Óleo e Álcool ???

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Óleo e Álcool ???

Mensagem não lida por Felipe Demasiado »

Boa noite Monzeiros !
Então , comecei o procedimento exatamente da mesma forma como o Waldir indicou ... tirei o bujão do carter bem devagar pra ve se escoava primeiro a água mas não teve "só água" desceu foi direto o óleo completamente contaminado como foi postado na foto anterior e pro meu espanto saiu um balde com mais de 5 litros :?
escoei todo o óleo e deixei durante umas duas horas até sair a ultima gota , o óleo que havia guardado com pouco tempo de uso foi tão bem armazenado que mesmo coando com uma meia calça (haja paciência ) não ficou nenhum resíduo ou qualquer tipo de sujeira , joguei pra dentro do motor coloquei o bomba nova verifiquei o carburador pra ve se não estava dando excesso na boa e estava tudo ok e liguei o Monza ... deixei acionar a ventoinha umas 4 vezes a água não desce esta normal vejo a troca de água quando abre a válvula tudo certinho tirei a tampa do óleo e estava girando normal sem borbulhar como o Waldir orientou e também não passa óleo para o reservatório de água... puxo a vareta e o óleo esta normal mesmo sem ter trocado o filtro não sai nem café com leite a não ser na tampa de cima pelo fato de ter ficado mais resíduo e também não ter a mesma mistura que na parte de baixo do motor ... porém o carro continua com os mesmo sintomas :smt011
Falhando na aceleração fumaçando demais e muita agua saindo pelo escapamento ... tirei as velas novamente depois do funcionamento e o motor quente e não estavam encharcadas mas estavam um pouco húmidas , bem pouco ! , esqueci de mencionar um fato que aconteceu com o carro hoje que havia acontecido quando começou a falhar e esqueci de mencionar que é na partida e isso acorreu hoje duas vezes ... quando eu vou dar a partida o motor fica pesado .. ele não da o giro de arranque e o contagiro fica louco e o ponteiro da bateria arreia como se fosse curto , outro detalhe importante é no cabo da vela do 4°cilindro que quando puxo ele fora da vela com o carro ligado ele não cai giro e nem fica mais fraco como se nem estivesse funcionando mas fazendo o teste ele passa corrente mas acho que a faísca não esta sendo suficiente para queima ... ja as outras velas do 1°,2°e3° se eu tiro o carro até morre dai eu venho com outra possibilidade .... será que ele esta com problema na alimentação não fazendo a queima certa e causando tudo isso ??? , quando eu tirei a vela depois de um tempo o carro ligado eu segurava a vela na mão e sei que uma vela quente tem que esperar uns 20 minutos pra ela esfriar , as vezes eu do partida e ele demora pegar e com esse problema do curto fiquei encucado nisso acho dificil ser problemas de anéis gastos ele só passou a dar esse problema depois que começou a encharcar a vela do 4°cilindro dali ja acho que não dava a alimentação correta pra vela talvez um problema do distribuidor ou até mesmo a bobina talvez ele não esteja fazendo a queima correta e dentro da camara o anel raspador esta limpando o combustivel que não é queimado para junto do óleo e por isso o excesso de óleo e o carro falhando e aquela fumaceira e é uma fumaça fedida parecendo aquelas quando queima papel fica aquela nevoa de fumaça meio que um gás.
Será que pode ser alguma possibilidade dessas ou não tem como isso acontecer ?
Gostaria de saber se for possivel contar mais uma vez com a ajuda de vcs se não teria como eu testar essa corrente certa .. eu não sei usar multímetro talvez alguma dica de ver se a bobina esta passando corrente certa ou o distribuidor ....
Desde já agradeço pela atenção de todos , muito obrigado mesmo !

Abraço !

O que o óleo virou e não se dividiu de água ...
http://imgur.com/ELNr95Y

O curto que da na partida !!!
https://www.youtube.com/watch?v=0BxSuGL ... e=youtu.be
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

detalhe !!!
Puxo a vela do 4°cilindro fora e não da diferença nenhuma .. mas testando o cabo e a vela do mesmo saem faísca !
porém acho que não seja suficiente para queima .
Editado pela última vez por Felipe Demasiado em 30 Ago 2015, 20:08, em um total de 1 vez.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Isso para mim é água e deve ser do arrefecimento. Junta de cabeçote queimada ou trincas no cabeçote são as causas provável.
Se a sua oficina de confiança tiver o equipamento, que coloca pressão no cilindro através do local das velas, ajuda muito no diagnóstico.
Por enquanto evite funcionar o motor, pois a lubrificação está comprometida.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

Boa noite Carlos !
pior que eu só levei esse carro pra oficina apenas uma vez de resto fiz tudo nele com a ajuda de vcs dentre várias dicas que aqui existem inclusive a troca do cabeçote ...
O que vc falou é o mais correto que seria procurar uma oficina medir a compressão mas nessa altura do campeonato meu maior medo é ligar esse carro e sair com ele .
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Felipe,
tirei a tampa do óleo e estava girando normal sem borbulhar como o Waldir orientou e também não passa óleo para o reservatório de água...
eu não escrevi isso, o que eu escrevi foi:
Depois dê a partida no motor, e abra o reservatório de expansão e veja se está borbulhando forte.

Se estiver borbulhando estará passando gases para as galerias de água.
Se estiver boiando óleo no reservatório de expansão está passando óleo para as galerias de arrefecimento e vice-versa

Se borbulhar desligue logo e precisa trocar a junta e fazer reparos necessários.
Reservatório de expansão é onde vc coloca a àgua com o aditivo. Se com o motor funcionando você verificar que está borbulhando: como água fervendo na panela, é por que está passando gases da combustão.

