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Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 05 Jan 2016, 20:11
por dantenapoli
Boa noite, Waldir!

Pelo jeito vou ter que deixar este distribuidor somente para emergências mesmo. É uma pena, pois ele me custou R$380,00. Não imaginava que um distribuidor pudesse causar tantos tipos de problemas assim em um motor! Pra mim, o máximo que poderia ocorrer seriam falhas e pipocos!

Mas muito obrigado! Assim que conseguir trocar, posto mais notícias!

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 11:34
por waldir
Dante,
procure acertar o EURO na melhor configuração de rendimento (ponto) faça a marcação nele com referência à flange do cabeçote e deixe-o de estepe para testar se o defeito será na bobina e ou no modulo Hei (tenho a impressão que o problema é no eixo, mas depende de medições comparativas.

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 12:56
por dantenapoli
Waldir, comprei a bobina da Delphi e instalei no meu distribuidor antigo. A antiga realmente estava em curto e toda detonada, apesar de não ser muito velha.

O que me estranhou foi o fato de com o distribuidor original o carro está bastante irregular, mas diferente de quando com o Euro. E quando acelera, ele dá alguns estouros característicos do ponto fora. Mas a marcação é a mesma que eu usava antes de tudo isso acontecer.

Vou trocar o HEI por um da Magneti Marelli que tenho de reserva para ver se o Delphi que estou usando está com defeito.

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 17:10
por dantenapoli
Troquei o HEI e deu no mesmo. Verifiquei sequência dos cabos de vela, conexões e tudo. Mesmo assim ou o carro fica com marcha lenta irregular ou fica dando pipocos no escapamento. Não tem meio termo.

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 17:47
por Carlos A. Freire
Aqui no fórum temos um tópico que explica o funcionamento, análise de defeitos no HEI, bobina impulsora e posição do magneto do distribuidor. Encontre esse tópicos e confira a posição do desse magneto (imã).
Há também relatos de fios da bobina impulsora vindo ao contrário, causando mau funcionamento do distribuidor.

Abs,

Carlos Freire

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 18:01
por waldir
outro detalhe,

para acertar o ponto/avanço no distribuidor é preciso fazer o jump no conector ALDL nos conectores A e B

Como vc colocou o Euro e virou delá pra cá e de cá pra lá varias vezes pode ter alterado a UCE.

Deixe o motor aquecer, ventoinha ligar 2 vezes, faça o jumper e vá colocando o distribuidor original
na posição correta em que sempre esteve. Depois tire o jumper.

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 18:31
por Luiz Carlos (Rio)
Há também relatos de fios da bobina impulsora vindo ao contrário, causando mau funcionamento do distribuidor.
A corrente gerada por picapes do tipo da bobina impulsora é alternada, não tem polaridade.
Mas... como o sentido do eixo do distribuidor é sempre o mesmo, a senoide da corrente alternada gerada, se o enrolamento estiver invertido como citou o Carlos Freire, terá a forma invertida, isto é, ao invés de positivo depois negativo, será produzido negativo e depois positivo (são geradas 4 senoides por volta do eixo, sempre que coincidem aqueles ressaltos do ímã. O módulo HEI, que é quem interpreta essa corrente e manda o OK de motor girando para o módulo, no caso de invertermos os fios, achará que não existe corrente sendo gerada e o motor não vai funcionar, pois não será liberada a pulsação do bico injetor.
Pelo menos foi o que eu li pouco tempo atrás em um site americano que trata de ignição do tipo da nossa. O cara pode ter chutado, mas é a única explicação pela qual tem de haver polaridade nos fios da bobina impulsora.

Eu tenho um distribuidor Euro, nunca instalei, e tenho medo de se um dia precisar, ficar na rua.
Pretendo um dia desses remover o distribuidor original, que está funcionando maravilhosamente com um HEI Xingling, e comparar os dois, para ver se descubro a causa desse não casamento do Euro com as marcações originais de avanço do Monza.
Verei se os ângulos das peças é igual, por exemplo.

Abs

Re: Alteração do ponto e falhas

Enviado: 06 Jan 2016, 19:52
por dantenapoli
Poisé, pessoal! Isso tá meio estranho mesmo.

Como o Carlos citou, verifiquei a posição dos fios da bobina e o fio verde está do lado da presilha, que é o jeito certo. Mesmo assim, inverti a posição e como resultado ocorreu o que o Luiz Carlos falou. Dei a partida e o motor não passou dos 500 rpm, sinal de que o HEI não está recebendo o sinal da rotação (isso conforme a minha interpretação do manual da Multec 700).

Em meio aos testes e trocas de distribuidor, o estranho é que o carro custa muito a pegar. Parece até que afoga. Desligo a bomba e a dificuldade continua. Depois de muitas tentativas, ele simplesmente pega como se nada tivesse acontecido. Engraçado que hoje, depois de todos os testes fracassados, fui guardar o carro na garagem em uma rampa que tem aqui. Sempre que passo na crista da rampa, meu escape pega no chão. Hoje quando isso aconteceu, o carro simplesmente apagou. Bati na chave e nada. Só depois de alguns minutos que ele voltou.

Um fato interessante é que o carro, depois que liga, permanece bacana em rotações acima de 2000 rpm, sem estouros, batidas e nem nada diferente. Mas acelerar da marcha lenta, dá estouros, treme e custa a abrir giro, principalmente se pisar no acelerador de uma só vez. (Isso com o distribuidor original).

Estou começando a achar que o problema vai além do distribuidor. Quando o carro parou no dia 26, eu estava descendo um trecho da rodovia e o carro simplesmente apagou. Como estou acostumado a fazer no meu fusca, engrenei a 3ª e soltei a embreagem. Nesse momento, o carro deu um estouro tremendo no escapamento e abriu o silenciador. Estou pensando que neste momento algo mais aconteceu ao motor. Não sei se é possível ter acontecido algo como a correia ter pulado dentes, ou alguma junta ter rompido. Só sei que a unica coisa que eu mexi depois deste dia foi no distribuidor e no escape.

Complicado, né?

Este sábado vou pedir a um amigo meu pra me auxiliar, pois sozinho é difícil de bater na chave e fazer testes. Vou verificar se quando ele não pega, é falta de centelha ou se ta realmente afogado.