Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sistema?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Chip Flex em veículos originai a Gasolina prejudica sist

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel Murai escreveu:Hehehehehe!!!! Pois é Rafaelo é oque tinha de mais moderno no Brasil na época heuheuheue... (sucats)
verdade, brasil sempre importou refugo ate pouco tempo atras, agora que parou um pouco com a entrada da china. como expliquei pro pessoal aqui, infelizmente foi mal compreendido como sempre(talvez pq nao tapo sol com a peneira hehehe), como se eu fosse o culpado de ter colocado esse tipo de injeçao no monza tubarao, mais em fim minha função é informar doa a quem doer.

em 1991 a importaçao da multec 700(ela nao é original GM brasil é adaptada de fabrica pra monza, ela é dos V8 e 6 americano GM que foi abandonado em meados de 1980 por algo mais moderno posteriormente) ja estava 12 anos defasado na epoca que saiu o monza com ela. diante do carburador um avanço muito significativo, diante do mundo era sucata tecnológica pelo seu atraso de tecnológico(pessoal tava no sequencial aquela epoca). pelo menos foi assim que venderam, como foi o caso da le jetronic de 1974 hehehe pouco atrasado em 1990, poriam ter compra coisa nova né.

so pra constar em 1988 na europa ja existia injeçao de malha fechada totalmente digital KS,sonda,MAT,sequencial e tudo mais que tem nas IE de hoje.
Marcel Murai escreveu:Off: Rafaelo, existe algum modo de acelerador eletronico responder mais rápido???? Estou com dificuldades de acostumar com Vw Fox....
existe sim, porem é caro. é um dispositivo microcontrolado tambem estilo offboard externo(entra o sinal da ECU e sai sinal pro dispositivo). ele antecipa o pedal tirando a sençao chata da funçao delay do FlybyWire do pedal do acelerador. isso é 100% dos carros com pedal eletronico tem esse problema que ate hoje 100% das pessoas que falei, as 100% detestam.

meu cunhado tem no clio 1.6 flex 16v megane motor muito bom, tem, e eu pisei pra fazer teste de aceleraçao rapida e quase que destruo o motor dele afogando, pq eu pisada rapido de mais e ele nao respondia como no monza, e no meu agora nem se fala, so da um toque e ele é muito agressivo na resposta. alias, todo pedal a cabo é bom. isso nao é defeito, e sim uma funçao de amortecimento, é uma das medidas anti poluiçao adotada. ela inibe aquela pratica antiga lembra? do pessoal fica biliscando o pedal do acelerador, esse esquema cancela isso. por isso muita gente nao gosta. o pessoal da antiga antes do flybywire vai notar a diferença. quem ta começando agora a dirigir vai achar que é normal. eu detesto esse pedal eletronico, um dos motivos que nao quis por no meu N20XF no monza, como ja deve ter visto projetei algumas peças pra essa aplicaçao pra usar o pedal a cabo MPFI do monza original.

voltando, tem e senao me engano custa 1500,00(acho um abuso) mais existe e cancela esse efeito tao chato. é um booster que eles chamam
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Nao existe uma maneira de reduzir o tempo de respostas? Nem carburador é tao lento assim. Calculo que esteje na ordem de 900ms de delay
Péssimo para atravessar rodovias....
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Está tudo ok com esse fox? outro dia andei num VW que compartilha mecânica com o fox, não tinha todo esse lag aí.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR

Marcel Murai escreveu:Nao existe uma maneira de reduzir o tempo de respostas? Nem carburador é tao lento assim. Calculo que esteje na ordem de 900ms de delay
Péssimo para atravessar rodovias....
nao pq motores de passo em especial bipolar(que é usado nas TB eletronica) tem um tempo na posicionamento da borboleta Sinal X Reaçao X Destino, isso é eletronico e nao tem como nao ter um delay, oque existe é pessoas menos e mais sensivel a isso. nao existe motor de passo que simule um a cabo no tempo de abertura, o acabo é mais rapido que qualquer coisa <100ms se chega a IDLE se botinar com força. oque agente chama no meio tecnico de TPSdot(tempo de resposta do ponta A ao B)

e fora o tempo extra que tem a funçao como expliquei de evitar bombada no pedal. ja a parte das funçoes nao sei se esse carro tem, mais alguns que conheço tem e sao muito lerdo na resposta chegado a mais de 1000ms ao total do kit chatice, no meu pedal mecanico a resposta é quase instantania 300 mseg(de motor) e o giro ta la em cima.

carburador nao é lento pq é mecanico, assim como acionamento mecanico das TB injetada.

veja meu datalog do motor que estou usando no monza N20XF que usa TB mecanica MPFI. esse registo é da ECU MS, olha o tempo de resposta comparado ao tempo que pisei no acelerador TPS. eu mal encosto o pedal e ele ja reage. é muito rapido, como disse antes, eu fiz a comparaçao com o do meu cunhado e me deu um desgosto total esses pedal eletronico. lennnnnnnnntooo mais muito lenttttooooo tanto é que afoguei ele momentaneamente de tanto que pisei e ele nao reagiu, pisei forte e o motor engordou e nao limpou... o delay do motor de passo nao da pra deixar ele mais rapido, tem um limite e esse limite certamente ta no maximo. é físico isso. magnetismo de campo sao varios passos em PWM que demora muito ate chegar no objetivo. é so tu ver o ponteiro dos paineis de hoje no carro é lerdo ne? pisa rapido pra ve se ele acompanha o giro, nao vai junto nao... pois é PWM na polarizaçao do motor bipolar de passo :smt023 conheço funcionamento do painel eletronico ate pq to projetando um e ja estou alguma coisa a respeito de motor de passo.

datalog pra ilustrar a velocidade rapida de reação do cabo. sai dos 993 rpm da lenta pra 1550 rpm em 0,330mseg contanto o estatico do pedal do acelerador 0% TPS bem rapido a reação.
Imagem

ja esses modulos booster como o nome diz, pra compensar o delay ele abre mais a borboleta do que o necessitado. dando a falsa sensação de rapidez.
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por alexansouza »

Fiquei impressionado com o grau de conhecimento dos meus caros colegas. Realmente estou no lugar correto.
Fiz a mesma pergunta em outros fóruns e, sequer obtive respostas tão precisas e criteriosas.

Amigos, vou tentar esclarecer melhor:
Fiz essa pergunta APENAS por curiosidade pois, além do meu Monza 93 ser ORIGINAL a álcool (que não pretendo mexer), acabei de comprar um Fiat UNO 2005 original à gasolina (chipado flex) para continuar trabalhando, tendo em vista esse Uno ser menor e mais ECONÔMICO e que atende minhas necessidades.
A máquina, chamada de Monza, eu uso APENAS para passear/viajar. Um veículo, não se compara com o outro. Monza = lazer. Uno = a trabalho.

Acontece que sou cuidadoso e gosto de coisas originais. Criei esse tópico por que fiquei com receio dessa gambiarra (flex adaptado) prejudicar o sistema de injeção. Já comprei o veículo assim e, se puder, pretendo tirar.

Mas sou eternamente grato pela atenção que todos me deram.
Inigualável!
Forte Abraço.
Rafaelo
MODERADOR

pois é amigo, tire o quanto antes esse treco do carro antes que destrua teu motor e teu monza original vai servir pra nada hehehe.

como expliquei antes, projetos originais de engenharia só se faz com programação/estrutura interna das ECU tanto as de produçao em massa(OEM) como a do monza/kadett no caso, isso é feito la na fabrica, ou tambem como as ECU de engenharia livre que ja esta no mercado a algum tempo, vulgo programadas onde se cria um projeto especifico(motor,comb,caixa,etc,etc). fora isso é adaptaçao e algumas gambiarra. apesar que esse dispositivo funcionar ele nao é interativo com a ECU do carro, se a peça queimar pode interferir o funcionamento do motor, assim como alarme e corta corrente.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

RicardoDS escreveu:Está tudo ok com esse fox? outro dia andei num VW que compartilha mecânica com o fox, não tinha todo esse lag aí.
Como andei em poucos carros com acelerador eletronico nao sei avaliar se é particularidade dele ou se é defeito do carro em especifico. Está agendada a troca do motor com 15.000km conforme um recall branco da VW. O motor já está encomendado. (Coloquem no google Motor FOX 1.0 VHT maquina de costura). Vou verificar depois que trocar o motor se vai melhorar isso.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Philipi15 »

É aquele motor 3 cilindros? do fox
Imagem
Vectra C o l l e c t i o n 2.0
Responder