O deslocamento vertical da mola provoca mudança da cambagem? Até onde sei, quando a mola é comprimida (o equivalente a estar "cansada") ela apenas desloca a coluna inteira para cima, consequentemente a roda vai junto nesse movimento porém sem alteração na cambagem. Isso é o que eu penso ser.Diego Paiva escreveu:Geralmente quando se tem problema em cambagem, é mola cansada, que baixa, fazendo com que a roda abra. Não necessariamente o conjunto de suspensão estará "torto", hehe.... Muitas vezes, somente uma troca de molas e a cambagem volta pra onde deveria.
Fiz cambagem, será que fiz certo?
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Fiz cambagem, será que fiz certo?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Frfavoreto, sua lógica está errada.
Pense na bandeja de suspensão, fixa na carroceria ou no suporte, que é o caso do Monza. O movimento de sobe e desce é angular, como em um leque. Então, se fizer o desenho desse leque, vai perceber que a roda vai se movimentar alterando o ângulo e ficando mais negativa se subir e mais positiva se descer. Seguindo essa lógica, se as molas estiverem cansadas ou arriadas, a roda vai subir, deixando a cambagem mais negativa.
Um grande exemplo é a suspensão traseira do Fusca e Brasilia, que ao subir ficam muito positiva e ao descer negativa. Claro que no caso do Monza e demais carros não ocorre com tanta movimento na frente, mas é apenas um exemplo para ilustrar o que estou dizendo.
Quando estiver com carro na máquina de alinhamento, levante e abaixe o carro que verá o quanto altera os valores de cambagem. Só como teste.
Abs,
Carlos Freire
Pense na bandeja de suspensão, fixa na carroceria ou no suporte, que é o caso do Monza. O movimento de sobe e desce é angular, como em um leque. Então, se fizer o desenho desse leque, vai perceber que a roda vai se movimentar alterando o ângulo e ficando mais negativa se subir e mais positiva se descer. Seguindo essa lógica, se as molas estiverem cansadas ou arriadas, a roda vai subir, deixando a cambagem mais negativa.
Um grande exemplo é a suspensão traseira do Fusca e Brasilia, que ao subir ficam muito positiva e ao descer negativa. Claro que no caso do Monza e demais carros não ocorre com tanta movimento na frente, mas é apenas um exemplo para ilustrar o que estou dizendo.
Quando estiver com carro na máquina de alinhamento, levante e abaixe o carro que verá o quanto altera os valores de cambagem. Só como teste.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
Durante o procedimento de verificação dos ângulos no equipamento isso é feito com o carro vazio. Deveria então ser feito com pelo menos 2 adultos de uns 80Kg na frente para ficar correto, as molas ficarão na posição de maior uso e os valores mais próximos do uso rotineiro.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Se olhar no manual, indica que esteja completo com todos líquidos e fluídos e com uma pessoa dentro do carro. Mas, jamais isso acontece.
Eu mesmo faço alinhamento com tanque cheio.
A tolerância nas medidas do Monza é muito grande, como já mencionei. Essa diferença não trará problemas com alinhamento.
Abs,
Carlos Freire
Eu mesmo faço alinhamento com tanque cheio.
A tolerância nas medidas do Monza é muito grande, como já mencionei. Essa diferença não trará problemas com alinhamento.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Carlos, aqui em Sorocaba tem uma empresa especializada em alinhamento técnico, no meu ex monza era necessário fazer e eu quase levei ele fazer isso, se não fosse o acidente teria levado...
Nesse meu atual monza está dentro dos parâmetros, nunca que eu deixarei um cara meter um ciborg no meu carro...
O maior problema de comer pneu é ele estar desalinhado com relação ao outro, ou eles podem estar assim \ / ou assim / \ o meu estava aberto, detonou com os goodyear GPS3 que tava no carro...
Nesse meu atual monza está dentro dos parâmetros, nunca que eu deixarei um cara meter um ciborg no meu carro...
O maior problema de comer pneu é ele estar desalinhado com relação ao outro, ou eles podem estar assim \ / ou assim / \ o meu estava aberto, detonou com os goodyear GPS3 que tava no carro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Aqui em São Paulo capital, todas as casas de alinhamentos fazem cambagem e não cobram como alinhamento técnico.
Algumas tem máquinas que dizem não forçar rolamentos outras vemos que vai forçar mesmo...
Abs,
Carlos Freire
Algumas tem máquinas que dizem não forçar rolamentos outras vemos que vai forçar mesmo...
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
vrsilva
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Mas essa que eu mencionei faz da maneira que o Diego falou, é retirado o conjunto do carro e desempenado em bancada, não sei o preço pois não precisei ir lá... mas não deve ser um absurdo não...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Interessante esse tópico.
aqui na cidade nem alinhamento computadorizado tem, imagina cambagem dessa forma de tirar o telescópio. kk
aqui na cidade nem alinhamento computadorizado tem, imagina cambagem dessa forma de tirar o telescópio. kk
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^