Qual o sensor de velocidade correto para meu carro?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Qual o sensor de velocidade correto para meu carro?

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Rafaelo, este sensor não interfere no velocímetro porque meu painel é o analógico. Quanto a esses 9V no fio de pulsos eu ainda estou encucado, isso eu medi no conector do chicote que vem da ECU. Quando eu fiz o teste do sensor, eu usei como "terra" o negativo da bateria; percebi que o sinal disparado dá um pico de 12v rapidamente e depois se estabiliza em 9v se eu parar de girá-lo. Ao continuar girando ele fica em 0v até chegar no próximo disparo, onde isso se repete.
deixa ver se eu entendi.
ok pensei que era digital.

tu mediu 9v no fio Sinal(entrada) do plug do chicote do carro, ou esses 9V sao a alimentaçao do mesmo chicote? ou esses 9V foi o Sinal(saida) do sensor testado na mao livre?

isso é normal ele apresentar 12V e depois 9V e depois 12V e depois 9V isso faz parte do ciclo do HALL desse sensor. eu ja testei isso aqui algumas vezes. esse sensor é do tipo Hall "12V"

me parece que esta com problemas é no chicote do carro e nao no sensor. nao compre nada ainda :smt023

eu fiz um video a um tempo atras pra testar o VSS. se ele apresentar esses pulsos negativos o sensor esta ok. faça esse teste, se apitar vai saber quantos pulsos da em 360° o meu do video é um de 8. pra ouvir os apitos, coloque o multimetro na resistencia curto sonoro, uma ponta no terra e a outra ponto na saida do sinal pulso. bem simples.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Carlos A. Freire escreveu:No CepChev, quando consultar um código, na parte de baixo tem opções. Clique em opções que aparecerá as legendas das siglas.

Abs,

Carlos Freire
Muito obrigado Carlos, agora sim eu consegui ver o significado de todas as siglas. Vivendo e aprendendo com o ChepChev, rsrsrs.
jesuino b ferreira escreveu: sempre quis saber e estes tempos vi este topico que me interessou

viewtopic.php?f=20&t=25788

manda uma MP para o amigo avvsilva que tenho certeza que ele podera te ajudar com esta parte

um abraço amigo e boa sorte :smt023
Valeu Jesuino, basta seguir a dica do Carlos que aparece a descrição detalhada.
Rafaelo escreveu: tu mediu 9v no fio Sinal(entrada) do plug do chicote do carro, ou esses 9V sao a alimentaçao do mesmo chicote? ou esses 9V foi o Sinal(saida) do sensor testado na mao livre?
Esses 9V eu medi no plug do chicote, desconectado e com a ignição ligada. Como ele tem 3 fios (massa, 12V e pulso) esses 9V constantes eu aferi no fio de pulso, daí a estranheza. Todas as medições foram feitas com a massa direto na bateria. Quanto ao sensor eu testei com o multímetro digital na função "tensão", deu pra ver que ele está funcionando, ele aterra o sinal de pulso 8 vezes a cada volta.
Agora que já consegui saber qual o modelo exato do VSS para este carro, percebi que ele é o correto mesmo, e está funcionando. Então o problema deve estar entre o plug do chicote e a ECU. Na pior hipótese essa ECU deve ter sido substituída pelo modelo errado, vou tirar uma foto dela hoje.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

por ter verificado 9V na entrada do sinal da ECU nao indica que esta queimada a ECU. pode ser do sistema mesmo assim. como te falei, o sensor VSS tem o mesmo comportamento 12,9,12,9,12,9V quando acionado.

entao o problema certamente é no chicote, algum terra mal aterrado, ou algum fio rachado, etc. as vezes pode ser ate no conector entre o chicote e o sensor criando mal contato. uma limpeza e reapertar os terminais pode ajudar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Bom, testei a fiação toda, está tudo funcionando corretamente. Fiz o teste de continuidade no fio de pulso até o conector da ECU e não está quebrado ou com qualquer mal contato. Os outros 2 fios, de 12V e massa também estão funcionando corretamente. Fiz ainda o teste com a roda girando e está ok também, a cada giro da roda ele emite exatos 8 pulsos, ou seja, pelo que pude perceber não há qualquer problema com o sensor e nem com a fiação. Mas o problema de marcha lenta irregular após andar acima de 60Km/h continua, durante esse período de instabilidade dá pra sentir o cheiro forte de mistura rica.

Olhei também a ECU e é o modelo correto para este modelo, motor 4c, gasolina, 2.0 EFI.

Além disso a luz de marcha ascendente só funciona nas 1ª e 5ª marchas. Com o conector do VSS desconectado ela não acende nunca, então esse infeliz está funcionando mesmo e o problema imagino estar em outro lugar. Seria talvez o TPS?

Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fez o teste do VSS medindo terminal da UCE? Pode ser feito com scanner também.
Quando se vira o sensor VSS de 8 pulso dá 8 pulsos mesmo, mas uma volta na roda não são 8 pulsos do sensor.
Esse tópico pode esclarecer sua dúvida:

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... os#p265701

Para o sintoma a possibilidades que vejo é do aterramento no sensor VSS deficiente, engrenagem movida do velocímetro com aplicação errada (quantidade de dentes errado para esse veículo) ou relação de câmbio errada para esse veículo.

Vale lembrar que em 5ª marcha a luz de troca de marcha ascendente não deve acender. Então a contagem não está batendo com demais informações que a UCE recebe, e o cálculo e estratégia ficam errados.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
winfighter
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por winfighter »

Olá a todos monzeiros!!

Gostaria de saber se alguém conhece algum site pra comprar o sensor de velocidade original da gm,
Obs: no site da nafil está 150 reais mais o frete, e na chevrolet esta 127 reais e demora de 1 a 3 meses para chegar!
Muitíssimo obrigado!!
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Que engrenagem é essa do velocímetro que você se refere, é aquela que vai dentro do câmbio e gira o cabo do velocímetro? Se for ela, acredito que matou a charada, só pode ser ela mesmo pelo fato de 1 giro da roda dar 8 pulsos no sensor, já li em vários lugares que isso não deveria existir.

Fazer o teste medindo os pulsos no terminal da UCE é complicado porque eu teria que desconectar um daqueles plugs cheios de fios da UCE e assim o carro nem ligaria. Teria que abrir o fio de pulso, isso eu não quis fazer, mas enfim, pelo que percebi não há qualquer problema com a fiação, nos testes que fiz eu mexi bem os fios para ver se havia algum rompimento e estava tudo certo.

Quanto ao aterramento eu percebi que ele está ok, dá 0V com o negativo da bateria e 12V com o positivo, portanto acredito que está bom. Quanto ao câmbio ele é o correto do carro, é um Kadett Sport e todos eles têm câmbio curto, já até conferi o código de inscrição na carcaça dele. A UCE tem os códigos 16202829, BKSJ e Nº de Serviço 16154469, conferi no Chepchev e parece que é o modelo correto.

Imagem
Imagem
Imagem

Seria muito bom ter o scanner, mas sem um notebook com porta serial (nem eixste mais) fica bastante complicado pra mim, pois moro num condomínio e não tem tomada na garagem.
Editado pela última vez por frfavoreto em 03 Fev 2013, 16:17, em um total de 1 vez.

jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Seria muito bom ter o scanner, mas sem um notebook com porta serial (nem eixste mais) fica bastante complicado pra mim, pois moro num condomínio e não tem tomada na garagem.
ja esta sendo usado ele USB :smt023
viewtopic.php?f=14&t=24823
Responder