Página 2 de 2

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Enviado: 30 Set 2016, 09:51
por Carlos A. Freire
No 5º Encontro Nacional do Monza Clube, esse último de agosto passado, a GM forneceu alguns Cruze para teste drive para os participantes.
Gostei muito do carro e ele tem o Start/Stop.
O motor para quando paramos o carro e mantemos o pé no freio e, ao tirar o pé o motor entra em funcionamento. Não percebi em nenhum momento o motor de partida entrando quando parei. Era possível ver o conta giros desligar, silêncio total e ao tirar o pé do freio o conta giros já mostrava que o motor estava funcionando. Porém, se pisasse novamente com carro ainda parado ele não desligava.
Segundo o pessoal da GM, o Start/Stop não vai entrar nas seguintes situações:

- Motor frio.
- A temperatura do A/C não está no que foi ajustado pelo condutor.
- Se o sistema elétrico estiver com tensão baixa
- Se tiver algum tipo de anomalia identificado pelo sistema de IE.

Ele falou mais algumas coisas do sistema, mas não me lembro agora, rs!

Confesso que se não tivesse me alertado que o motor estava desligando e religando, no momento em que estava dirigindo esse carro, não teria percebido, rs!

Abs,

Carlos Freire

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Enviado: 30 Set 2016, 11:15
por José Leal
Já vi alguns Mercedes com start/stop e realmente mal dá para perceber a partida. Ela é muito rápida.

Provavelmente o motor de partida deve ser bem robusto e o motor deve estar nas melhores condições.

Só a título de curiosidade, o Zetec aqui pega bem rápido, no 2° giro do motor de arranque.

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Enviado: 30 Set 2016, 11:19
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal

O sistema de start/stop do Fiat é muito mais complicado do que simplesmente desligar o motor ao parar o carro e ligar ao engatar uma marcha.

Segundo eu li na época em que a Fiat lançou esse sistema, no Fiat Uno 2015, se não me engano, há inúmeras condições para o motor parar.

Vc está dirigindo. Para no semáforo, por exemplo, e pisa na embreagem para colocar o cambio em ponto morto. Nesse momento o motor para, desde que:
As portas estejam travadas.
O freio de mão não esteja acionado
A última marcha usada não foi a ré
A carga da bateria esteja acima de 75%
Se for uma ladeira, o carro não estiver se movimentando acima de 3Km/h
Existe uma condição do ar condicionado, que não ficou bem esclarecida

Se o sistema desligar o motor, ele religará o mesmo em algumas situações:
Se o vácuo do sistema de freios cair
A carga da bateria cair abaixo de 75%
O carro se movimentar a mais de 3 Km/h
O carro ficar mais de 2min e 45 segundos parado

Quanto ao motor de arranque, ele é mais durável que o motor de arranque comum. Suporta mais de 300 mil partidas (90 partidas por dia durante 10 anos)
O Alternador é de 120 A
O tempo de partida do motor é menor que quando se liga na chave (0,45s)

Ah, existe um botão para desativar o sistema. O motor religa ao se pisar na embreagem para engatar a marcha e sair. Antes da marcha ser engatada o motor já está funcionando.

Claro que isso tudo só se justifica em cidades com engarrafamentos ou semáforos desses preguiçosos. Aqui na minha região chega a dar raiva o tempo que os sinais demoram para abrir.

Abs

Re: Novo motor 1.0 na praça. Desta vez é da Fiat.

Enviado: 30 Set 2016, 11:31
por Carlos A. Freire
Meu Monza também pega muito fácil. Parece até que dá meia volta e pega.
Apenas a primeira partida do dia que vira um pouco mais, rs!

Abs,

Carlos Freire