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Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 25 Set 2012, 20:54
por waldir
Rodrigo,
o sensor do cabeçote envia diferença de potencial para o indicador de temperaturas no painel e para o relé de alta temperatura e eles se comportam iguais, variando eventualmente a 2ª casa depois da virgula nas voltagens que colhi.
Com um multímetro com a ponta de teste negativo no polo negativo da bateria ou na carcaça do cabeçote onde for possível fixar; e o positivo na no conector do fio que vai para o painel (fio verde/azul) e a voltagem se comporta conforme o diagrama abaixo.
Se corresponder com as voltagens indicadas o defeito intermitente é do conector adiante (com o calor a dilatação do metal reforça a conexão... as vezes um solavanco pode fazer oscilar)
Abs
waldir
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 26 Set 2012, 05:38
por rodrigoschneider
nossa valeu mesmo waldir mais simples que isso somente se voce vier aqui fazer pra mim.......
e sobre a sangria qual a forma mais facil e segura de se fazer?
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 26 Set 2012, 07:05
por waldir
rodrigoschneider escreveu:e sobre a sangria qual a forma mais facil e segura de se fazer?
Eu faço da seguinte forma:
1- motor frio eu desaperto o sensor com a chave apropriada e volto a encostá-lo com os dedos e reponho o conector.
2- ligo o motor e espero esquentar até ligar a ventoinha
3- desaperto 1/2 volta e fico reparando as borbulhas que saem pela rosca do sensor(ventoinha ligada, mas não necessariamente. Basta a VT estar bem aberta)
4- quando para de sair ar/borbulhas eu encosto o sensor novamente
5- as vezes eu repito a operação mais uma vez após um tempo, 15 minutos p.ex., e reaperto com a chave (não precisa exagerar no aperto)
6- se precisar eu completo o liquido de arrefecimento.
O sensor tem que ficar em contato permanente com o liquido. Ocorre que ali é a parte mais alta do sistema de arrefecimento e pode acumular bolhas de ar isolando o pé do sensor e este fornece informação errada à UCE, sendo este um parâmetro significativo para cálculo de outros atuadores ( motor de passo... tempo de injeção, ligar a ventoinha etc)
Abs
waldir
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 09 Jan 2013, 15:35
por Danilo
waldir escreveu:Rodrigo,
o sensor do cabeçote envia diferença de potencial para o indicador de temperaturas no painel e para o relé de alta temperatura e eles se comportam iguais, variando eventualmente a 2ª casa depois da virgula nas voltagens que colhi.
Com um multímetro com a ponta de teste negativo no polo negativo da bateria ou na carcaça do cabeçote onde for possível fixar; e o positivo na no conector do fio que vai para o painel (fio verde/azul) e a voltagem se comporta conforme o diagrama abaixo.
Se corresponder com as voltagens indicadas o defeito intermitente é do conector adiante (com o calor a dilatação do metal reforça a conexão... as vezes um solavanco pode fazer oscilar)
Abs
waldir
vai me ajudar muito,pois to c problema na marcaçao da temperatura do monzao,pois o ponteiro ta no azul e eu sei que nao é a verdadeira pois a ventoinha ate arma,e tem dia que o ponteiro trabalha normal..
abs,
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 09 Jan 2013, 18:43
por waldir
Danilo,
Comece verificando o fio verde que é conectado no sensor do cabeçote se não há ruptura, veja o estado do terminal fêmea que é encaixado no sensor.
Se nunca trocou o sensor, pode fazer a medição conforme diagrama e se não corresponder troque o sensor (custa cerca de 15 reais)
Em último caso pode verificar o painel, aterramento por ex.
Abs
waldir
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 10 Jan 2013, 13:14
por Danilo
waldir,
ja troquei faz um tempo foi na revisão;já verifiquei o fio,conector, ta tudo ok!
to desconfiado que é no painel,mas ja verifiquei o aterramento e esta ok.
ontem, eu sair e foi esquentando normal passou ate da marca azul parecia que estava ok,derrepente voltou no azul e nao subiu mais.
obs:meu Pai sugeriu que eu colocasse o fio direto na bateria que o ponteiro tinha que colar no vermelho assim eu ia saber se era defeito no painel ou nao.eu nao fiz isso mas agora vou fazer o teste do diagrama.
surgiu uma duvida sera que nao é ar no sistema?
abs
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 10 Jan 2013, 13:18
por vrsilva
Acho que se fosse ar no sistema, estaria com temperaturas altas, acho que sua valvula termostática deve estar travada aberta...
Re: Dois probleminhas eletricos no novo monza da comunidade
Enviado: 10 Jan 2013, 13:22
por Danilo
a valvula nao é pq em uma certa temperatura vc coloca a mao na mangueira antes da valvula ta quente,depois dela frio e como vai subindo a temperatura vc sente que aonde estava frio vai esquentando..
obrigado pela dica..
abs,