Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por RicardoDS »

Sem abrir o motor, não existe nada a se fazer que vá compensar o custo.

Para turbo teria que destaxar o seu motor, colocando os pistões do monza a gasolina.
Para fazer um aspro precisa, no mínimo, colocar um comando mais bravo, melhorar a alimentação, melhorar a ignição, aumentar a taxa de compressão.

Escape só vai mudar seu ronco, e dependendo de como mexer nele, sua curva de torque pode se alterar um pouco, perdendo torque em baixa.
Filtro esportivo desses baratinhos só serve para encher de sujeira dentro do motor, um filtro bom seria aqueles da K&N. Mas só o filtro não basta, tem que colocar ele em um local que a tomada de ar seja a mais fria possível.
Sem falar que com o comando e alimentação original do seu carro, ele não vai aproveitar em nada o filtro esportivo.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Malagoli »

Caramba, mecher em um OHC é mais difícil do que eu pensava..

Vou acabar fazendo o seguinte:
Andar com meus 95 Cv, sem alterar, e regular o Carburador o melhor possível, limpar todo o sistema de alimentação, e colocar umas belezuras apenas no visual dele...

Começando no Escape:
- Ele é original, e está muitissimo novo.. então vou mudar apenas o Silencioso, colocar um deste:

http://www.vtuning.com.br/eshop/product ... cts_id=136

Isso é um abafador com saída de 4", creio que vá deixar o barulho ao menos um pouco mais bonito que original...

Depois colocar rodas, sou apaixonado com as esportivas...

http://www.vtuning.com.br/eshop/product ... ts_id=2192

E o resto será em persolalisação interna.. como Som (Melhorar ainda mais), colocar pedaleiras esportivas e manoplas (Sparco ou MOMO)... e mais pra frente, quem sabe um volante também;

Oque acham??
:smt023
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Perfeito, regula certinho o carburador que fica muito bom!
O dia que você decidir abrir o motor, daí aproveita e vê uma preparação legal. :smt023

Quanto a personalização, sou meio xiita nesse assunto :lol: ... eu trocaria apenas as rodas e talvez o silencioso.
E deixaria o som de acordo com a necessidade :smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, que silencioso caro, :shock: hehehe....

Já que é pra opinar, seguem minhas considerções :D : Escapamento, deixaria original, acho muito bonito o barulho do monza, bem silencioso....
Ou mandaria fazer um bom escapamento de 2,5" ou 3"... e um bom coletor tbm, vai sair um pouco mais caro que esse silencioso que vc quer colocar.... mas acho que seria mais negócio, o carro já ficaria bem mais "livre". Dá uma olhada no link do monza 500EF turbo... vc vai ver que ele tirou o intermediário e mandou fazer um silencioso bem parecido com o original... e usou um cano de 3" com curvas prontas. O ronco do carro ficou mais grave, mas nada de absurdo, segundo Eduardo, dono do carro.

Rodas realmente dão uma vida pro carro. Mas o monza é um carro meio "chato" com roda... não é toda roda que combina com ele, na verdade são poucas, minha opinião... as vezes a gente vê uma roda e acha linda, mas quando coloca no carro... fica horrível. As rodas que eu acho bacana no monza, são as da linha GM mesmo... tipo as 15" do astra CD(raiada), as 15" da meriva, as 17" do vectra elite... as 16" do vectra elegance...E algumas outras... tipo a PACE da TSW... tinha umas 17 no meu carro parecidas com essas....as FLY tbm são lindas! e tem uma roda antigona da binno, que eu acho linda demais!!! essa roda marcou época.. são as boca de fogão, conhecidadas como aranha tbm... em monza caixote e chevette ficam perfeitas... Pena que tenham um defeito no prejeto e racham com facilidade :(

Quanto ao interior do carro, eu acho bacana um interior BEEM original, com tudo no lugar, direitinho.. sem nada quebrado ou rasgado... mas nada de muito enfeite :lol: .... no meu carro só coloquei as maçanetas internas cromadas... somente isso. O resto, está original.

Quanto ao som, eu acho bacana... ai vc tem que fazer um som que atenda as suas necessidades.. se vc gosta de som pra fora(trio) ou se curte mais um som interno... tem que ver isso :D

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Minha opinião sobre o assunto, essa ponteira ai, digo, silencioso, não vai combinar com nada no monza. Ele fica bem em carros pequenos, ou baixos, tipo, aonde ele fica escondido, mas no monza, a traseira é mto elevada do chão, então vai ficar um tanto estranho pois da pra ter tudo abaixo do monza. Quer mudar o ronco, coloque um turbão, que é pequeno, fica bem escondido e não estraga nada. Essa saída desse silencioso, é reta, ou seja, tu vai ter que botar a ponta dela abaixo do teu parachoque, pois senão os gases em alta temperatura vão pegar na lataria, mesmo que de raspão e isso vai estragar a tua pintura, ou seja, nada feito. O turbão é voltado para baixo. Entendeu agora, com esse esportivo ai, vai ter que ficar mto abaixo, vão ser 4" pra baixo da lataria, e quando for passar em um quebra-mola (lombada) vai raspar legal!!!!! Pense melhor sobre isso!!!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Fotos de um monza com as rodas aranha/boca de fogão:

Imagem
Imagem

Eu acho essas rodas mt bonitas... pena que tem esse defeito de trincar com facilidade :(

E ai tá uma foto da maçaneta cromada que coloquei no monza, não sei se vai dar pra vc notar... pq ficou meio longe, depois tiro uma foto melhor.. Coloquei nas 4 portas, mas o aro deixei preto mesmo... pra seguir o mesmo padrão dos vectras mais novos, por ex.

Imagem
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

Thiago.Classic escreveu: Essa história de filtro de ar, escapamento... é tudo conversa fiada. O que vc consegue, é deixar seu carro mais "solto", claro que dá a impressao que ganhou potencia, mas na verdade o carro só está "respirando melhor". Melhora, sim, o desempenho, mas nada que vá fazer vc ganhar potencia.

E, todo carro turbinado é, automaticamente, transformado para álcool. O motivo disso, é que o álcool queima mais rápido que a gasolina. Essa diferença de tempo de combustao faz a gasolina ficar inviável para carros turbo.
Escapamento faz uma GRANDE diferença na performance do carro. A tubagem de escape de um Monza 2.0 chega a roubar de 5 a 7 cavalos, e deixa o motor mais lento para subir de giro. O uso do filtro esportivo só faz sentido aliado ao escape (filtro esportivo sozinho não adianta nada), dá pra ganhar uns 8 cavalos aí de brincadeira (uns 6cv no 1.8 ), e o motor vai subir de giro mais rápido, ficar menos amarrado em alta... enfim, vai melhorar nitidamente a performance.

E engraçado dizer que gasolina fica inviável para carros turbo, sendo que quase todos, senão todos os carros turbo de fábrica comercializados até hoje no Brasil rodam na gasolina. E você fez confusão quanto ao tempo de queima. A gasolina queima mais rapidamente, o álcool é mais lento, pois tem menor poder calorífico, e consequentemente, maior resistência à detonação. Uma característica está ligada à outra. O álcool é mais usado em carros turbo justamente por sua maior resistência à detonação, e ainda traz outra vantagem: por ser hidratado, refrigera as câmaras de combustão de maneira mais eficiente do que a gasolina :wink:
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Malagoli »

Galera...
Vocês sabem onde posso comprar um "Kit" Turbo pro meu carro?
To querendo olhar umas coisinhas aqui... e já pensei em uns "esquemas", como re-fazer todo o escape do carro, mas não quero isso sem um motor envenenado... nada de rebaixar cabeçote, se for mecher pesado no motor tem que ser bem feito, e não gambiarra;

Preciso de um modelo de Turbina que funciona perfeitamente com o Brosol 2E, e o motor original do Monza 1.8 Alcool (Se necessário troca de pistão, quais eu deveria usar? Quanto fica?)

Se poderem passar preços e Links, agradeço! To cansado de ficar vendo meu conta-giros demoraannnndo pra subir, eu quero torque!!! hehe

Alguem que sabe fazer, posta ae um "mini-orçamento", mesmo tendo que abrir motor, trocar piston, bla bla bla... e todas as dicas necessárias;

P.S.:
1- Tem como regular o Turbo pra "ligar" só acima de 3.000 RPM? Senão vai beber horrores andando na cidade, e eu quero o Turbão só para brincar em Estradas mais desertas, e na calada da noite, claroooo :mrgreen:

2 - O Turbo pode danificar meu Motor? Tendo em tese que eu ando 200 Km por mês.. meu motor duraria muito??

:smt023
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Responder