gastando so uma pastilha de freio

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: gastando so uma pastilha de freio

Mensagem não lida por DÉCO »

rafael_club escreveu:carlos to trocando melhorando meu sistema de freio por um de 256mm do vectra/astra ja comprei pastilha+discos ventilados ae fui no ferro velho e um rapaz tem as pinças dianteiras la pra vender do vectra 97 ae vo teq comprar a mangueira do freio do vectra 97 neh?enquanto ao fluido irei mandar fazer a sangria e continuar usando o dot 4.
Rafael, cuidado para nao esquecer uma coisa importante : Para colocar o sistema do vectra (disco maior) nao pode usar RODAS ORIGINAIS ARO 13 que nao vai caber, tem que ser 14 ou mais.

Troquei semana passada: discos, flexiveis, pastilhas,oleo .

queria colocar do vectra tambem pois pretendo colocar cabeçote roletado e outras "cocitas", mas nao troquei pois nao tinha $$$$ para trocar rodas e pneus :smt011 tive a opçao de rodas de ferro mas abandonei, meu carro nao é mto alinhado e ia ficar estranho com rodas de ferro preto fosco, preferi minhas rodas barcelona e sitema original.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Qanto a sua pergunta, Graciliano, vai ter que trocar os reparos do pistao da pinça e lubrificar os eixos dela, nao acredito que tenha problemas no flexivel, senao gastaria as 2 pastilhas, pois quando tem alguma sujeira ou pedaço de borracha dentro do flexivel (ja aconteçeu comigo num fusca que tive) voce pisa no freio e o sitema nao volta, deixando aquela pinça acionada e causando um desgaste prematuro das 2 pastilhas, o que nao é o seu caso, que gastou apenas uma daquelas pastilhas.

O seu caso parece que o eixo onde os 2 lados de uma mesma pinça se movimentam esta engripado acionando apenas o lado que tem o pistao, e consequentemente causando desgaste de um lado só.
ao abrir vc vai observar que existe um "guarda pó" para este eixo e c ele sair, a agua, com o tempo pode engripar o sistema como é o seu caso.

Sabe que talvez seja só limpar e lubrificar o eixo e trocar as pastilhas que o problema ja se resolve, mas vai depender das condiçoes que esta todo o sistema, principalmente os guarda pós , depende do caso vale a pena ja aproveitar (de acordo com a realidade observada) trocar tudo que for necessario.

Eu mesmo estou pagando o preço de ser preguiçoso : nao troquei o reparo do pistao da pinça ao trocar o disco e as pastilhas, resultado, ta "segurando" o freio e esquentando muito,(e aumentando o consumo), mesmo em trajetos pequenos, c nao melhorar vou ter que abrir tudo de novo :smt021 e trocar os reparos. BEM FEITO PRA MIM :lol: :lol:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
Graciliano
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Graciliano »

com certeza deco! mas como faço p retirar o pistao! desmontar a pinça
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

então deco meu monza club tem rodas 14,mais vlw por avizar cara :D
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Motor: 2.0
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Graciliano, pra trocar o pistao vc precisa retirar a pinca do lugar e desmontar por completo.
Existem 2 kits, O original vem completo com pistao custa uns 80 reais cada lado (160,00 o par) e outro só as borrachas sem o pistão (marca paralela) custa uns 15 reais o par.
O ideal e desmontar primeiro pra ver como está o sistema, talvez nao seja necessário trocar o pistão.
Independente disso, ao fazer a manutenção aproveite e troque os flexiveis, são baratos, e tambem o fluido de freio.
Como fez esse barulho ferroxferro deve ter estragado o disco de freio, se tiver mesmo vai precisar trocar tambem.

se precisar de ajuda estamos todos ai :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

kaioemmanuel escreveu:Graciliano, pra trocar o pistao vc precisa retirar a pinca do lugar e desmontar por completo.
Existem 2 kits, O original vem completo com pistao custa uns 80 reais cada lado (160,00 o par) e outro só as borrachas sem o pistão (marca paralela) custa uns 15 reais o par.
O ideal e desmontar primeiro pra ver como está o sistema, talvez nao seja necessário trocar o pistão.
Independente disso, ao fazer a manutenção aproveite e troque os flexiveis, são baratos, e tambem o fluido de freio.
Como fez esse barulho ferroxferro deve ter estragado o disco de freio, se tiver mesmo vai precisar trocar tambem.

se precisar de ajuda estamos todos ai :smt023
Veja os custos das peças original na Accioly, onde meu amigo comprou as peças e mencionei lá em cima:

Comprou 4 molas das pastilhas e óleo Varga Dot-4, onde trocamos todo óleo de freio.

Estou com a NF aqui em casa, os valores são os seguintes:

2 - Jogo de reparo: R$103,14 ( Original GM)
2 - Flexíveis de freio: R$51,90 (Original GM)
1- Jogo com 4 molas das pastilhas: R$ 11,00 (paralelo) Original cada molas R$11,00
2- Frascos de 500Ml de óleo de Freio Varga Dot-4: R$21,84

Também tinha o Kit original só com as borrachas e guarda pó, não lembro o valor, mas deveria estar próximo de R$16,00.
Esses Kit's completo ou as só borrachas também é fornecido paralelo pela Varga e pela Controil.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Carlos A. Freire escreveu:
Veja os custos das peças original na Accioly, onde meu amigo comprou as peças e mencionei lá em cima:

Comprou 4 molas das pastilhas e óleo Varga Dot-4, onde trocamos todo óleo de freio.

Estou com a NF aqui em casa, os valores são os seguintes:

2 - Jogo de reparo: R$103,14 ( Original GM)
2 - Flexíveis de freio: R$51,90 (Original GM)
1- Jogo com 4 molas das pastilhas: R$ 11,00 (paralelo) Original cada molas R$11,00
2- Frascos de 500Ml de óleo de Freio Varga Dot-4: R$21,84

Também tinha o Kit original só com as borrachas e guarda pó, não lembro o valor, mas deveria estar próximo de R$16,00.
Esses Kit's completo ou as só borrachas também é fornecido paralelo pela Varga e pela Controil.

Abs,

Carlos Freire
Então Carlos, vi seu post e imaginei que fosse referente a cada lado por ser próximo aos R$80,00 que é o preço aqui onde moro (estou morando no interior atualmente), por isso coloquei o preço que encontrei por aqui, só para o colega comparar.
Esse valor de R$103,00 está muito em conta mesmo para o par.
Eu comprei o KIT somente com as borrachas dessa marca Controil, mas não a conhecia e o vendedor disse ser uma "paralela 1 linha" por isso não fiz menção a ser original.

Só os flexiveis originais que não encontrei aqui, tinha que encomendar e eu queria viajar, então coloquei paralelos mesmo. R$ 25,00 cada.
Azul Atlantis 89 2.0
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Graciliano escreveu:com certeza deco! mas como faço p retirar o pistao! desmontar a pinça
.
Graciliano, para desmontar a melhor opçao é baixar o manual de manutençao do monza (eu tenho um ícone com ele na minha area de trabalho) c vc nao achar o manual do seu ano, procura do 90 que eu acho que tem bastante coisa igual a do seu ano inclusive como desmontar a pinça (encontrei no 4shared) lembre-se é manual de manutençao, nao é manual do proprietário.

Talvez tenha tópico que explique passo a passo, mas eu nao sei onde encontrar.

Mas é bastante simples, tem que levantar o carro(uma roda de cada vez) e calçar ele, pois vc vai ter que colocar a cabeça entre o disco e o paralama e c escapar o macaco,c pode morrer esmagado.

Nao é dificil, só é trabalhoso e minuncioso : chave 13,19,8 fenda grande, oleo, ja poe dot 4 depois que desmontar e limpar talves precise passar, uma lixa fina(muito fina, acho q 1200) na camisa c tiver com borra ou oxidada e com muito jeito para nao diminuir a medida da camisa,lubrificar com o oleo, montar colocar oleo e sangrar tudo, basicamente isso, talvez tenha esquecido algo.

no manual de manutençao só nao explica que tem que lixar, o resto explica tudo.

c vc nao conseguir baixar me manda uma MP que te envio o arquivo pdf por e-mail (tem um lugar que ta escrico que tem ele, c nao me engano é onde fala de manuais, mais eu nao consegui baixar por la. Ufa, cansei de escrever e vc deve tar cansado de ler :lol: vou dormir, amanha tem trampo :smt015
.
Responder