Motor 2.4 8v Cabe?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor 2.4 8v Cabe?

Mensagem não lida por Rafaelo »

o 2400cc, é um motor 2000 com quase 1 cil de 500cc a mais a toa pra encher. ou seja quase um 498ml X 5

o 2.0 em especial o n20xf ja oferece 20kg com so 11.5:1 alcool em uma ECU flex. agora imaginem com 14:1 alcool so ae ja vem 22kg, colocando uma polia reg e programando corretamente pra favorecer o torque é capas de passar de 23kg com mais economia, menos RL que um 2.4 por isso que pra mim nao vale nem um pouco apena um 2.4 so tem uma TAG bunita

comando esportivos nao favorecem torque devido o alto overlap, entao o original é o mais indicado.

so tem uma coisa a caixinha F16 vira farelo com 24kg de torque bruto em baixa rpm, senao souber usar vai quebrar, e andar com um carro se "policiando" nao é um carro de passeio. a caixa pra esse motor é a F23 uma caixa muito robusta e grande,so que parece que tem que adaptar ja que ela nao tem o "perfil original" da familia caixa F1x, tem um volante bastante generoso tb.

isso mesmo favoreto, tanto é que esse ,motor N24XF é o basico da S10 por algum motivo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

então galera quero subir mais um poko a potencia do meu carro n medi ainda mais acredito que esteja com 140cv,queria algo em torno de 180cv sera que da pra tirar mais coisa do meu motor?to pensando em add um comando 272 + polia sera que chego perto?

ja deixei pra la esse 2.4 um 2.0 da pra tirar um caldo,então vrsilva to querendo montar um aspro dia/dia.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

140 na injeção original EFI????

Se sim duvido muito...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
rafael_club

sim na efi,digo isso pois tenho amigos que tem carros 2.0 agente puxa nos finais de semana e um deles tem um astra flex 140cv ja puxamos uma vez sai junto na 1 e 2 mais ele levo porem n sumiu como pensei fiquei vendo ele de perto com meu carro original depois que instalei o coletor 4x1 e rebaixei 1,5mm do meu cabecote puxamos dnv e andei na frente dessa vez :smt023 sinceramente desde que tinha o meu 2.0 original sempre achei que tinha + cv duvido mt que tinha so 110cv pois ja levei carro com mais cv
vrsilva

Olha Rafael não é perseguição nem nada contigo. Mas esse tipo de comparação não serve como base de estipulação de potência do teu carro. Já dei pau em MOTORISTA de vectra e eu tava de palio 1.0. Assim como já levei pau de um cara com um peogeot 1.6 e eu com o monza. Acho isso muito relativo e nada conclusivo. Tinha que ter medido no dyno aí sim. E tem mais, Monza tem 110cv no motor não nas rodas, pois a transmissão rouba potência. Se colocar um monza original no dyno vai dar por volta de uns 90cv nas rodas. Sei que você mexeu bastante no seu monza legal um dia eu farei também, quero com pelo menos 150cv. Mas tenho ciência total que só é possível isso com mpfi e mega squirt. Sinceramente essas modificações que tu fez não trazem mais do que uns 20cv o que já é MUITA coisa. A grande vantagem que você teve foi melhorias no TORQUE e na curva do mesmo mas, não significa que ganhou potência. Não se esqueça que potência é torque x rpm. Trazer a curva de torque para baixo pode até diminuir a potência em cv. Basicamente trazer a curva de torque pra baixo diminui a potência em alta e aumenta o torque em baixa, subir a curva de toque diminui o torque em baixa e aumenta a potência do alta. Como se faz isso? A maneira mais fácil é com uma polia regulável. Por isso que carro com comando de válvula variável é muito melhor, pois ele fica a todo tempo mexendo na curva de torque conforme descrevi acima, e se for com comando duplo variável então melhor ainda, e a perfeição de um cabeçote assim é o ivtec da honda, varia tempo e duração independentemente na admissão e no escape. Não é atoa que o civic 96 vtec 1.6 tinha incríveis 160cv, mais potência que o vectra gsi que é 2.0, equiparavel a um marea 2.4 20v de 5 cilindros. Cabeçote é tudo num motor, bloco é base, define praticamente se o projeto vai aguentar ou não e claro a cilindrada mas, quem vai tirar proveito ou não é o cabeçote. Você deve estar se pensando agora, então os motores gm são ruins? Eu respondo que não, são bons na média, mas que a gm não se esforça pra fabricar um motor forte isso é verdade. tenho certeza que seu carro está bem forte mas você teve muito mais vantagens em outras coisas que só potência, ganhou primeiramente mais torque, deve ver melhorado a curva deixando ela mais homogênea, linear e plana o que é uma grande coisa, fora o melhor proveitamento de combustível e ganho em economia mas não acredito que tinha passado dos 125cv. Pra quais mais que isso só com uma central ... e mpfi aliás tudo tem seu limite né. Coitado do efi empurrar 150cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

140cv num efi so com 4X1 e uma taxa que deve da 10,3:1 nao consegue 140cv nem pensar... a diferença é pra quase 30cv. faço votos oque o Vinicius disse, esse tipo de comparaçao nao é cientifica ou seja nao é valida. coloca o carro no dinamometro e mostre o laudo. ja viram "corrida" dragster onde eles tem a mesma potencia, mesmo peso? tem sempre 2 vencedores? ou quem larga na frente ganha? acho que isso explica tudo.

é claro que oque tu sentiu no teu carro foi um aumento de torque/potencia isso é fato. agora, quanto aos numeros ta muito puxado. falando em potencia, se voces acham que oque diz o manual do monza é a potencia real voces estao completamente enganados. primeiro que essa potencia é de motor, segundo que o combustivel usado em teste é puro, terceiro motor usado perde rendimento ao passar dos anos... e aidna tem a variaçao do combustivel da rua que nao é padronizada.

entao a base nao pode ser feita tipo assim: 116cv + tanto(melhoria)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club

ja eu acho que os carros antigos divulgavam porencia menor que a real concerteza tem varios ex ae esses carros não tem so essa potencia nunca,enquanto a andar anda quem tem mais motor se ambos forem bons no volante mais irei passar no dyno pra ver to curioso pra ver o resultado até hj n vi nehum dyno aki na cidade :D
vrsilva

Ayrton Senna que o diga, corria com carros piores que os concorrentes e mesmo assim ninguém segurava ele, NINGUÉM!
Responder