Junta queimada
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Junta queimada
Oi pessoal!
Ontem quando fui sair com meu Classic 90 o motor começou a morrer toda hora. Depois não conseguia pegar. Ao verificar o nível da água estava abaixo. Completei o nível da água, mas o motor estava com dificuldade pegar, parecia que estava sem combustível no carburador, então tirei a caixa do filtro e percebi que estava com muitas gotas de água. Resolvi verificar o óleo e a surpresa: só espuma, i,e, misturado com água! :smt031
O motor não superaqueceu, não deu tempo, apenas andei uns 2 quilômetros, havia ficado parado por alguns dias. Será que terei de retificar o cabeçote, ou apenas trocar a junta? Teria problema deixar alguns dias parado? Pois esta semana não terei tempo. Eu não gostaria de mandá-lo para os mecânicos, mas eu mesmo fazer o serviço, exceto a fazer a retífica, se for necessário.
Outra coisa. eu ainda não tirei o cabeçote, mas antes estava funcionando perfeitamente, sem engasgos, falhas nas válvulas, sem exagero, a marcha lenta estava perfeita, boa potencia, apesar de seus 196.000 quilômetros! Por isso o motivo das questões que eu levantei. :smt015
Estou contando com vocês!
Abraços,
Gilmar.
Ontem quando fui sair com meu Classic 90 o motor começou a morrer toda hora. Depois não conseguia pegar. Ao verificar o nível da água estava abaixo. Completei o nível da água, mas o motor estava com dificuldade pegar, parecia que estava sem combustível no carburador, então tirei a caixa do filtro e percebi que estava com muitas gotas de água. Resolvi verificar o óleo e a surpresa: só espuma, i,e, misturado com água! :smt031
O motor não superaqueceu, não deu tempo, apenas andei uns 2 quilômetros, havia ficado parado por alguns dias. Será que terei de retificar o cabeçote, ou apenas trocar a junta? Teria problema deixar alguns dias parado? Pois esta semana não terei tempo. Eu não gostaria de mandá-lo para os mecânicos, mas eu mesmo fazer o serviço, exceto a fazer a retífica, se for necessário.
Outra coisa. eu ainda não tirei o cabeçote, mas antes estava funcionando perfeitamente, sem engasgos, falhas nas válvulas, sem exagero, a marcha lenta estava perfeita, boa potencia, apesar de seus 196.000 quilômetros! Por isso o motivo das questões que eu levantei. :smt015
Estou contando com vocês!
Abraços,
Gilmar.
Vectra 97 GLS
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Gilmar,
Seria bom enviar o cabeçote para a retífica para verificar planicidade, trincas, retentores, assentamento das válvulas, se as hastes das valvulas não estão tortas... se há necessidade de soldar as bordas das galerias de água...
Seria bom enviar o cabeçote para a retífica para verificar planicidade, trincas, retentores, assentamento das válvulas, se as hastes das valvulas não estão tortas... se há necessidade de soldar as bordas das galerias de água...
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Gilmar Martins
Oi pessoal,
Estava assistindo a um vídeo sobre troca de junta de cabeçote e o autor afirmou que toda vez que soltam os parafusos do cabeçote, precisa-se obrigatoriamente troca-los por novos. Isso procede? Ele argumentou que por causa do torque a que são submetidos os parafusos se deformam e portanto devem ser inutilizados. É isso mesmo? :smt010 - Segue o link:https://www.youtube.com/watch?v=auAe0XWlIzY
Aguardo,
Gilmar
Estava assistindo a um vídeo sobre troca de junta de cabeçote e o autor afirmou que toda vez que soltam os parafusos do cabeçote, precisa-se obrigatoriamente troca-los por novos. Isso procede? Ele argumentou que por causa do torque a que são submetidos os parafusos se deformam e portanto devem ser inutilizados. É isso mesmo? :smt010 - Segue o link:https://www.youtube.com/watch?v=auAe0XWlIzY
Aguardo,
Gilmar
Vectra 97 GLS
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
o certo é trocar, mas podem ser reaproveitados se estivem bons, eu mesmo ja reaproveitei 3x sem problemas. agora oque nao sabemos é quantas vezes o teu foi reaproveitado, por isso se torna complicado fazer isso,Gilmar Martins escreveu:Oi pessoal,
Aguardo,
Gilmar
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Para quem tem Monza EFI fica até complicado trocar parafusos. Tem 3 deles que tem um prisioneiro em cima oara fixação do suporte da bobina e do organizador de cabos de velas e do cabo terra da IE.
Meus amigos não trocaram e não tiveram problemas, mas como disse o Rafaelo, dependem de como foram feita as manutenções anteriores.
Também não sei se o parafusos do Monza são elásticos como os parafusos dos motores mais modernos. Teria que comparar o tamanho um parafuso que removeu do motor com um novo.
Abs,
Carlos Freire
Meus amigos não trocaram e não tiveram problemas, mas como disse o Rafaelo, dependem de como foram feita as manutenções anteriores.
