Instalando AR no monzão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

kaioemmanuel

Eu gastaria um pouquinho mais e compraria o suporte original.

Qto a instalar um termostato, é o meu preferido, pois permite um controle mais apurado da temperatura. No ar original do Monza isso não existe, então às vezes é necessário até acionar o ar quente para diminuir um pouco o gelo da cabine.
Mas sistemas que usam termostato possuem muitas peças diferentes, como válvula de expansão, etc.
A própria estrutura do sistema é diferente, sei disso porque já pesquisei muito antes de instalar ar condicionado em um Chevette, na época em que não havia esse opcional disponível de fábrica para ele.

Abs e boa sorte no projeto.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1989
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: kaioemmanuel

Eu gastaria um pouquinho mais e compraria o suporte original.

Qto a instalar um termostato, é o meu preferido, pois permite um controle mais apurado da temperatura. No ar original do Monza isso não existe, então às vezes é necessário até acionar o ar quente para diminuir um pouco o gelo da cabine.
Mas sistemas que usam termostato possuem muitas peças diferentes, como válvula de expansão, etc.
A própria estrutura do sistema é diferente, sei disso porque já pesquisei muito antes de instalar ar condicionado em um Chevette, na época em que não havia esse opcional disponível de fábrica para ele.

Obrigado Luiz! :smt023

Quanto ao termostato, pensei em montar como um "circuito auxiliar" já que não pretendo instalar o ar quente. Então para não esfriar demais, em vez de misturar o ar quente com o frio o termostato desarmaria o compressor. Na minha cabeça essa teoria era para funcionar. Já até comprei um. Vc poderia me explicar melhor como concluiu que não daria certo?

Sobre o suporte, meu problema é que também precisaria trocar também o suporte da bomba, além da própria bomba com a polia, pois não consegui apenas a polia a venda por aqui, e essa brincadeira ta encostando nos 500 reais.

Ontem levei o suporte num torneiro conhecido meu pra avaliar, e segundo deve resistir bem. me explicou que pelo fato do novo furo estar mais próximo da orelha da frente já da bastante firmeza, e também tem o reforço no meio do suporte que não foi alterado. Bom, decidi correr o risco.

Montei a polia de acessórios, mas a luz do sol acabou e não pude conferir o alinhamento das polias ainda, então não coloquei a correia. Fiquei muito enrolado trocando o reservatório de expansão e as mangueiras, para liberar o espaço onde fica o filtro acumulador. Deu um trabalho danado. Para mim eram apenas as duas mangueiras do reservatório, mas são umas 4, e no lugar do reservatório novo estavam instalado meus relés auxiliares do farol :smt021 . Tive que tirar dali e o serviço foi ficando maior... mas deu tudo certo.

Já mandei o condensador e evaporador pra revisar. No condensador foi preciso uma solda na conexão inferior, foi testado, limpo e descontaminado, seco com R11 e está prontinho. O evaporador estava OK, então foi limpo e seco com R11.

Imagem
Imagem

Levei também o compressor. Mas o técnico me disse que o melhor seria ver o funcionamento dele no carro primeiro antes de abrir, e me orientou a montar o sistema primeiro e levar o carro lá. Então ele abriu o niple, trocou o óleo, depois rodou na mão e disse que tem compressão, e me entregou.

Por enquanto é isso!
Azul Atlantis 89 2.0
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Ontem conferi as polias, ficou certinho!
Coloquei a correia e está rodando. Porém a correia é velha e relaxada, vou providenciar uma nova.

Fiz um vídeo do compressor rodando para teste e reparem que o eletroímã não está acionado e a polia deveria girar livre, mas o frontal fica dando uns coices. Será o q isso?
Também tem esse ronco, seria só o rolamento?
Já com o eletroímã acionado parece funcionar normal, tem compressão e não mudou o barulho.
Azul Atlantis 89 2.0
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O compressor sem ser solicitado o acionamento do A/C deve rodar livre. Se não tiver gás ou pressão muito baixa, nem solicitando o funcionamento do A/C.
Se o compressor rodar sem estar com gás, vai girar sem lubrificação, o que vai danificar seriamente o compressor e, resíduos podem ir para o sistema de A/C prejudicando demais partes do circuito.

Veja o que está ocorrendo, se é problema com a eletro embreagem, rolamento travando ou outro defeito e corrija o mais rápido possível caso não tenha gás no sistema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)

Está sem gás sim, mas foi trocado o óleo. Na verdade o sistema está totalmente aberto. Conectei uma mangueira na descarga e apontei na entrada, senão ia jogar o óleo todo fora. Queria ver se tinha compressão. Alimentei o eletroímã diretamente na bateria e atracou normalmente.

O que me intriga é o fato de não estar rodando totalmente livre quando não está acionado. Foi só para teste mesmo, não estou rodando com ele assim :smt023
Queria ter noção do defeito antes de mandar para revisão, para não ser enganado ou deixar que façam um serviço mal feito.
Azul Atlantis 89 2.0
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Kaio

Faz muito tempo que eu instalei o ar no meu Chevette, foi em 1978 ou 1979, de forma que não me recordo bem da coisa.
Então, eu não saberia te dizer com exatidão a razão por que eu achei que um termostato não seria compatível com seu projeto.
Acho que foi algo no controle do sistema, que o Monza não possui, como válvula de expansão.
Essa válvula, ao contrário da válvula 'palito' do Monza, tem um controle exercido pela temperatura de saída do ar frio. Ela evita congelamento do evaporador. A válvula palito é algo muito mais simples, um tubinho cheio de furos, que não é comandada por nada.
O Acumulador (que muitos chamam de filtro secador) atua de maneira diferente nos sistemas com termostato, sua posição no sistema do Monza é antes do compressor. No sistema com termostato, o filtro secador fica depois do compressor. Se chegar líquido no compressor, este 'já era', pois liquido não é compressível, então se essa modificação mudar isso, o prejuízo é certo.

Mas vc pode, a título de experiência, instalar o termostato. Tenho dúvidas se, a médio prazo, isso poderá danificar o sistema.

O óleo de lubrificação do compressor fica diluído em todo o sistema de ar. É uma parte crítica da manutenção saber dosar a quantidade e o tipo de óleo a ser usado.
Qdo, em um sistema que esteja funcionando, for trocada alguma peça, como condensador, evaporador, compressor, é necessário calcular qto óleo ficou retido na referida peça, para repor a mesma quantidade. O óleo não pode estar em falta ou em excesso.

Qto ao ruído citado por vc qdo o compressor gira livre, é quase certo que seja o rolamento da embreagem eletromagnética do compressor.

Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 05 Jun 2015, 23:04, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Carlos A. Freire escreveu:O compressor sem ser solicitado o acionamento do A/C deve rodar livre. Se não tiver gás ou pressão muito baixa, nem solicitando o funcionamento do A/C.
Se o compressor rodar sem estar com gás, vai girar sem lubrificação, o que vai danificar seriamente o compressor e, resíduos podem ir para o sistema de A/C prejudicando demais partes do circuito.

Veja o que está ocorrendo, se é problema com a eletro embreagem, rolamento travando ou outro defeito e corrija o mais rápido possível caso não tenha gás no sistema.

Abs,

Carlos Freire
Professor Carlos, o meu compressor caiu enquanto eu tirava ele e ficou assim também. Tem conserto?
Tem como trocar a embreagem ou perdi o compressor ou ainda não tem que trocar, só desmontar e montar de novo?
OBS: Ele caiu com a polia voltada para o chão.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tyo, sem ver a peça pessoalmente não tem como falar o que deve fazer. Recomendo que leve a peça para uma oficina especializada em A/C automotivo para avaliações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder