Página 2 de 3
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 20 Mar 2013, 11:30
por Rafaelo
rolinho,borrachao,esmirilhar,retificar pneu uhauaauauahu é tudo a mesma coisa. aqui agente tb usa todos esses nicknames
é, eu sei que parece estranha. mais nao foi eu quem a criei so repassei. eu fiquei pensando e nao acho um motivo tecnico pra isso. apenas 'achismo'
se tu olhar um motor AP. gol,voyage,parati,santana,saveiro,todos os carros VW praticamente. o motor é em linha dianteiro, e mesmo assim a traçao esta toda no motorista, entao discarta qualquer relaçao de distancia entre eixos,posicionamento de motor,etc. todos os carros tracao dianteira sao assim, nos GM tracao dianteira idem, ford idem, fiat, etc.
nunca soube o motivo tecnico disso.
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 20 Mar 2013, 15:31
por frfavoreto
Então deveríamos ter um desgaste irregular entre os 2 pneus dianteiros, já que um traciona bem mais que o outro. Pelo menos comigo isso nunca aconteceu.
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 20 Mar 2013, 22:08
por Rafaelo
frfavoreto escreveu:Então deveríamos ter um desgaste irregular entre os 2 pneus dianteiros, já que um traciona bem mais que o outro. Pelo menos comigo isso nunca aconteceu.
nao nescessariamente, tracionar é uma coisa destracionar é outra.
a roda fica na maioria do tempo com traçao e aderencia ao solo. so vai acontecer isso que tu disse ae se esmirilhar(destracionar) o pneu e nao seu uso normal(tracionar). ate pq isso nao teria como ser medido(paquimetro) ja imagiram quantas curvas se faz pra direita e esquerda? hehehe
99.9% dos carros é como falei ali mais de um lado do que do outro. o resto fica pra carro de arrancada que é 100% iqual nas 2 rodas. quando travam o diferencia blocante

Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 21 Mar 2013, 08:57
por frfavoreto
Continuo não entendendo por que os pneus que fazem tração se desgastam tão mais rápido que os demais, mesmo que não se fique destracionando muito. Eu mesmo não faço isso de ficar patinando os pneus dianteiros, mas eles se desgastam muito mais que os traseiros. Veículos com tração traseira, onde é ainda mais difícil de destracionar seguem o mesmo comportamento.
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 21 Mar 2013, 11:27
por Rafaelo
frfavoreto escreveu:Continuo não entendendo por que os pneus que fazem tração se desgastam tão mais rápido que os demais, mesmo que não se fique destracionando muito. Eu mesmo não faço isso de ficar patinando os pneus dianteiros, mas eles se desgastam muito mais que os traseiros. Veículos com tração traseira, onde é ainda mais difícil de destracionar seguem o mesmo comportamento.
onde fica a traçao é obvio que vai desgastar, veja bem, nao precisa desgatar um pneu destracionando ele... a propria rolagem ja faz isso... mais onde tem a traçao certamente tem um desgaste iqual, pequeno mais tem, e nao desparelho so de um lado devido a força da caixa esta mais concentrada de um lado.
se estiver desparelho, ou seja desgasta mais de um lado, do que o outro, dae tem problemas em alguma coisa (cambagem,geometrica,balanciamento,suspensao, ou mesmo destracionamento proposital ou acidental). em situaçao normal de uso ambos desgastam iquais. onde esta a traçao é claro.
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 21 Mar 2013, 13:51
por vrsilva
Tem também a questão do peso do carro estar concentrado na frente, o fato do eixo dianteiro virar as rodas, curvas em alta, tudo isso faz com que seja natural o desgaste maior nas rodas dianteiras, mesmo na tração traseira o dianteiro no mínimo vai desgastar igual ao traseiro, as vezes continua gastando mais.
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 21 Mar 2013, 13:56
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Tem também a questão do peso do carro estar concentrado na frente, o fato do eixo dianteiro virar as rodas, curvas em alta, tudo isso faz com que seja natural o desgaste maior nas rodas dianteiras, mesmo na tração traseira o dianteiro no mínimo vai desgastar igual ao traseiro, as vezes continua gastando mais.
verdade, esqueci dos freios hehehe
Re: Roda gira mesmo com o cambio desengatado
Enviado: 22 Mar 2013, 00:10
por DÉCO
É verdade que o eixo roda "sozinho" com o carro elevado do solo devido ao arasto que o pinhao faz atravez do oleo dentro da caixa de cambio arastando a primeira marcha? iiii! sera que entenderam o que eu quis dizer :smt017