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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 04 Out 2013, 18:29
por Rafaelo
acho mais facil tu leva na retifica e fazer tudo la. ficar indo em picotes acaba saindo mais caro. tudo isso que falamos ate agora se acha na retifica
Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 04 Out 2013, 20:39
por eduardo_saura
frfavoreto escreveu:Aqueça o bloco nas proximidades desses parafusos, depois coloque uma pedra de gelo na cabeça do parafuso e tente removê-lo com a chave de fenda, talvez consiga. Geralmente faço isso e funciona porque somente o parafuso se contrai e sai com facilidade. Tente fazer uma fenda mais profunda no parafuso.
Esse tubo de água você deve retirá-lo batendo pelo lado onde fica a bomba d'água. Ele vai sair pelo outro lado.
Qualquer retífica tem banho químico e isso retira apenas ferrugem e manchas de óleo encrostadas. Fica tranquilo que com relação às camisas não vai acontecer nada não.
Blz Favoreto! O que me preocupa nesse tubo, é que parece estar fusionado no bloco. Coloquei bastante WD e deixei lá para ver se ajuda um pouco.
Rafaelo escreveu:acho mais facil tu leva na retifica e fazer tudo la. ficar indo em picotes acaba saindo mais caro. tudo isso que falamos ate agora se acha na retifica
Mais fácil e barato é, mas aí perde a graça Rafaelo! O gostoso é nós mesmos fazermos. Estou adorando desmontar o motor

Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 04 Out 2013, 23:28
por Rafaelo
bom ae é outro departamento hehehe, veja ae as dica ve se consegue em casa fazer isso.
Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 05 Out 2013, 17:39
por Hartz 86
Eduardo,
já tentou dar uma pancadinha com uma punção e martelo em cima da cabeça dos parafusos do suspiro?
Às vezes o parafuso "acorda" entendeu? Só não vai descer o cacete!! Vai de boa.
A chaveta é como o Carlos e o Rafaelo disseram, pancadas alternadas pra um lado e outro, ela tem que ceder.
O cano da saída da bomba tá todo carcumido, então não tenha pena, arranca ele na marra.
Faz como o Favoreto disse, bate de dentro pra fora.
Tem um vídeo muito interessante do Denis mostrando isso, é um Corsa, mas o sistema é semelhante.
Ta aí o link:
https://www.youtube.com/watch?v=rV7sPdxfKIk
Quanto a banho químico, só na retífica mesmo, eles têm o procedimento e os produtos corretos.
Abç! :smt023
Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 05 Out 2013, 18:07
por Rafaelo
vo colocar a imagem do meu bloco que é iqual ao teu nesse sentido, assim fica facil a visualização de onde bater pra arrancar o tubo. bata nesse sentido "dentro pra fora" nas bordas que sai se despedaçar todo... a peça tu mesmo troca, aquecendo o bloco e colocando o tubo prensando ele com um toco de madeira.

Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 05 Out 2013, 18:41
por frfavoreto
Esse parafuso allen dentro do compartimento da bomba é o famoso parafuso que permite mistura de água com óleo? Qual a função dele?
Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 05 Out 2013, 22:04
por eduardo_saura
Hartz,
tentei assim e não saiu. Vou tentar aquecer com o maçarico para ver se solta.
A propósito Hartz, futuramente, quando eu começar a mexer no interior do meu Monza, precisarei da sua ajuda. Lembro que você adaptou como se fosse duas buchas no pqp que estava quebrado do Monza do seu filho. Já procurei aquelas buchas para comprar e não encontrei. Aí no caso se você puder, eu te deposito na sua conta o valor das peças, do correio e você envia para mim.
Rafaelo,
Que beleza de bloco! Esses blocos novos não são mais de ferro fundido?
Obrigado por ensinar o macete do fogo no bloco para encaixar o tubo novo :smt023
Favoreto,
Boa pergunta! Cara, acredita que o meu está tão enferrujado que nem tinha reparado!
Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas
Enviado: 06 Out 2013, 02:12
por Rafaelo
Eduardo ainda sao do mesmo material, o material nao teve mudança nesse motor fase 3. sem duvida, deu ate pena de ligar hehehe queria ele lindo pra sempre. mais motor é motor ne sao peças mecanicas nao tem jeito. sao feita pra trabalhar
o meu bloco novo levou banho de verniz industrial no metal exposto. dessa forma nao enferruja e fica bunito como novo. é um verniz especial usado em maquinario industrial, peguei emprestado hehehe. o meu ja pegou agua e umidade pode escorrer a vontade agua que nao enferruja. depois te passo a dica do material, tu pode passar no teu por fora e deixar novinho o metal externo brilhoso "pra sempre". so passa no metal nu no caso... acho que ae nessa foto ainda nao tava com o protetor, mais passei por ae tb.
o produto suporta a temperatura do motor sem descascar e é um verniz extra fino, nao tem nada a ver com automotivo.
blz, que precisar so chamar