Se nesse reservatório estiver com óleo boiando, é que está passando óleo do motor para a galeria de arrefecimento.

Talvez a resistência do cabo de vela ou a vela do quarto cilindro esteja muito alta. e Se tiver alta não vai queimar o combustível naquele cilindro e o que sair pelo escape será Ar+combustível e eventualmente óleo que sobe dos pistões... lembrando que vc disse que estava com 5 litros de óleo misturado com água fazendo pressão enorme e parte dele estaria queimando nos outros cilindros.
Com o nivelamento do óleo no máximo 4 litros a situação de queima de óleo vai melhorar.

Veja o tópico do começo ao fim e se esforce para medir as velas e os cabos... está tudo explicadinho nos mínimos detalhes
Coloque aqui no forum as medidas que achou e faremos um comentário.

topico:
viewtopic.php?f=15&t=28746

Outro ponto a ser considerado é a distância do contato interno da tampa do distribuidor com o rotor. Faça a marcação na tampa do distribuidor para saber qual é o quarto cilindro. ( acompanhe o encaixe do cabo na tampa). As vezes por algum motivo o contato do quarto cilindro ( na parte interna) da tampa do distribuidor está mais encostado na carcaça. Pode ser desencostado com uma chavinha de fenda. Mas cuidado em mexer ali por que é muito sensivel e pode quebrar inutilizando a tampa.

Imagem

mais uma coisa:

Uma caneta ( ou ponta de prova) do multímetro deve ser encostado no eletrodo central como indicado na foto que segue e a caneta preta na outra ponta da vela.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Felipe Demasiado escreveu:Boa noite Carlos !
pior que eu só levei esse carro pra oficina apenas uma vez de resto fiz tudo nele com a ajuda de vcs dentre várias dicas que aqui existem inclusive a troca do cabeçote ...
O que vc falou é o mais correto que seria procurar uma oficina medir a compressão mas nessa altura do campeonato meu maior medo é ligar esse carro e sair com ele .
Não apenas a compressão a ser medida e sim aplicar ar comprimido através da ferramenta específica e verificar onde aparece o vazamento. Essa ferramenta ajuda muito a identificar defeitos no motor, inclusive de junta de cabeçote.

Essa é a ferramenta: http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... tc-mvc3000

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

Pois é Monzeiros ... mesmo eu sendo criterioso e fazendo a troca do cabeçote com todo cuidado e dedicação o diagnostico do Waldir ja deu pra ver ... desculpe eu ter entendido errado Waldir mas antes vi o reservatório de água e não estava borbulhando .. porém hoje de manhã quando fui abrir a tampa para verificar mesmo o carro frio estava com uma enorme pressão e chegou até a sair o gás do reservatório !!!
como vc disse água borbulhando e o carro teve uma piora terrível e foi só eu abrir a tampa que a agua desceu depois ficou sobre muita pressão na mangueira talvez isso que me enganou parecendo não baixar o nivel de água.... quanto a tampa do distribuidor , velas e cabos os meus são novos mas mesmo assim vou dar uma estudada nesse tópico que é muito importante ! talvez a partida pesada era pelo fato de estar dando calço hidráulico .
E esse equipamento de medir vazão é show de bola hein Carlos !!! com certeza futuramente vou adquirir um desse !
Agora é desmontar o cabeçote e ver onde queimou na junta ... eu ja aposto logo em trinca de cabeçote pois o carro estava ótimo como disse não baixava água, não fumava e a ventoinha sempre disparou corretamente e de repente começou a falhar e de sexta pra domingo ja foi constatado o problema com a ajuda de vcs .
meu medo agora é de fazer ou trocar esse cabeçote de novo e prejudicar a parte de baixo do motor ...

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos !
Waldir , Carlos , Déco e Jesuino ...
Muito obrigado mesmo !

Assim que retirar o cabeçote e se tiver trinca posto ele aqui !

Abraço !

Posto o video aqui do reservatório borbulhando para diagnostico de futuros amigos !
https://www.youtube.com/watch?v=65oHsoes4ZA
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Vixi . . .

Pelo video (nao sei a que temperatura apresentou este comportamento , c for antes da temperatura de abrir a VT) ,mas c foi abaixo da temperatura de abrir a VT , vc esta com o MESMO problema que tive numa viagem " insana " de 1600 km que fiz para minas , logo que peguei o carro :

A compressao dos cilindros passava pra galeria de agua, fazendo as mangueiras ficarem duras igual " pedra " , o que acabou estourando uma das minhas mangueiras , graças a Deus a 100 km de casa, ja na volta da viagem . . . num domingo, e tinha um ANJO la que conseguiu " remendar " minha mangueira fazendo com que chegasse sao e salvo em casa . . .

Era a " bendita " junta vazando compressao para galeria de agua do cabeçote :smt021 .

Vi que vc questionou a questao de causar problemas na parte de baixo do motor, removendo a tampa do carter (meio chata pelo caso, o escape atrapalha) e removendo os parafusos da sua biela (com criterio e respeitando o torque na hora de montar) da pra verificar c ha algum dano , risco, desgaste na bronzina ou no virabrequim, da algum trabalho, porem vai tirar definitivamente sua duvida relevante sobre a parte de baixo . . .

Ahh, NAO TEM que agradecer nada, tenho muito prazer em ajudar, gosto de ver nossos Monzas em perfeito estado :D

Como disse nas MP's , Vai dar tudo certo !!

abraço e boa sorte :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder