Bico Injetor - Alcool

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Bico Injetor - Alcool

Mensagem não lida por 500EF »

Fastback escreveu:Resistores?? Acho MUITO difícil. Toda vez que falamos nesse remapeamento eu tenho calafrios. Sempre me lembro do que o Marcel disse a respeito de pessoas que apenas faziam a central "ignorar" os valores do sensor de temperatura e, não duvido NADA que tenham feito isso no meu também. Pois, desde então, o sistema de refrigeração do meu carro ficou meio estranho.
É o que sempre digo... Com raras excessões, jamais se deve mexer na programação original do chip.
Quanto ao tapa no distribuidor, posso manter do jeito que está? Ele tá adiantado quase todo. Faltam milímetros pra ele chegar ao limite...
Sabe em quantos graus está o ponto inicial? É importante descobrir isso...
Já sobre o bico, é preciso usar o bico novo ou um "usado" quebra o galho?
Se você colocá-lo numa máquina de teste e estiver com vazão e estanqueidade bons, tudo bem... os meus bicos vermelhos de Omega eram usados. Só que precisei de 6 para encontrar 4 bons (2 estavam bem ruins)...
Achei um usado no mercado livre por R$ 100,00. E também um NOVO por R$ 190,00,
Caro e caro... hehehe
além daquele que você mesmo deu a dica num tópico por R$ 150,00, só que entrei em contato com o cara lá e até agora ele não me deu retorno.
Liga na BHZ (31) 3029-2929. Paga R$1,00 da ligação e economiza um monte... hehehe

Para tirar a dúvida, liguei novamente lá agora.

O bico branco, 4864, original Delphi, está por R$ 132,00.

Para quem é daqui, dividem em 2x no cartão.

Para quem é de outras cidades, tem que depositar o valor na conta deles + 30,00 do sedex
(aí, como vai ser a vista, rola de chorar um descontinho... quem sabe??? hehehe)
Estou bastante tentado pelo de 190,00 tendo em vista que geralmente o pessoal pede algo acima de 240 reais neste mesmo bico por aqui. O que vocês acham?
Acho que vou comprar na BHZ e te revender pelos 190,00... brincadeira... hahaha
E o procedimento de troca? É muito complexo?
Nunca troquei um bico num efi. Mas uso um mono na pressurização para alimentar o turbo. Se o suporte for do mesmo jeito, tem uma chapinha em forma de "U" (funciona como um grampo) que prende o bico no suporte e esta chapinha é presa ao suporte por um parafusinho. Portanto, no meu caso, é só tirar este parafuso, fazer a chapinha "U" correr para o lado até sair totalmente do bico e depois puxar o bico para fora (ele fica preso só por pressão do anel de vedação que tem na ponta dele. Cuidado para ele não cair lá dentro).
Mesmo assim, ainda acho melhor trocar a central... Assim terei certeza de que posso aproveitar o sistema de partida a frio! Vou ver se faço alguns testes com a minha central atual. Até onde pude notar, PARECE que já tem alguns fios "pré-passados" até a caixa de fusíveis. Até o conector da bombinha da partida a frio já está no lugar certo! Sendo assim, bastaria um pouco de paciência pra descobrir de onde vem e pra onde vai cada fio pra tirar a gambiarra atual de lá e fazer um sisteminha original. :smt023
Tem tudo para dar errado, pelos motivos que já expliquei. Mas... o máximo que vai acontecer e ficar embaralhando, cuspindo álcool pelo escape e contaminar seu óleo com álcool, te obrigando a trocar o óleo mais cedo por isso... :wink:
Quanto ao motor "a alcool", além dos pistões, seria preciso aquecimento no coletor?
Segundo o diagrama da central, a ÚNICA diferença entre as centrais de alcool e gasolina é justamente o injetor. Dá uma olhadinha no esquema da Multec pra você ver... Se não tiver, clica aqui para baixar. Como dá pra ver, de diferente (digo, especificado com a palavra ALCOOL entre parênteses), é apenas a bombinha, a solenóide e o relê em si. Já o aquecimento do coletor não vem específico, e ainda é junto com o aviso de alta temperatura.
Vai com calma... troca o bico e a central e acerta o ponto inicial primeiro. Se quiser mais, depois mexe com pistões... isso é caro... e tomando o meu carro por base, você não vai querer fazer :wink:
Esse bate papo está sendo bem produtivo. :smt023
:smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

Sim, a parte dos pistoes eu imagino o quanto deva ser caro. Se o motor do Landau eu nunca tive coragem de abrir em quase 3 anos, por que abriria do Monza que ainda funciona belezinha? :smt017 Sem dizer que aqui é complicado encontrar algum mecânico de confiança.
Esse lance com a minha conversão é um exemplo perfeito. Os caras, até então, eram referência em injeção e carburador. Falava em regulagem ou coisa parecida, os nomes dos caras estavam no topo da lista. Aí, tu faz um serviço aqui, outro ali, começa a dar um dinheirinho pra eles e os caras te atendem na maior boa vontade. No primeiro problema que pode significar refazer serviço, os caras fazem cara de c..., viram as costas e te mandam procurar um eletrecista. Aconteceu comigo, aconteceu com o Thiago... Trocaram o carro dele todo pra descobrir que a bobina estava dando retorno.
Agora eu pergunto... Como os caras com uma ... aparelhagem não detectam uma coisa dessas? Não seria um procedimento BÁSICO se testar uma bobina? :smt014
Mesmo assim, a parte "mecânica" do sistema, eu vou deixar mais pra frente. Talvez, se for mexer com MegaSquirt mesmo, ai eu vejo isso...

Sobre o coletor aquecido, voces tem algo aí falando dele? Queria saber do seu funcionamento. É uma resistência que atravessa o mesmo aquecendo-o?

500EF, dá uma lida na MP depois!

Abraço!
Fastback

Ah... Outro detalhe importante! As velas...
Achei umas da NGK, BPR7E na jocar por 36 reais. Esse é o preço mesmo? E a vela, é essa mesma?

Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Fastback escreveu:Ah... Outro detalhe importante! As velas...
Achei umas da NGK, BPR7E na jocar por 36 reais. Esse é o preço mesmo? E a vela, é essa mesma?

36,00?? caro.
Na Accioly original tá 7,00 cada AC Delco equivalente ao NGK Green.
Monza alcool não é BPR6EY??
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fastback

Se você não sabe, imagine eu... :mrgreen:
Lá na jocar, a BPR5EY é a gasolina.

Veja só:
Vela de ignição - NGK - Monza 1995 Sedan GL 2.0 EFI 2P - Uno 1.3/1.5/1.6-Pampa 1.8-Gol 1.6/1.8 /96 - ... - green - gasolina - jogo - BPR5EY
R$ 38,00

Vela de ignição - NGK - Monza 1995 Sedan GL 2.0 EFI 2P - Astra 00/-Kadett-Ipanema-Monza-147-Uno /00-... - green - àlcool - jogo - BPR7E
R$ 36,60

Alguém pode confirmar a informação? :|
Fastback

Galera, olha só... Navegando pelo mercado livre, encontrei um vendedor chamado Eletrocarsp que vende o kit de velas e cabos.
Particularmente, achei meio caro mas o que foi realmente útil foi a tabela com os tipos de velas e cabos do Monza que eu peguei e vou compartilhar com vocês:

http://www.ziddu.com/download.php?uid=a ... oYqqgnJSo5

Juntei tudo no Excel e depois fiz um PDF pra ficar mais leve e todos terem a oportunidade de ver.
Quem não tiver o Adobe Reader (Acrobat), pode baixar um programinha BEEEEM mais leve pra abrir o arquivo:
http://superdownloads.uol.com.br/downlo ... df-reader/
Testei aqui e funcionou sem problemas.

Marcel, acho que essa BPR7E é a do Monza a alcool...
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

É Fast, a vela do monza alcool é a BPR7ES11...consta no Manual. :mrgreen:

Vc vai trocar as velas do seu pelos do alcool?

A Fiorino que uso, é chipado p/ alcool, tá com velas Gasolina BPR5EY funciona bem. Um dia testamos do alcool ficou pipocando....Eu acho que vela álcool só trabalha bem com pistão à alcool. Bom, isso foi na Fiorino, no Monza não sei como vai se comportar.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Fastback

É... Essa era a idéia mas, o 500EF me alertou que essa troca só deveria ser feita caso a de gasolina não ficasse muito bem com as mudanças na mistura.
Sendo assim, como ele sugeriu, vou testar com o bico novo pra ver como fica, já que o carro pode ficar falhando (mesmo que de forma imperceptível) e consumindo mais, assim como aconteceu com a Fiorino aí.

O que me deixa curioso é que um conhecido meu, que comprou um GLS 95 vinho muito bonito, também fez o mesmo serviço, porém já na hora da conversão trocaram o bico e as velas e, segundo ele, o carro está perfeito.
Vou fazer o teste só do bico pra ver no que dá!
Responder