BAIXANDO NÍVEL DO ÓLEO
-
Gerson Santi
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: BAIXANDO NÍVEL DO ÓLEO
:smt023 pessoal pela opinião de tds ,fiquei mais tranquilo por saber que é normal pois meu carro já tem 130.000km mais como cuido dele sei que vai passar dos 300.000km,estou pensando em usar o Militec o que vcs acham.abç.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
renatovski,Para mim, até 0,5l óleo a cada 1.000km, sem nenhum problema aparente como foi comentado, é considerado normal.
então pode-se dizer que com a reposição de 1/2 litro a cada 1.000 km, o óleo estará sempre em bom estado, então só haverá a troca do filtro o que pode significar em 4000km 2,5 litros = 60% do volume (4 litros).
Penso que 1/2 litro a cada 1.000 é perceptível no escape ou nas velas.
O meu motor está com 220 mil e se baixa é cerca 300 ml (chutando alto - embora eu faça a troca em casa nunca medi a litragem do óleo sujo) a cada 4.000 ~4.500 Km o que significa 0,07 (%) do volume de 4 litros. A medição na vareta sempre esteve no máx (por ter colocado 4 litros) e não 4,25l como manda o manual.
Abs
waldir
Editado pela última vez por waldir em 19 Ago 2012, 07:04, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
RicardoDS
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Sim, se não fuma e nem vaza, não tem muita preocupação.kraudyu escreveu:É omo escrevi acima: se não tiver vazamentos, o motor não fuma, as velas e o escape não estão melados de óleo, não tem o que se preocupar com consumo de óleo.RicardoDS escreveu:Pois eu acho esse consumo de óleo muito grande.
O meu não baixa nem 100ml entre as trocas (troco a cada 4000km)
Mas continuo achando este um consumo alto, meu Monza tem 24 anos de uso e 156mil km e não chega a 200ml a cada 4000km.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
-
Gerson Santi
- Membro SL/E (Nível 3)
Poço ter falado besteira :smt021 pois calculei mais ou menos pela medida da vareta,pois se não tem vazamento não pita e o escape esta seco aonde vai este suposto litro de óleo,qdo for trocar óleo vou ver qto de óleo vai sair do cárter.Depois conto pra vcs, vamos sair da duvida. :smt023
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Gerson Santi escreveu:Poço ter falado besteira :smt021 pois calculei mais ou menos pela medida da vareta,pois se não tem vazamento não pita e o escape esta seco aonde vai este suposto litro de óleo,qdo for trocar óleo vou ver qto de óleo vai sair do cárter.Depois conto pra vcs, vamos sair da duvida. :smt023
Você está enganado. Já vi veículos consumirem mais de 0,5l a cada 1000km e não sair fumaça no escapamento e, também já vi veículos com fumaça no escapamento e consumirem menos 0,5l a cada 1000km.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
-
renatovisk
- Membro GL (Nível 2)
Nunca deve-se substituir a troca total do lubrificante pela "quantidade reposta durante os 4 ou 5.000km". Os 0,5l a cada 1.000km você repõe para evitar desgaste excessivo do motor por deficiência de lubrificação.waldir escreveu:renatovski,Para mim, até 0,5l óleo a cada 1.000km, sem nenhum problema aparente como foi comentado, é considerado normal.
então pode-se dizer que com a reposição de 1/2 litro a cada 1.000 km, o óleo estará sempre em bom estado, então só haverá a troca do filtro o que pode significar em 4000km 2,5 litros = 60% do volume (4 litros).
Penso que 1/2 litro a cada 1.000 é perceptível no escape ou nas velas.
O meu motor está com 220 mil e se baixa é cerca 300 ml (chutando alto - embora eu faça a troca em casa nunca medi a litragem do óleo sujo) a cada 4.000 ~4.500 Km o que significa 0,07 (%) do volume de 4 litros. A medição na vareta sempre esteve no máx (por ter colocado 4 litros) e não 4,25l como manda o manual.
Abs
waldir
É um erro dizer que repondo o óleo, ele sempre estará em bom estado, pois numa troca total do lubrificante + filtro de óleo você remove grande parte dos resíduos sólidos em suspensão no óleo, enquanto quando você repõe, a tendência é de sempre estes resíduos estarem presentes no óleo, em suspensão, sem contar que adotando uma quilometragem maior de troca devido a reposição, você perde totalmente a base da vida útil do óleo, já que terá 0,5l com 3.000km rodados, outros 0,5l com 4.000 e assim por diante.
Não é regra os 0,5l, pelo contrário, tenho um corsa 2006 que utiliza óleo 5w30 e não baixa nada. Meu Monza também não necessita de reposição, pois baixa pouquíssimo, difícil até de se perceber.
O correto então é, sem nenhum problema detectado, completar o nível de óleo, e ao atingir a quilometragem de troca, trocar todo o óleo do cárter, na minha opinião.
Quanto a informação do manual de 4,25l, e sempre com 4 litros fica no nível máximo, isto é um chute
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
renatovisk,Quanto a informação do manual de 4,25l, e sempre com 4 litros fica no nível máximo, isto é um chutemas talvez, isto já é feito pela montadora, calculando-se possível perda normal do lubrificante pelos motivos já citados acima, não que eu ache isto correto, pois o excesso de óleo também pode trazer problemas para o motor, como vazamentos por exemplo.
não é chute não. No manual do proprietário está lá 3,75 litros + 0,50 litro capacidade do filtro = 4,25 litros.
Nos primeiros anos 1995 a 2000 eu sempre colocava,(na realidade o cara do posto. 4 litros + metade de um frasco de 1/2 litro e
ficava com o restante para completar se necessário... o que nunca ocorreu). Aí percebi que com 4 litros incluindo o filtro a marca na vareta de medição ficava na posição máxima (enquanto que o ideal é entre o mínimo e o máximo que nos leva de volta aos 3,75 litros)
Abs
waldir
PS.: a brincadeira que fiz sobre somente trocar o filtro, se e quando ocorrer vazamento superior à 1/2 litro... é o que diz os números, por que vc sempre terá óleo com meia vida, mas respeitando a a troca do filtro que deverá ter retido as impurezas (borra, pó do desgaste e um etc.)
Mas, atualmente devido a nova tecnologia (detergentes, anti oxidantes etc da sopa de letrinhas do API ) é salutar a troca do filtro juntamente com a troca do óleo do carter e não como indica o manual a cada duas trocas.
Abs
waldir