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Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 23 Set 2013, 18:47
por Luiz Carlos (Rio)
LUIZ CARLOS c ta sendo otimista com nosso amigo, pior que ficar na rua é o risco de QUEBRAR VALVULAS,ENTORTAR,QUEBRAR COMANDO,BALANCINS c pegar no pistao, quebrar biela, c nao quebrar biela, mas o pistao "bater" na valvula, desalinhar o virabrequim etc, etc,etc.
Eu li aqui no fórum que no motor 2.0 à gasolina não existe o risco citado acima.
Não sei se é verdade.

Abs

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 23 Set 2013, 18:58
por Luiz Carlos (Rio)
everton sh

De fato sua correia de acessórios está chiando demais.
O chiado que eu citei do meu carro depois da partida não é nada perto disso.
A mim me pareceu que seu alternador está desalinhado (muito desalinhado) em relação às outras polias.
O ruído provavelmente é causado pela lateral da correia roçando na beira da polia do alternador.

Verifique se o alternador está fixado de maneira correta, e se a polia do mesmo é dele mesmo (caso tenha sido feito algum serviço no alternador.

Nota: Eu não gosto de tensionar demais a correia de acessórios, visando a maior durabilidade dos rolamentos envolvidos no sistema (alternador, bomba dágua e bomba da DH), bem como da própria correia.
Então, prefiro que a correria dê uma chiadinha nos primeiros minutos de funcionamento do motor, quando a carga do alternador é máxima, do que ter um sistema totalmente silencioso o tempo todo, com as consequências citadas.
Opção minha mesmo. :lol:

Abs

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 23 Set 2013, 21:16
por Danieldsa15
Pelas imagens eu já achei que o tensor está desalinhado do resto! Deve estar sem aquela arruela de espaçamento do tensor, se for esse caso o tensor pode estar raspando na capa da correia dentada, já vi muitas capas no ferro velho em que aparece a marca do tensor! Pode ser que a correia esteja com pouca tensão, da primeira vezes que tensionei, deixei com pouca tensão e faz um barulho similar!

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 23 Set 2013, 21:40
por DÉCO
.

É realmente tem que dar um troféu pro seu reparador :smt021 Onde ja c viu falar que uma barrulheira destas é normal (desculpa o desabafo, mas eu fico pu... :oops: com isso !!) mexo sempre num classic se 92 e é absolutamente silencioso.

Everton. tive a impressao de que a capa da correia de instrumentos ta "pegando" no esticador da correia (pode até ser sombra) mas vi um desgaste no 1° video entre o esticador e a capa da correia dentada.
Esta correia de acessorios custa muito barato (troquei do classic se de uma amiga estes dias) só o esticador que custa uns 60,70 conto, mas c fosse meu, trocaria os 2,
porem SÓ TROQUE o que tiver certeza que é preciso.
observe que seu esticador esta totalmente desalinhado da correia (era pra dar para ver pelo menos 1mm dele pelo lado de fora) ou seja a correia deveria estar no "meio" do esticador "sobrando" nas duas laterais dele.
Realmente podem ter apenas "tensionado" (esticado) demais a coreia.
O certo para "apertar" ou "afrouxar" o esticador (tensionador) é usar uma ferramenta específica, mas é possivel fazer a operaçao com uma 13 e uma 19, mas o correto SEMPRE é usar a ferramenta certa.
Independente de resolver o problema, seria sensato pelo menos "reposicionar" o esticador de forma que a correia fique "no meio" dele .
Tem que ser verificado o alinhamento de todos os acessorios (bomba DH, alternador) e deixar tudo alinhado pois c nao tiver vai causar um desgaste prematuro da correia e na minha opiniao, quando quebra uma correia é totalmente IMPREVISIVEL o nivel de destruiçao que pode ser gerado por uma correia que trabalha com um torque elevado, como essa. (pode nao acontecer nada, como pode ate causar a "quebra" da correia dentada que "anda" do lado dela)
C nao me engano a ferramenta correta para um perfeito tensionamento é esta (eu procurei em varios mecanicos e nao achei)
http://www.sejalojas.com.br/imagem/inde ... 131196.jpg
Imagem

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 24 Set 2013, 00:07
por jshawk
No vídeo da para ver que a correia ja ta surrada demais...
Troque o conjunto...

[]'s

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 24 Set 2013, 10:01
por everton sh
Ai pessoal, hoje vou levar o monzão numa oficina bem perto d casa, chamada bonilha, pelo o q eu axei na internet parecer ser confiavel, assim q der eu mando os resultados do diagnostico.



valew abs.

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 11 Nov 2013, 20:44
por bruno Montanha
Olá eu tenho um monza e eu troquei duas vezes já a correi de acessórios dele e ela estoura desfia o que pode se me ajuda ai . agradeço dez de já

Re: Barulho na correia dentada

Enviado: 11 Nov 2013, 21:21
por DÉCO
bruno Montanha escreveu:Olá eu tenho um monza e eu troquei duas vezes já a correi de acessórios dele e ela estoura desfia o que pode se me ajuda ai . agradeço dez de já
.
O Bruno, primeiro, seja bem vindo !!

O carro da minha amiga é igual ao seu, e tava com o mesmo problema.
Pode ser Tensionador (esticador) da correia muito desgastado, ou alguma polia desalinhada (no caso dela era as duas coisas !!)
O desgaste excessivo do tensionador, faz com que ele "incline" par frente, forçando a correia para fora, e quando isso aconteçe a correia "sobe" na polia e defia e em seguida quebra.
No carro da minha amiga, a peça que vai no suporte do reservatorio da direçao hidraulica, que tambem é o suporte do alternador, é uma peça que fixa esta da foto no cabeçote :
Imagem

ESTAVA QUEBRADO, tive que fazer um, e tem outra, esta peça da imagem nao é facilmente visivel, ela fica abaixo de onde fica o reservatorio da DH, e o que tava quebrado era um tipo de um L de aluminio que vai do cabeçote até ela e nao deixava a correita alinhar de jeito nenhum, nao encontrei a peça e tive que "construir" uma outra de outro material.

VALE REVISAR TODOS PARAFUSOS DESTA PEÇA DA FOTO, pois ela é móvel !!

Pô Bruno, nao vai assustar c for mta informaçao pra sua cabeça :lol: vai acostumando, com o tempo c vai entender tudo, pode apostar !!
c tiver dúvida, pergunta, mesmo c vc achar que a pergunta é boba, afinal ninguem nasceu sabendo, né e aqui é o lugar de nós aprendermos :D