Olá pessoal
Tô aqui acompanhando o tópico e não entendi a necessidade de se travar o comando de válvulas para substituição da correia dentada.
Já troquei correia em vários carros diferentes (Monza inclusive) e só no Fiat com motor Fire essa providência é recomendada nos procedimentos de troca. Existe no caso uma ferramenta para travar o eixo. Mas isso é porque, no motor Fire, a polia de comando não tem uma referência para encaixar no eixo de comando, ela entra em qualquer posição, o que não é o caso do Monza.
No motor do meu Fiat Mille (que não é Fire) há necessidade de se travar é o eixo de manivelas, para poder remover uma porca que prende a polia dentada. Modiquei uma ferramenta específica para o motor Fire, que encaixa na cremalheira e funciona perfeitamente no meu 'não Fire'. :smt020
Por outro lado, remover peças sem necessidade pode causar problemas futuros, por falta ou excesso de aperto, por exemplo, na porca de fixação da polia de comando. Como poucos aqui possuem torquímetro, a tendência é apertar demais, o que pode ser prejudicial. Se a porca ficar frouxa, os problemas são previsíveis.
Eu, quando era mecânico, dispensava o torquímetro na grande maioria dos serviços, pois já era capaz de sentir na mão o torque adequado. Mas em alguns serviços isso era obrigatório, como na fixação de asas de avião, para citar um desses. Hoje eu não tenho mais essa capacidade.
Quando troco correia, faço coincidir as marcas de referência e não mexo mais. Na colocação da nova correia, confiro cuidadosamente as marcas, para me certificar de que nada se moveu. Até agora tem dado certo.
Abs