipe to interessado nesse curso me explica com eu posso fazer, tipo, aonde quanto custa, tem q fazer vestibular ?
valeu
abs marcal
Mano ....

Eh o seguinte...o curso eh um curso tecnico de dois anos de duração...realizado pelo cefet..mas nao sei se nao sua cidade tem cefet e se tiver tem que ver se tem o curso de manutenção automotiva...precisa com certeza de vestibular...eh um curso modular...de 4 modulos... 1 = 6 meses...nesse curso aborda assutnos como direção, suspensão, freios, motores, transmissão, pintura, lanternagem, acessorios, legislação, tipos de direção, etc...

Qlqr coisa grita aew...
Felippe Delgado

Continuando...
Tiagobag Darrel
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Tiagobag Darrel »

Eu tbm tô com um problema parecido...
Meu freio tá mto ruim. Levei num mecanico de um amigo, ele olhou e me disse que poderia ser duas coisas, as pastilhas q estavam gastas ou o cilindro mestre. as pastilhas estavam realmente gastas. comprei e trocamos. só que nao resolveu o problema, logo, o defeito estava na segunda opção, o cilindro mestre.

Só que, meu pai entrou no meio da historia e pediu pra levar o carro no mecanico dele (o mecanico do meu amigo por ser uma pessoa mto "jovem" nao passava confiança ao meu pai), entao pra nao contrariar o velho eu levei no mecanico "experiente" dele. La ele fez o diagnostico e constatou que o defeito estava no hidrovacuo. Ai meu pai caiu em cima de mim "ta vendo, o cara ia fazer vc gastar dinheiro a toa comprando o cilindro mestre"...

Comprei a peça, o hidrovacuo. O mecanico do meu pai fez a troca e aproveitou pra trocar o fluido tbm. Só q ai eh q ta o problema, o freio ta do msm jeito.

O defeito antes (e que agora continua) era o seguinte. Para o carro parar totalmente, tem q pisar ate o "talo" no pedal, ou seja, ta baixo. qdo vc da umas bombadas no pedal, ele sobe. qdo vc ta em movimento vc tem q dar umas 3 bombadas no pedal pra ele pegar freio. a impressao q da é q parece ter algo entupido.

A questao é: Sera que eu troquei o hidrovacuo a toa, e o problema era msm o cilindro mestre?

Alguem sabe me dizer qual é função de ambos no sistema de freios?
Monza GL 94/95
EFI 2.0 Gasolina

Manutenção no sistema de freios: R$ 260,00
Manutenção na direção hidráulica: R$ 470,00
Manutenção no distribuidor: R$ 80,00
Escapamento completo: R$ 450,00
Limpeza do sistema de arrefecimento: R$ 42,00
Revisão no sistema de injeção eletrônica: R$ 280,00

"Viver é um ato poético de renúncias" - autor desconhecido

"Monzão por esse ano chega né!"

Born to be Wild

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O hidrovácuo so serve para deixar o pedal de freio mais "mole", ou seja, para o condutor colocar menos força para poder freiar. Se o pedal não estava duro ou pesado e, a marcha lenta do carro está normal mesmo quando se pisa no freio, indica que não há problemas com hidrovácuo. Se foi substituído nessa condição foi feito a toa e pior... o reparador fez a troca sem avaliar o carro ou se avaliou não conhece nada. Melhor trocar de reparador.
Quando o pedal desce além do normal, tem variações em posição do pedal ao freiar, isso normalmente é problemas com cilindro mestre comdefeito, vazamento em cilindro de roda ou na tubulação, nas válvulas equalizadoras ou então, as lonas traseiras estão muito desreguladas ou finas, ficando muito longe da parede do tambor.
Um bom reparador não tem dificuldades na avaliação de um problema de freio como esse. O sistema de freio é muito simples.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Tiagobag Darrel
Membro SL/E (Ní­vel 3)

pois é carlos, tipo assim, eu nao tenho um mecanico em particular...tem 6 meses q comprei meu monza e por isso nao tenho um mecanico pessoal. oq rolou foi o seguinte, eu vi q o freio tava com problemas e comentei com um amigo ai ele me indicou o mecanico dele. disse ser mto bom, de confiança e baratero. ai fui la e ele fez o diagnostico. disse que as pastilhas dianteiras estavam gastas q poderia ser isso, mas, q poderia tbm ser o cilindro mestre. ele me aconselhou trocar as pastilhas primeiro pra ver se resolve o problema (ele olhou as lonas tbm e disse que estavam boas). ai comprei as pastilhas. so q qdo fui levar pra ele instalar, meu pai entrou na historia, e perguntou pq eu comprei pastilhas de freio. disse a ele q levei num cara pra ver o problema do freio e ele pediu pra trocar as pastilhas...ai meu pai tem o mecanico de confiança dele e nao gostou da ideia deu levar em outro cara, pegou o carro e levou no mecanico dele. o mecanico dele disse q as pastilhas tavam mais ou menos gastas mas q troca-las nao iria resolver o problema, q o porblema estava msm no hidrovacuo. ai eu disse pro meu q no primeiro cara q eu levei ele disse q poderia ser o cilindro mestre com defeito. ai fiquei naquela "e agora? qual mecanico ta certo?" eu levei novamente no mecanico do meu amigo, disse a ele q fiz a troca das pastilhas, ai ele perguntou se o freio tinha melhorado, disse q nao. ele confirmou entao o problema no cilindro mestre. "... m..., e agora?". eu optei pelo mecanico do meu amigo e comprei o cilindro mestre. blz. liguei pra ele e combinei no dia seguinte pra fazer o reparo. so q, meu pai pegou a peça e o carro e foi no mecanico dele, logo, o cara disse que eu comprei peça errada, q era o hidrovacuo q eu teria q ter comprado. meu pai me questionou, disse q o outro cara nao sabe nada, q eu comprei peça errada e o escambau. troquei a peça pelo hidrovacuo (so pra constar: cilindro mestre custou 90,00 - hidrovacuo: 160,00), fiz a intera do dinheiro e pegueio o hidrovacuo. o mecanico do meu pai substituiu, trocou o oleo mas o freio continua a msm coisa! ou seja, ate o q parece to no prejuizo. gastei dinheiro atoa e o carro continua com defeito. eu falei com meu pai q o carro ta do msm jeito. o mecanico dele disse q com o tempo o freio vai se "soltando"....soltando a PQP!!! se ficar comprovado o erro dele ele vai ter q me reembolsar pq eu comprei uma peça atoa!!!
Monza GL 94/95
EFI 2.0 Gasolina

Born to be Wild

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Tiago que situação complicada essa... hein?
Bom você já percebeu que o reparador de confiança do seu pai não é bom e faz diagnótico errado em um sistema simples. Volte ao reparador de confiança do seu amigo, faça o serviço que tem que ser feito e recuse o carro se não tiver resolvido o problema. O freio só fica ruim por pouco tempo na troca de pastilhas até elas assentarem nos discos, depois o freio deve voltar ao normal. Outros serviços no sistema de freio, devem deixar a frenagem normal já após a execução do serviço. O problema é que o prejuízo com as peças que trocou e não solucionou o sintoma, acho que esse você não vai recuperar.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Tiagobag Darrel
Membro SL/E (Ní­vel 3)

pois é carlos. o mecanico de "confiança" do meu pai errou feio msm infelizmente. o problema nao estava no hidrovacuo e graças a Deus nao estava no cilindro mestre tbm. Levei no mecanico do meu amigo e ele fez um diagnostico completo e constatou q o problema estava em um dos tubos de saida de fluido do cilindro mestre q estava com entupimento. ele arrumo e o freio agora esta perfeito. infelizmente como vc disse o prejuizo da compra da peça errada nao tem como eu reaver, mas, por um lado é bom que descubri mais um picareta q se diz mecanico.

abraços e obrigado!
Monza GL 94/95
EFI 2.0 Gasolina

Born to be Wild

Imagem
awm
Membro GL (Ní­vel 2)

Re:freio de mao

Mensagem não lida por awm »

ai companheiras mais uma pra vcs ,eu regulo o freio demao mas passa pouco tempo ela ja esta la em cima,lonas novas ,ele normal quantos dentes e o normal tem que subir? :smt017
Carlos A. Freire
MODERADOR

Re: Re:freio de mao

awm escreveu:ai companheiros mais uma pra vcs ,eu regulo o freio demao mas passa pouco tempo ela ja esta la em cima,lonas novas ,ele normal quantos dentes e o normal tem que subir? :smt017
Para essa pergunta resposta é praticamente a mesma que postei em outro tópico.

O ajuste do freio de mão pelo cabo, só deve ser feito quando se coloca lonas novas e ou se troca o tambor. Depois de ajustado, os próximos ajustes se necessário, são feitos diretamente nas rodas e não mais pelo cabo. Se é preciso fazer ajuste nas lonas contantemente, percebido pela alavanca de freio de mão, é sinal de que o compensador de desgaste das lonas (no Monza é tipo de catraca) está com problemas, ou está com dentes quebrados ou montado de forma errada.
O ajuste na alavanca deve ficar entre 3 e 5 dentes ao puxar a alavanca. Mas não deixe as lonas muito encostadas nos tambores para não superaquecer o sistema de freios.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder