Pois é, este folder da GM engana a gente. A roda é mais para cinza do que para diamantada rsrsrs...
O Monzão até que anda bem também. Faz tempo já, mas cheguei a fazer numa viagem uma média de 140km/h, com aquele GL 2.0 gasolina 94 que eu sempre me refiro. Os carros de hoje são mais modernos e as rodas maiores tornam as curvas mais rápidas e seguras. Se bem que, naquela época, eu usava o carro todo dia, então, ele andava mais solto. O Monza que eu tenho hoje, como anda pouco, está um pouco amarradão. Mas, eu curto o Sentra também, é muito bom carro. A diferença, talvez, é que os carros de hoje são modernos e os carros mais antigos são mais nostálgicos e divertidos rs.
Sponchiado, me lembrei de você ontem, andando, aqui, pelas ruas da minha cidade.
Cruzei com um Monza tão raro quanto o seu. O seu é um raríssimo GLS 95 de 02 portas. O que eu vi aqui tem a cor idêntica à do seu, mas é um raríssimo GL 95 04 portas.
Sobre som e antena que eu havia me esquecido: Nas décadas de 80 e 90, a GM, raramente, entregava carros 0km com som original de fábrica. Depois, alguns vinham com preparação para som, que consistia em alto-falantes dianteiros e fios. Nada mais. O furo da antena era feito depois. Se fosse na concessionária, o furo da antena era feito no pára-lama dianteiro direito, a pretexto de facilitar a instalação do cabo e evitar interferência com a caixa de fusíveis, esta que fica no lado inferior esquerdo do painel de instrumentos. Geralmente, só a GM fazia isso. Em loja de acessórios e em raras concessionárias, na hipótese de veículos Sedan, o furo da antena acabava sendo feito na lateral esquerda a pedido do cliente. Quando o dono vendia o carro, tirava a antena e colava uma tampinha de borracha. O tampão traseiro vinha virgem, ficando à critério do cliente furá-lo para instalar alto-falantes extras (traseiros).
No seu Monza GLS 95, duas coisas podem ter acontecido. 1) ou o ex-dono instalou o aparelho Pioneer da época, instalando antena e alto-falantes novos ou, o mais raro e o menos provável: 2) o carro veio com um toca-fitas original que foi substituído pelo Pioneer.
De uma forma ou de outra, eu aprecio muito os aparelhos de som Pioneer da época. Eu, mesmo, tinha um Pioneer DEH-835R, 02 alto-falantes 6X9 Pioneer 6988 no tampão traseiro que eu furei e 02 Pioneer de 6" no compartimento original da porta, no meu ex-Monza GL 94. Se eu tivesse o carro até hoje, com certeza, eu manteria o CD Player e os alto-falantes, principalmente, porque, para mim, teve toda a história de uma época e porque eu sei que não saia rádio original de fábrica nos GL. Além disso, os Pioneer, de longe, eram bem melhores em acabamento e qualidade de som do que os aparelhos originais.
No meu atual Monza 87, retirei um CD Player Booster que o ex-proprietário havia instalado e coloquei no lugar dele um Rádio Bosch San Francisco de época. O carro já tinha, originais, antena elétrica e alto-falantes superiores no painel (opcional no painel dos Monza 82/90), então, apenas troquei estes alto-falantes por novos, de configurações idênticas e instalei 02 alto-falantes no tampão traseiro, que eu furei e cobri com as telinhas originais da época. As fotos estão todas no meu tópico de restauração:
viewtopic.php?f=43&t=27843, no qual você é sempre bem vindo para tecer as suas considerações.
Mas, se você quiser prezar pelo rádio toca-fitas original GM ou, de repente, um CD Player (do Ômega, p. ex.), tem disponível no ML. O preço é salgado, mas o estado dos equipamentos até que são razoáveis.
Exemplo do modelo de aparelho de som original da década de 90:
Alternativamente, você pode manter o CD Player Pioneer da época, com alto-falantes bons nas portas e no tampão traseiro, utilizando as telinhas dos alto-falantes das portas e do tampão, todas originais. Fica muito bom também.
Abraço