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Re: Troca da ventoinha

Enviado: 27 Out 2015, 06:10
por Carlos A. Freire
Robson, não entendi a sua dúvida...
Com disse acima, não há diferença de ventoinha entre Monza com A/C. O que há diferença é entre ventoinha com A/C e sem esse equipamento.

Em todo Monza com A/C, onde a ventoinha é de 5 pás e defletor de metal, a segunda velocidade é muito escandalosa, já a primeira velocidade quase não se percebe ela funcionando.

Ocorre também modo de funcionamento entre Monza até 95 e o 95 e 96 (Já comentado em vários tópicos). O que concluímos pelos relatos nos tópicos é que até 95 com A/C desligado a ventoinha entra na segunda velocidade até desarmar (conforme necessidade de resfriar o motor), Já nos modelos 95 e 96, Entra a primeira velocidade até desarmar. Na minha opinião entrando a primeira velocidade, que dá conta do recado tranquilamente é bem melhor.

Com relação a peso da hélice ao movimentar com a mão, se estiver pesado indica um problema no motor da ventoinha, que pode ou não causar problema de fluxo de ar no momento de arrefecer o motor.

No meu Monza GLS 96, só entra a segunda velocidade quando aciona o A/C, depois de um tempo funcionando, pois ao ligar o A/C, entra de cara a primeira. Depois entra a segunda velocidade e alterna entre as duas conforme necessidade de pressão do sistema de A/C e temperatura do motor. Sem ligar o A/C, se ocorrer algum sintoma anormal, fazendo com que a temperatura suba e chegue perto de 3/4 de escala do marcador, entra a segunda velocidade, quando o marcador entra no 1/2 de escala vai para primeira e fica assim até se desligar em 1/4 de escala do marcador do painel.

Abs,

Carlos Freire

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 27 Out 2015, 08:59
por Robson Lott
Carlos A. Freire escreveu:Robson, não entendi a sua dúvida...
Com disse acima, não há diferença de ventoinha entre Monza com A/C. O que há diferença é entre ventoinha com A/C e sem esse equipamento.

Em todo Monza com A/C, onde a ventoinha é de 5 pás e defletor de metal, a segunda velocidade é muito escandalosa, já a primeira velocidade quase não se percebe ela funcionando.

Ocorre também modo de funcionamento entre Monza até 95 e o 95 e 96 (Já comentado em vários tópicos). O que concluímos pelos relatos nos tópicos é que até 95 com A/C desligado a ventoinha entra na segunda velocidade até desarmar (conforme necessidade de resfriar o motor), Já nos modelos 95 e 96, Entra a primeira velocidade até desarmar. Na minha opinião entrando a primeira velocidade, que dá conta do recado tranquilamente é bem melhor.

Com relação a peso da hélice ao movimentar com a mão, se estiver pesado indica um problema no motor da ventoinha, que pode ou não causar problema de fluxo de ar no momento de arrefecer o motor.

No meu Monza GLS 96, só entra a segunda velocidade quando aciona o A/C, depois de um tempo funcionando, pois ao ligar o A/C, entra de cara a primeira. Depois entra a segunda velocidade e alterna entre as duas conforme necessidade de pressão do sistema de A/C e temperatura do motor. Sem ligar o A/C, se ocorrer algum sintoma anormal, fazendo com que a temperatura suba e chegue perto de 3/4 de escala do marcador, entra a segunda velocidade, quando o marcador entra no 1/2 de escala vai para primeira e fica assim até se desligar em 1/4 de escala do marcador do painel.

Abs,

Carlos Freire
Caro Carlos,

Exato, o funcionamento da ventoinha é igual ao do seu Monza (ambos, tanto o meu quanto o seu, com A/C original).

Minha dúvida é sobre a eficiência da segunda velocidade. Vc ja viu em Monzas de amigos algum problema na falta de eficiência da ventoinha em segunda velocidade?

Com relação a peso da hélice ao movimentar com a mão, não se sente pesado, é plenamente possível fazê-la girar sem ruídos de rolamentos gastos, é macio e ainda roda um pouquinho se der um impulso com a mão!

Só pra complementar, a forma de ativação da 1a. e 2a. velocidade do meu Monza tá funcionando ok. O problema é a eficiência, parece que o motor não gera barulho e fluxo de vento fortes, como no seu Monza e como em outros q já vi (por exemplo, outro Monza com A/C q tive).

E havendo problemas na eficiência dessa ventoinha, o que e onde podemos agir? Aterramento? Escovas dentro do motor? É um procedimento fácil - abrir o motor da ventoinha?

Muito obrigado!
Robson Lott

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 27 Out 2015, 09:17
por Carlos A. Freire
Robson,

Os Monza de amigos que tem A/C e aciona a segunda velocidade sem ligar o A/C (até 95), nenhum me diz ou reportou algo anormal no arrefecimento. Não fiquei com carro para fazer comparações no dia a dia, por isso não tenho como opinar. O que posso dizer é que gosto mais do sistema do meu Monza do que do anterior, pois a primeira velocidade além de muito silenciosa, dá conta do recado em arrefecer o motor.

O problema na eficiência de fluxo, o reparo vai depender de onde é o problema. Se for do motor, substituir. Se for no chicote, refazer o chicote, se for problema de aterramento principal, refazer ou chicote ou fazer um reforço, se for no positivo principal, a mesma coisa que o negativo. Se for obstruções no condensador ou no radiador, fazer a limpeza e por ai vai.

Abs,

Carlos Freire

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 02 Nov 2015, 20:03
por mpgfa
Pessoal, mais um problema resolvido,o amigo Luiz Carlos me deu uma força pessoalmente.
Muito obrigado a todos pela ajuda
Abraços

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 03 Nov 2015, 08:41
por Robson Lott
Carlos A. Freire escreveu:Robson,

Os Monza de amigos que tem A/C e aciona a segunda velocidade sem ligar o A/C (até 95), nenhum me diz ou reportou algo anormal no arrefecimento. Não fiquei com carro para fazer comparações no dia a dia, por isso não tenho como opinar. O que posso dizer é que gosto mais do sistema do meu Monza do que do anterior, pois a primeira velocidade além de muito silenciosa, dá conta do recado em arrefecer o motor.

O problema na eficiência de fluxo, o reparo vai depender de onde é o problema. Se for do motor, substituir. Se for no chicote, refazer o chicote, se for problema de aterramento principal, refazer ou chicote ou fazer um reforço, se for no positivo principal, a mesma coisa que o negativo. Se for obstruções no condensador ou no radiador, fazer a limpeza e por ai vai.

Abs,

Carlos Freire
Perfeitamente! Obrigado, Carlos! :smt023
Acho que no meu caso tem haver com aterramento, mas vou checar os itens que vc postou...

Abraços,
Robson Lott

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 14 Ago 2016, 04:28
por Carlos Ferreira
Queria tirar uma dúvida.
Meu Monza não tem Ar Condicionado, mas como minha ventoinha está pesada para girar estou com medo dela parar e me deixar na mão. Eu consigo colocar a ventoinha de 5 Pás do Monza com Ar no meu sem problema? Só mais pela eficiência que ela vai me trazer msm. Eu achei uma em um desmanche aqui perto de casa e quero tirar essa duvida antes de comprar.
Outra dúvida, tem mais alguma ventoinha que consigo colocar que seja mais eficiente que a original?
Agradeço desde já...

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 23 Fev 2017, 20:20
por mspagiari
A minha ta fazendo um barulho tipo um ronco, tentei lubrificar lá no helice,mas continua...

Funciona bem ,mas faz este barulho, parece q está pegando em algo, mas não achei nada...


seria algum rolamento?

Re: Troca da ventoinha

Enviado: 23 Fev 2017, 21:03
por Carlos A. Freire
Anos atrás eu troquei a ventoinha do meu Monza GLS 96 (com A/C) por conta de barulhos.
Tentei desmontar e acabei danificando a carcaça. Joguei fora, pois já tinha comprado uma nova original GM (Bosch), que está até hoje.
Vale lembrar que a ventoinha para modelos com e sem A/C são diferentes.

Abs,

Carlos Freire