Também não sei se o parafusos do Monza são elásticos como os parafusos dos motores mais modernos. Teria que comparar o tamanho um parafuso que removeu do motor com um novo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
são tambem Carlos, ambos sofrem deformações elástica quando atingem o torque final, e comparado com o novo eles sao um pouco menores antes do torqueamento, reaproveitar não vai quebrar, ate pq eles ja estao esticados e o controle é sempre feito por angulo determinado, entao romper nao vai, oque pode acontecer é diminuir a vedação com a junta se usar muitas vezes o mesmo parafuso.Carlos A. Freire escreveu:Também não sei se o parafusos do Monza são elásticos como os parafusos dos motores mais modernos. Teria que comparar o tamanho um parafuso que removeu do motor com um novo.
os novos que tem torks pode ser usados no monza ja que é o mesmo material/rosca/tamanho temos um membro aqui que usou num EFI, se o problema desse modelo de monza for isso, existemos mesmo parafusos atuais GM cabeçote com tarrachas externa, usado nos tuchos da propria GM, igual do meu motor N20XF usado no "coletor de plastico" pra dar resistencia mecanica na peça. é o mesmo parafuso inclusive usado no monza.
esse aqui deve servir, olhem a descriçao. so preço nao ajuda, mas talvez em outras redes deve ter mais barato.
https://loja.chevroletnova.com.br/Produ ... o_do_Motor
https://loja.chevroletnova.com.br/Produ ... o_Cabecote
pesquisem pq existem ainda.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Gilmar Martins
Oi pessoal!
tirei o cabeçote hoje, vou leva-lo para reparos, precisará de encher com solda as galerias que ficam perto do quarto pistão,estão avariadas,mas o resto não apresentam sinais de empeno, válvulas parecem boas. Acho que a junta chegou no seu limite, derreteu!
Acho que vou usar os mesmos parafusos, o cabeçote nunca havia sido removido!
Por outro lado como eh que retiro toda a espuma do cárter? Terei que remover carter? Parece uma maionese! :smt017
E, muito obrigado pelo apoio. Valeu!
Gilmar
tirei o cabeçote hoje, vou leva-lo para reparos, precisará de encher com solda as galerias que ficam perto do quarto pistão,estão avariadas,mas o resto não apresentam sinais de empeno, válvulas parecem boas. Acho que a junta chegou no seu limite, derreteu!
Acho que vou usar os mesmos parafusos, o cabeçote nunca havia sido removido!
Por outro lado como eh que retiro toda a espuma do cárter? Terei que remover carter? Parece uma maionese! :smt017
E, muito obrigado pelo apoio. Valeu!
Gilmar
Vectra 97 GLS
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
Gilmar, "acredito" que nao tenha problema deixar o parafuso que tava nele,(o meu foi aberto pelo menos 3x sem com mesmos parafusos) mas compra um jogo de retentores de valvulas novos e pede pra eles trocarem na retifica,(pergunta antes c nao faz parte do "pacote") custa barato uns 40 conto o jogo .
O carro vai ficar parado, sem cabeçote, alguns dias por causa do serviço de planagem, deixa aberto o bujao do carter tambem, pra escorrer o maximo e evaporar a agua, este calor do inferno que ta fazendo aqui no interior e o tempo seco (umidade de deserto , em torno de 12%) acredito que de conta de secar bem, entao depois de montar coloca oleo novo, filtro, liga o carro, funciona por alguns poucos minutos, desliga e vê c ta ainda com agua misturada, c tiver vai ter que fazer outra troca, mas nao vai perder este oleo novo , c isso acontecer da pra deixar a agua neste oleo novo evaporar por dias dentro de um recipiente, e na proxima troca, utilizar este oleo, muito bem filtrado com um pano que nao solte fiapo .
abraço
Gilmar, "acredito" que nao tenha problema deixar o parafuso que tava nele,(o meu foi aberto pelo menos 3x sem com mesmos parafusos) mas compra um jogo de retentores de valvulas novos e pede pra eles trocarem na retifica,(pergunta antes c nao faz parte do "pacote") custa barato uns 40 conto o jogo .
O carro vai ficar parado, sem cabeçote, alguns dias por causa do serviço de planagem, deixa aberto o bujao do carter tambem, pra escorrer o maximo e evaporar a agua, este calor do inferno que ta fazendo aqui no interior e o tempo seco (umidade de deserto , em torno de 12%) acredito que de conta de secar bem, entao depois de montar coloca oleo novo, filtro, liga o carro, funciona por alguns poucos minutos, desliga e vê c ta ainda com agua misturada, c tiver vai ter que fazer outra troca, mas nao vai perder este oleo novo , c isso acontecer da pra deixar a agua neste oleo novo evaporar por dias dentro de um recipiente, e na proxima troca, utilizar este oleo, muito bem filtrado com um pano que nao solte fiapo .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...