Eu não inventei nada do que falei.
Seguem abaixo as instruções completas. Infelizmente não consegui inserir as figuras:
"Siga Especificações para evitar danos ao Motor
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
Precauções Especiais
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos torques.
Diagrama.
Remoção da Correia Dentada
1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidraulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo.
Atenção: Para remover a correia dentada de um veiculo com tensionador automático, instalado entre o comando de válvulas e a bomba de água basta remover o tensionador que a correia saira junto. Caso o Kadet e Monza não possuirem tensionador automático a tensão da correia dentada será feita através da bomba de água, girando-a com ferramenta especial. Sendo assim para remover a correia movimente-a no sentido anti-horário.
2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos tres superiores e tres inferiores.
3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.
Atenção:É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador troque-a por nova para maior segurança.
4-Remover a polia da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo.
5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.
6-Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.
7-Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.
8-Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.
Instalação da Correia Dentada
1-Antes de instalar a nova correia verefique se o sincronismo do motor está correto. Do contrário, acerte-o conforme já citado anteriormente (Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1) (Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.)
2-Na seqüência instale primeiramente a correia na polia dentada da árvore de manivelas e depois a correia na polia dentada no comando de válvulas. Nesta operação é importante que o lado oposto a bomba d'água fique esticada.
3-Passe a correia pela bomba d'água e instale o tensionador automático se possuir.
4-Tensionar a correia movimentando a bomba d'água no sentido horário com a ferramenta especial GM 1810606.
5-Com a ferramenta especial da GM verifique a tensão necessária. Observe que esta ferramenta possui duas marcas uma para ajuste de tensão para correias novas e outra para correia uzada.
6-Para motores com tensionador automático, girar a bomba até alinhar os furos A e B do tensionador o torque do parafuso da bomba d'água deve ser de 20 a 30 Nm.
7-Para verificação e ajuste do tensionador utilize um calibre com as medidas mostradas na figura abaixo.
8-Para correia nova utilize a aste B da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas metade dos diametros.
9-Para correia uzada utilize a aste A da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas ametade dos diametros.
10-Em seguida monte os componentes em ordem inversa a desmontagem.
11-O torque do parafuso da árvore de manivelas de 15 a 25 Nm."
Abraços