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Enviado: 19 Jan 2007, 12:57
por paulinho_street13
ah..vc diz a polia da correia do alternador e bomba de direção.

Enviado: 19 Jan 2007, 13:00
por paulinho_street13
paulinho_street13 escreveu:ah..vc diz a polia da correia do alternador e bomba de direção.
mas vc deve conseguir por com, mais facilidade tirando a do comando de valvulas..... só que como sou do contra do que meu pai diz , nem tiro ai fica aquela briga pra tencionar com um alicate de bico curto e ter que por ela cuidadosamente nos dentes certos. coisa de 3 tentativas até conseguir..rsrsrs

Correia dentada

Enviado: 20 Jan 2007, 20:31
por Luiz Carlos (Rio)
Existem 3 tipos de correia dentada nos Monzas.
No meu (94), que tem esticador automatico, mesmo assim pode ser necessária uma regulagem.
No momento de encaixar a correia nova, se ela estiver muito dificil de encaixar, é necessário girar a bomba dágua para diminuir a tensão.
Depois de montada a correia, é necessário verificar a posição de um furo no esticador.
Esse furo deve coincidir com o do esticador.
Para verificar isso deve ser usada uma ferramenta (pino) que tem duas extremidades diferentes.
Uma delas é usada para correias novas e a outra para correias já usadas.
Sua correia encaixou fácil demais? Ela pode estar frouxa
Se estiver frouxa demais ou apertada demais, é necessário corrigir a tensão girando a bomba dágua para a esquerda ou para a direita.

Abraços 8)

Enviado: 21 Jan 2007, 04:56
por paulinho_street13
nunca ouvi e nem vi esse detalhe..uma ótima pedida se funcionar..obrigado monzeiro.na proxima vez vou analizar direitinho.

Enviado: 21 Jan 2007, 11:24
por Diego Paiva
Eu sei que os monzas ate 95 usam a correia dente redondo... e os 96, meu caso, usam a correia que tem o dente quadrado( bem mais cara, enquando a dos monzas ate 95 custa no max 20 reais, esta custa 60).

Remoção e instalação de correia dentada do Monza

Enviado: 21 Jan 2007, 11:25
por Luiz Carlos (Rio)
Eu não inventei nada do que falei.

Seguem abaixo as instruções completas. Infelizmente não consegui inserir as figuras: :(

"Siga Especificações para evitar danos ao Motor


Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.

Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.

Precauções Especiais


- Desconecte o cabo terra da Bateria

- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.

- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.

- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.

- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.

- Observe todos torques.

Diagrama.



Remoção da Correia Dentada


1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidraulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo.

Atenção: Para remover a correia dentada de um veiculo com tensionador automático, instalado entre o comando de válvulas e a bomba de água basta remover o tensionador que a correia saira junto. Caso o Kadet e Monza não possuirem tensionador automático a tensão da correia dentada será feita através da bomba de água, girando-a com ferramenta especial. Sendo assim para remover a correia movimente-a no sentido anti-horário.



2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos tres superiores e tres inferiores.

3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.



Atenção:É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador troque-a por nova para maior segurança.

4-Remover a polia da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo.

5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.

6-Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.

7-Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.

8-Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.

Instalação da Correia Dentada


1-Antes de instalar a nova correia verefique se o sincronismo do motor está correto. Do contrário, acerte-o conforme já citado anteriormente (Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1) (Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.)



2-Na seqüência instale primeiramente a correia na polia dentada da árvore de manivelas e depois a correia na polia dentada no comando de válvulas. Nesta operação é importante que o lado oposto a bomba d'água fique esticada.

3-Passe a correia pela bomba d'água e instale o tensionador automático se possuir.

4-Tensionar a correia movimentando a bomba d'água no sentido horário com a ferramenta especial GM 1810606.

5-Com a ferramenta especial da GM verifique a tensão necessária. Observe que esta ferramenta possui duas marcas uma para ajuste de tensão para correias novas e outra para correia uzada.

6-Para motores com tensionador automático, girar a bomba até alinhar os furos A e B do tensionador o torque do parafuso da bomba d'água deve ser de 20 a 30 Nm.

7-Para verificação e ajuste do tensionador utilize um calibre com as medidas mostradas na figura abaixo.



8-Para correia nova utilize a aste B da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas metade dos diametros.

9-Para correia uzada utilize a aste A da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas ametade dos diametros.



10-Em seguida monte os componentes em ordem inversa a desmontagem.

11-O torque do parafuso da árvore de manivelas de 15 a 25 Nm."


Abraços

Dentes quadrados e redondos

Enviado: 21 Jan 2007, 11:28
por Luiz Carlos (Rio)
Sim, a correia dentada do Monza 96 é igual à do Vectra.
Claro que para combinar com a correia, a bomba dágua, o esticador e as polias dentadas são diferentes das dos Monzas mais antigos.

O esticador também tem regulagem, através de um parafuso Alen, o que evita que se tenha de mexer na bomba dágua para ajustar a tensão da correia, o que as vezes causa vazamento de água.

Abraços 8)

Enviado: 21 Jan 2007, 11:34
por Diego Paiva
Realmente foi +/- isso que o mecanico fez no meu carro LUIZ... ele não teve dificuldades na troca.... eu ate perguntei se era dificil a troca de correia dentado do monza... ele me respondeu assim: que nada, isso é mamão com açucar :D o serviço foi bem rapido... ja tem uns dois anos isso.