ALTERNADOR - Não carrega de jeito nenhum.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ALTERNADOR - Não carrega de jeito nenhum.

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Pessoal o meu alternador é todo novo e revisado e tb tem esses sintomas, ao ligar o AC a corrente cai um bocado e dá para reparar isso no voltimetro do
painel...

O meu alternador foi revisado a 3 dias, regulador BOSCH e rolamentos novos, placa de diodos perfeita e aterramentos 100 % !!! Bateria Moura NOVA com 3 dias de 60ah !!

Na minha opinião esse alternador BOCH de 75ah para o monza com AC é sub dimensionado.... Coisas da G.M.B !!!! Imagina se fosse aquele ARNO de 60ah... Putz só GM mesmo pra meter alternador de litificador num carro !!!

General M.e.r.d.a do Brasil !

Com ctz vai aparecer aqui algum cidadão dizendo que no carro dele tudo funciona perfeitamente..... Pois é !

Pra mim a melhor solução é adotar o alternador 120ah do Vectra...

Parem pra pensar....

Pq a GM colocou esse alternador no Vectra? Pq ele é a evolução do monza !!

o Vectra sanou todos os problemas do monza, alternador ruim, freios patéticos, acabamento de portas que se desfaz com o uso NORMAL, entre outras falhas ridiculas de projeto..

Mas fiquem trnaquilo, em questão de miunutos vai vir alguem aqui defender a GM (General M.e.r.d.a.)

Abraço a todos os monzeiros !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

é só pensar um pouco.

Quantos Monzas existem rodando no Brasil?
Quantos deles foram trocados o alternador dimensionado ao modelo para um de 120Ah?
Quantos reclamam aqui no forum que o alternador do seu/dele Monza não carrega de jeito nenhum?

E por que estes Monzas estavam carregando a bateria até ontem?

Será que é novidade do ano de 2013 e que este defeito não apareceu sem solução desde a fundação de forum?

Alguém consegue dar uma resposta plausível? nem peço que seja convincente pq o convincente leva à solução que está sendo buscada aqui.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

Julio Cesar Ledo escreveu:Pessoal o meu alternador é todo novo e revisado e tb tem esses sintomas, ao ligar o AC a corrente cai um bocado e dá para reparar isso no voltimetro do
painel...

O meu alternador foi revisado a 3 dias, regulador BOSCH e rolamentos novos, placa de diodos perfeita e aterramentos 100 % !!! Bateria Moura NOVA com 3 dias de 60ah !!

Na minha opinião esse alternador BOCH de 75ah para o monza com AC é sub dimensionado.... Coisas da G.M.B !!!! Imagina se fosse aquele ARNO de 60ah... Putz só GM mesmo pra meter alternador de litificador num carro !!!

Com ctz vai aparecer aqui algum cidadão dizendo que no carro dele tudo funciona perfeitamente..... Pois é !

Parem pra pensar....

o Vectra sanou todos os problemas do monza, alternador ruim, freios patéticos, acabamento de portas que se desfaz com o uso NORMAL, entre outras falhas ridiculas de projeto..

Mas fiquem trnaquilo, em questão de miunutos vai vir alguem aqui defender a GM (General M.e.r.d.a.)

Ledo, já foi verificado os aterramentos do motor/caixa, do alternador e do painel?
Se tudo tiver ok na geração de energia e o aterramento estiver deficiente a perda se torna maior quando se liga os consumidores originais do veículo.
Como som mais forte não faz parte do projeto de um carro, o indicado é aumentar a capacidade do conjunto alternador/bateria, assim a oferta de energia é maior.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Julio Cesar Ledo

Cara mesmo com do som módulo desligado, somente som original rolando, AC ligado, com ventilação na posição 2, farol e farol de neblina, e pra piorar pode mete rum desembaceador traseiro se precisar, já cai um belo bocado o ponteiro do voltimetro mas vou medir com multimetro e te digo.... Com o rodar do carro, os valores tb tendem a cair té estabilzar.... Vc liga o carro tá la em cima o ponteiro do marcador depois de um tempo rodando com o carro vai caindo um pouco e estabiliza...

Acho q se o carro tiver C.B, Milhas, Farol neblina traseiro, Painel Digital. pode piorar ainda mais...

Ele até carrega a bateria, mas pra quantidade de coisa q tem no carro, pesa um bocado ! A minha bateria de 60ah é pra tocar tudo isso, talvez com uma de 70ah melhore, mas no sei se o alternador ia dar conta de carregar pra valer ela...

Mas obrigado pelas dicas SLE, muito preciosas !!

=D
sle1989 escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu:Pessoal o meu alternador é todo novo e revisado e tb tem esses sintomas, ao ligar o AC a corrente cai um bocado e dá para reparar isso no voltimetro do
painel...

Parem pra pensar....

Ledo, já foi verificado os aterramentos do motor/caixa, do alternador e do painel?
Se tudo tiver ok na geração de energia e o aterramento estiver deficiente a perda se torna maior quando se liga os consumidores originais do veículo.
Como som mais forte não faz parte do projeto de um carro, o indicado é aumentar a capacidade do conjunto alternador/bateria, assim a oferta de energia é maior.
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 19 Abr 2013, 08:21, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Julio Cesar Ledo

Carrega sim Waldir.... Mas com ressalvas...

Mas é só ligar alguns acessórios que a corrente cai um bocado.... Beirando 12v em muitos casos de veiculos que estão com alternador revisado...

