Cuidados ao comprar um Monza

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cuidados ao comprar um Monza

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

E o pior Martins quando comprei meu Monza a 2 anos eu nem te conhecia irmão ! rs rs

Mas de boa, eu tb sempre vacilo na hora de comprar carro, normal, pelo menos o Monza foi batido mas tá relativamente inteiro, o meu Gol tava muito pior, ele tava lindão mas tinha sido batido feio, chegou a afetar a parede corta fogo...

No mais eu sugiro ao amigo procurar o carro sem pressa, lembrando que os GLS 95/96 já tem tabelier de espuma injetada, o que diminui ruídos, deixa o interior mais luxuoso !

E outra coisa, não abra mão do AC ! Monza com AC funcionando é raridade mas é um opcional bacana ! E as pessoas ficam pasmas ao me ver dentro do meu carro com os seus Novos Unos, Sandero, Gol, Celta, Agile, lacrado e passando frio num calor infernal desses !!

:smt023
RBMartins escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu:Meu deus vou levar isso pro resto da minha vida Martins como vc não me disse isso tudo quando eu queria comprar meu Monza ? kkkkkkkkkkkkk

O meu carro é batido sabia ? rs rs
vc me perguntou por acaso cara kkkkkkkkkkkkkk.............
de fato essa lista e bem legal, pq explica de um jeito fácil de se entender.
agora mesmo eu lendo ela desde quando tinha uns 11 anos, já comprei cada bucha chamada de carro que dava até medo...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Andre1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Andre1 »

[quote="Julio Cesar Ledo"]Na minha opinião vc deveria tentar pegar um GLS 95/96... Se quiser mais antigo pega um Classic SE, só pegue um SL/E se ele estiver muito inteiro, caso contrário opte pelos modelos mais novos....

Desculpe pessoal, mas terei que discordar do trecho acima relatado pelo nosso colega Julio. Tenho um SL/E 92 completo e com AR e nunca tive do que reclamar desde que comprei em 2010. Tem muito carro mais novo porém "maquiado" parecendo "Kinder Ovo". Como qualquer negócio temos que verificar 100% dos ítens, regra geral. Claro que, se exigir muito de um carro com mais de 20 anos, estará sujeito a pagar o que realmente vale pelo estado de conservação.

Abraço. :smt023
Julio Cesar Ledo

Cara veja bem eu não quero de forma alguma denegrir os SL/E, mas sugeri isso ao colega por alguns motivos...

1º- Afirmei para o amigo só pegar um SL/E se ele estiver muito inteiro e isto pq aqui aonde moro não se vê SL/E inteiro, mas GL e GLS acha com bem mais facilidade.

2º- Monza SL/E TOP com tudo e A/C são poucos... Grande maioria que vejo não tem A/C.... Já os GL/GLS se acha A/C com mais facilidade... O A/C de um GLS 96 já é com o gás permitido, os anteriores usam o R12 proibido, isto ajuda na manutenção do sistema.

3º- Os GLS são mais novos que os SL/E, desta forma se acha com menos idade e tempo de uso. O interior do GLS tb é mais moderno, encosto de cabeça vazado e bancos mais confortáveis. Luzes de iluminação do padrão do Vectra nos 95/96 tb é um detalhe bacana.

4º- Se pegar um GLS 95/96 já vem com cambio F18CR que é uma boa melhoria em escalonamento e engates se compara do ao F16WR.

5º- Os GL/GLS 95/6 já vem com tabelier de espuma injetada, o que dá uma bela diferença no acabamento interno do Monza, é um luxo muito bacana de se ter. O interior é todo em grafite, diferente do preto dos SL/E, que normalmente pelo relaxo dos donos fica aparecendo muita sujeira e encardido justamente pro ser preto e evidencia mais a sujeira.

6º- Muitos dos SL/E ainda eram duas portas, e optar por quatro portas é sempre o ideal pq ficar rebatendo o banco é um saco ! rs rs...... A maioria dos GL/GLS são quatro portas.

7º- Os SL/E por mais completo que sejam não vem com farol de neblina, para choques com apliques e sequer são pintados na cor do veículo. Isso dá uma ar de luxo pro Monzão, embora o meu GLS não tenha faro de Milha e farois reguláveis como o seu SL/E, assim como espelho foto-cromático que vc tb tem.

8º-Os SL/E TOP saem de fábrica com aro R13, já os GLS saem com aro R14, que deixa o carro mais bonito e melhor acertado de suspensão. A diferença de estabilidade do R13 para R14 é notável. O carro é mais firme e melhor acertado de suspensão.

9º-O painel de instrumentos dos GLS grafite é mais bonito que os pretos dos SL/E, mas isso é gosto pessoal meu.

10º-O Acabamento e padrão de tapeçaria dos GLS segue o nível dos Classic SE. Luxo indiscutível e muito bacana !

Grande Ander1 eu gosto muito dos SL/E, principalmente o seu que é TOP. Tanto o SL/E TOP como os GLS TOP tem vantagens e desvantagens...

1º- O SL/E TOP tem computador de bordo. Meu GLS não tem...
2º- O SL/E TOP tem disco nas quatro rodas, meu GLS não tem...
3º- O SL/E tem iluminação de cortesia nas portas (bacana) o meu GLS não tem....

Ambos são excelentes escolhas e o estado de conservação com ctz vai pesar na escolha, mas vejo os GLS (exceto os 96) como um evolução dos SL/E, então no meu ver é melhor pegar um GLS mesmo...

Se eu falei alguma bobagem, fique a vontade de me corrigir, não sou dono da verdade...

Abração e parabéns pelo SL/E !

Andre1 escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu:Na minha opinião vc deveria tentar pegar um GLS 95/96... Se quiser mais antigo pega um Classic SE, só pegue um SL/E se ele estiver muito inteiro, caso contrário opte pelos modelos mais novos....

Desculpe pessoal, mas terei que discordar do trecho acima relatado pelo nosso colega Julio. Tenho um SL/E 92 completo e com AR e nunca tive do que reclamar desde que comprei em 2010. Tem muito carro mais novo porém "maquiado" parecendo "Kinder Ovo". Como qualquer negócio temos que verificar 100% dos ítens, regra geral. Claro que, se exigir muito de um carro com mais de 20 anos, estará sujeito a pagar o que realmente vale pelo estado de conservação.

Abraço. :smt023
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

Ledo, sem querer ser chato, mas algumas correções:

- desde a linha 1993 o Monza já usa a caixa F-18, por isso que o console é diferente dos modelos até 1992
- o interior grafite só saiu na linha 1996, antes disso era preto, ou até 1992 combinava com a cor do tecido dos bancos (se tivesse os bancos preto, o interior era todo preto, tinha a opção Azul e ainda bege). Ainda tem alguns raríssimos modelos GLS que sairam com interior cinza como o carro do Jhonatan
- os encostos de cabeça vazados sairam a partir da linha 1992
- tomando por base meu carro, desde 1995 o Monza usa Ar condicionado com o gás R-134a
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Julio Cesar Ledo

Tranquilo cara, eu não expert em Monza não... Só tentei levantar algumas diferenças entre SL/E e GLS.... As suas correções são super bem vindas e já fico esperto nelas !!

:smt023

Abração !
RBMartins escreveu:Ledo, sem querer ser chato, mas algumas correções:

- desde a linha 1993 o Monza já usa a caixa F-18, por isso que o console é diferente dos modelos até 1992
- o interior grafite só saiu na linha 1996, antes disso era preto, ou até 1992 combinava com a cor do tecido dos bancos (se tivesse os bancos preto, o interior era todo preto, tinha a opção Azul e ainda bege). Ainda tem alguns raríssimos modelos GLS que sairam com interior cinza como o carro do Jhonatan
- os encostos de cabeça vazados sairam a partir da linha 1992
- tomando por base meu carro, desde 1995 o Monza usa Ar condicionado com o gás R-134a
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Martins parece que a questão da caixa de marchas não existe uma informação precisa de quando passou a ser F18, tem monzas 93 com caixa F16 e outros com F18, é certo que entrou em 93, mas não foram todos os monzas que tiveram.... O esquema do console você se refere ao trambulador, acho que esse sim teve mudanças em 93 quando passou de SL/E para GLS...
O outro Monza que tive era 93/94 e a caixa era mais longa e não era tão precisa quanto essa do Bartok, as marchas engatam mais facilmente no F18, e teve também alteração nas relações das marchas.
No meu antigo 93/94 a quinta era extremamente longa, e sem força, qualquer subida longa era necessário reembalar o carro em quarta para voltar a quinta... E a primera era mais longa também, a segunda também parece ser mais longa...
No Bartok quando dirigi a primeira vez estranhei bastante essa diferença de escalonamento na caixa de marchas, dava uma falsa impressão de motor mais forte...

A questão do Gás também é uma incógnita, é certeza que em 96 eram todos atualizados mas antes disso não, alguns sim outros não...

Um detalhe que pra mim muda bastante com relação a linha 95 comparado com a anterior é os bancos, antes eu achava que não, mas os bancos iguais aos do vectra proporcionam um conforto maior... E acomodam melhor também...

A única coisa que podemos concordar todos é que, o MELHOR Monza que já saiu foi o da linha 93, modelo Classic SE com injeção MPFI, este era completo de tudo e motor de 126cv...

O resto são pequenos detalhes...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo

Realmente VrSilva esse Mona Classic SE 93/93 com motor M.P.F.I do Kadett GSi é uma mosca branca que eu adoraria de ter !!

rs rs

Embora a manutenção do EFI é mais barata e simples q do M.P.F.I, esse emblema mexe comigo !!!

=D

Abração !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

vrsilva escreveu:Martins parece que a questão da caixa de marchas não existe uma informação precisa de quando passou a ser F18, tem monzas 93 com caixa F16 e outros com F18, é certo que entrou em 93, mas não foram todos os monzas que tiveram.... O esquema do console você se refere ao trambulador, acho que esse sim teve mudanças em 93 quando passou de SL/E para GLS...
O outro Monza que tive era 93/94 e a caixa era mais longa e não era tão precisa quanto essa do Bartok, as marchas engatam mais facilmente no F18, e teve também alteração nas relações das marchas.
No meu antigo 93/94 a quinta era extremamente longa, e sem força, qualquer subida longa era necessário reembalar o carro em quarta para voltar a quinta... E a primera era mais longa também, a segunda também parece ser mais longa...
No Bartok quando dirigi a primeira vez estranhei bastante essa diferença de escalonamento na caixa de marchas, dava uma falsa impressão de motor mais forte...

A questão do Gás também é uma incógnita, é certeza que em 96 eram todos atualizados mas antes disso não, alguns sim outros não...

Um detalhe que pra mim muda bastante com relação a linha 95 comparado com a anterior é os bancos, antes eu achava que não, mas os bancos iguais aos do vectra proporcionam um conforto maior... E acomodam melhor também...

A única coisa que podemos concordar todos é que, o MELHOR Monza que já saiu foi o da linha 93, modelo Classic SE com injeção MPFI, este era completo de tudo e motor de 126cv...

O resto são pequenos detalhes...
a questão do cambio F-18 é muito complexa, já ví muitas vezes falando em autopeças, que os componentes da transmissão são diferentes para os modelos fabricados a partir de 05/1993 (o que indica que foi nessa época que de fato foi adotado o tal câmbio F-18).
A mesma coisa acontece com os bancos mais bojudos que tem nos modelos 1995, já ví Monza 1994 com eles como tbm já ví muitos com os bancos mais finos. O mesmo ocorre com o local em que fica a roldana que regula a inclinação do encosto.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Responder