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Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 09 Mai 2013, 20:16
por monzausado
a grande preocupação seria o aumento do consumo de energia, o sistema atual comportaria???

a instalação de uma segunda ventuinha é viável??
sei que teu radiador é muito maior que o do meu, e não tenho acesso a um monza mais novo para poder analisar a situação, mas seria possivel instalar uma ventuinha na frente do radiador empurrando o ar como nos importados???
teoricamente, funcionaria, mas o gerador de carga suportará?

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 07:32
por Carlos A. Freire
monzausado escreveu:a grande preocupação seria o aumento do consumo de energia, o sistema atual comportaria???

a instalação de uma segunda ventuinha é viável??
sei que teu radiador é muito maior que o do meu, e não tenho acesso a um monza mais novo para poder analisar a situação, mas seria possivel instalar uma ventuinha na frente do radiador empurrando o ar como nos importados???
teoricamente, funcionaria, mas o gerador de carga suportará?
Sim é possível instalar uma ventoinha auxiliar. O Diego Paiva e outros aqui do fórum fizeram isso. Segundo eles, a eficiência do A/C melhorou com essa adaptação.

Abs,

Carlos Freire

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 07:50
por xande do abv
Carlos A. Freire escreveu:No meu Monza GLS 96 aciona primeiro a 1ª velocidade, depois de um tempo entra a 2ª. Depois fica alternando entre 1ª e 2ª velocidades. Mas me parece que nos modelos anteriores não é assim. Pelo menos há divergências no funcionamento da ventoinha em outros tópicos passados.


Abs,

Carlos Freire
o meu e assim tambem :smt023 depois que coloquei uma ventoinha nova a 1vel.ta mais forte e ta gelando bem a outra ja devia estar cansada :smt023

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 08:03
por Carlos A. Freire
No meu Monza GLS 96, não tenho deficiência no funcionamento do A/C, mesmo no trânsito. Já tive no RJ em alguns eventos do Monza Clube e em Cuiabá, cidades mais quentes comparado a São Paulo e o A/C não teve problemas de eficiência. Aliás, em Cuiabá não tem como não usar A/C, rsrsrs!!!

A Ventoinha do meu Monza foi trocada a alguns anos atrás por conta de ruídos. Coloquei nova original GM, comprada na Accioly.

Abs,

Carlos Freire

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 08:35
por Leocastro
Bem, deixar o sistema funcionando com a resistência com um jumper, é perigoso e pode sobrecarregar o circuito da primeira velocidade da ventoinha, visto que a corrente é maior, não é apenas teoria, de fato isto aconteceu com o meu SLE 1990, e com um Classic 89 de um amigo meu. Este Classic, estava aquecendo muito o relé da primeira velocidade da ventoinha e, após instalar a resistência, não teve mais problemas.
Se quiser aumentar a eficiência do AC, instale a ventoinha auxiliar! Lembrando que, isso só altera o funcionamento, com o carro parado, andando, a ventoinha auxiliar não faz diferença!

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 09:06
por frfavoreto
Leocastro escreveu:Bem, deixar o sistema funcionando com a resistência com um jumper, é perigoso e pode sobrecarregar o circuito da primeira velocidade da ventoinha, visto que a corrente é maior, não é apenas teoria, de fato isto aconteceu com o meu SLE 1990, e com um Classic 89 de um amigo meu. Este Classic, estava aquecendo muito o relé da primeira velocidade da ventoinha e, após instalar a resistência, não teve mais problemas.
Se quiser aumentar a eficiência do AC, instale a ventoinha auxiliar! Lembrando que, isso só altera o funcionamento, com o carro parado, andando, a ventoinha auxiliar não faz diferença!
A corrente continua sendo a mesma, o que aumenta é a tensão para 12V na ventoinha e consequentemente a potência consumida. Tanto que o circuito das 1ª e 2ª são exatamente os mesmos exceto pela presença de um resistor em série, o que não altera a corrente.

No seu caso pode ter sido algum mal contato. Inclusive quem quiser fazer o que eu fiz tem que fazer direito para não ficar com mal contato, isso sim gera superaquecimento nos pontos de fiação podendo derreter os contatos.

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 09:16
por Leocastro
frfavoreto escreveu:
Leocastro escreveu:Bem, deixar o sistema funcionando com a resistência com um jumper, é perigoso e pode sobrecarregar o circuito da primeira velocidade da ventoinha, visto que a corrente é maior, não é apenas teoria, de fato isto aconteceu com o meu SLE 1990, e com um Classic 89 de um amigo meu. Este Classic, estava aquecendo muito o relé da primeira velocidade da ventoinha e, após instalar a resistência, não teve mais problemas.
Se quiser aumentar a eficiência do AC, instale a ventoinha auxiliar! Lembrando que, isso só altera o funcionamento, com o carro parado, andando, a ventoinha auxiliar não faz diferença!
A corrente continua sendo a mesma, o que aumenta é a tensão para 12V na ventoinha e consequentemente a potência consumida. Tanto que o circuito das 1ª e 2ª são exatamente os mesmos exceto pela presença de um resistor em série, o que não altera a corrente.

No seu caso pode ter sido algum mal contato. Inclusive quem quiser fazer o que eu fiz tem que fazer direito para não ficar com mal contato, isso sim gera superaquecimento nos pontos de fiação podendo derreter os contatos.
Um ohm é o valor da resistência com que um volt manterá uma corrente de um
ampère.
( I ) A corrente é o que flui em um fio ou em um condutor como a água que flui em
um rio. A corrente flui dos pontos de alta tensão aos pontos de baixa tensão na
superfície de um condutor. A corrente é medida em ampères (A).
( E ) A tensão é a diferença em um potencial elétrico entre dois pontos em um
circuito. É o impulso ou a pressão atrás da corrente que corre através de um
circuito, e é medida em volts ( V ).
( R ) A resistência determina quanta corrente correrá através de um componente.
Os resistores são usados para controlar a tensão e níveis de corrente. Uma
resistência muito elevada permite que pouca corrente flua. Uma resistência muito baixa permite que uma grande quantidade de corrente flua
. A resistência é medida
em ohms.

Logo, como tu tinha uma resistência X, mesmo que de pouco valor, e, tirou ela, logo, terá uma baixíssima resistência, aumentando a quantidade de corrente!
Outra coisa, a primeira velocidade, não é só pro AC!

Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha

Enviado: 10 Mai 2013, 10:01
por gabri_hawk
A razão para ela ter 2 velocidades é a variação da pressão do AC. As pressões do sistema de AC (com r134) são de 200 a 250 psi para a linha de alta e de 30 a 35 psi para a linha de baixa. Essas pressões não são atingidas instantaneamente quando se liga o AC. Por isso que alguns carros só armam o segundo estágio ventoinha quando o pressostato de alta sente a pressão aumentar . Com mais ventilação a pressão diminui . O ciclo se repete. Assim você otimiza o funcionamento do AC , não fica com aquele barulho de ventoinha no segundo estágio o tempo todo e economiza combustível pois é menos uma carga para o alternador gerar que faz com que ele pese menos no motor.