Se vc tiver algum acessório a mais no carro, a situação fica mais complicada...

Mas isso de economizar micharia não é só da GM, todas as montadoras são assim...

Imagine o caso dos Classic SE M.P.F.I com alternador ARNO de 60ah... É ainda mais problemático...

Abraço !
waldir escreveu:Amigos,

é só pensar um pouco.

Quantos Monzas existem rodando no Brasil?
Quantos deles foram trocados o alternador dimensionado ao modelo para um de 120Ah?
Quantos reclamam aqui no forum que o alternador do seu/dele Monza não carrega de jeito nenhum?

E por que estes Monzas estavam carregando a bateria até ontem?

Será que é novidade do ano de 2013 e que este defeito não apareceu sem solução desde a fundação de forum?

Alguém consegue dar uma resposta plausível? nem peço que seja convincente pq o convincente leva à solução que está sendo buscada aqui.

Abs

waldir
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Julio,

A especificação conforme manual 1995/96 é:
bateria sem AC = 45Ah
bateria com AC = 55Ah

Alternador sem AC = 55A
Alternador com AC = 65A
Monza Club = 60A

Este dimensionamento elétrico relativo à carga instalada no veículo "na época" era o suficiente.
O alternador dimensionado para repor a carga da bateria gasta na partida ou lâmpadas sinalizadoras com o veículo parado.
Com o motor ligado o alternador é que mantém o consumo dos periféricos.

Agora, se foram instalados amplificadores de som, lâmpadas com amperagem/W superior ao indicado no manual e se há defeitos/desgaste, falta manutenção, o alternador estará eventualmente sub dimensionado.

Se colocar um alternador de 120A e mantiver uma bateria de 65A poderá 'estrunchar' a bateria. Se optar por uma bateria maior que 75A, não caberá no suporte. Porém, um alternador de 120A suprindo 2 baterias de 60Ah poderá ser a solução sem a redução de vida de uma única bateria.

http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... carga.html

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

waldir escreveu:Julio,

A especificação conforme manual 1995/96 é:
bateria sem AC = 45Ah
bateria com AC = 55Ah

Alternador sem AC = 55A
Alternador com AC = 65A
Monza Club = 60A

Este dimensionamento elétrico relativo à carga instalada no veículo "na época" era o suficiente.
O alternador dimensionado para repor a carga da bateria gasta na partida ou lâmpadas sinalizadoras com o veículo parado.
Com o motor ligado o alternador é que mantém o consumo dos periféricos.

Agora, se foram instalados amplificadores de som, lâmpadas com amperagem/W superior ao indicado no manual e se há defeitos/desgaste, falta manutenção, o alternador estará eventualmente sub dimensionado.

Se colocar um alternador de 120A e mantiver uma bateria de 65A poderá 'estrunchar' a bateria. Se optar por uma bateria maior que 75A, não caberá no suporte. Porém, um alternador de 120A suprindo 2 baterias de 60Ah poderá ser a solução sem a redução de vida de uma única bateria.

http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... carga.html

Abs
waldir
Complementando o que o Waldir falou.

A bateria é especificada em A (Amper). Ex: Bateria de 60 A
O alternador é especificado em Ah (Amper x hora). Ex: Alternador de 60 Ah

Agora vamos para algumas situações:

Se o carro tem um alternador de 60 Ah e uma bateria de 60 A, o alternador "carregaria" a bateria em apenas 1 h. Se nesse mesmo carro com bateria de 60A for colocado um alternador de 120 Ah, a bateria seria "carregada" na metade do tempo, 30 minutos, o que pode "fritar" a bateria, pois o calor gerado é bem maior. Não é algo que ocorre de uma hora pra outra, é um efeito a médio prazo. Uma bateria que duraria 2 anos irá durar menos.

Confere Waldir? :roll:
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Julio Cesar Ledo

Obrigado pelos esclarecimentos SL/E e Waldir,

Não sabia desse detalhe da nomenclatura da bateria e alternador (60a e 60ah)....

Sobre o alternador do Monza, é muito curioso que a voltagem/corrente/amperagem (não sei o termo técnico)
fornecida ao carro cai consideravelmente ao ligar acessórios.... Se ligar o AC, no proprio painel do carro, chega a cair
1/4 do marcador.... Se ligar Farol com Neblinas, fica pior ainda...

Admito que após comprar uma bateria nova, e revisar o alternador por completo, esse sintoma ficou muito menos evidente... Mas ainda ocorre...

Outro caso de descaso das montadoras com os comsumidores é de um Toyota Corolla 2012 de um colega aqui do trabalho, o carro veio com uma bateria de 45a e tem trilhoes de acessórios que consomem bateria... A bateria do carro, uma Heliar, durou apenas 2 anos...

No caso do monza, ficou evidente que a GM sabia disso, e no Vectra corrigiu essa situação.... Imaginem senhores um Monza Classic SE com milhoes de acessórios (painel digital, C.B, Neblinas, AC, Etc..Etc..) com um alternador ARNO de 60ah... É triste ...

Adoro meu monza, mas não sou fan boy e meto o dedo na ferida nas falhas de projeto que a GM nos 13 anos de vida do carro não corrigiu...

Abraço SL/E e Waldir !

P.S: Waldir eu tb passei de guincho esse mês como vc, rs rs, vi num tópico seu.... Ao trocar a bomba de combuustivel, vc verificou Pré Filtro e Filtro do combustivel? Seu carro a Alccol suja esses filtros muito mais q os gasolina...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder