tranco em carros com injeção
mas vc deve conseguir por com, mais facilidade tirando a do comando de valvulas..... só que como sou do contra do que meu pai diz , nem tiro ai fica aquela briga pra tencionar com um alicate de bico curto e ter que por ela cuidadosamente nos dentes certos. coisa de 3 tentativas até conseguir..rsrsrspaulinho_street13 escreveu:ah..vc diz a polia da correia do alternador e bomba de direção.
- Luiz Carlos (Rio)
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Correia dentada
Existem 3 tipos de correia dentada nos Monzas.
No meu (94), que tem esticador automatico, mesmo assim pode ser necessária uma regulagem.
No momento de encaixar a correia nova, se ela estiver muito dificil de encaixar, é necessário girar a bomba dágua para diminuir a tensão.
Depois de montada a correia, é necessário verificar a posição de um furo no esticador.
Esse furo deve coincidir com o do esticador.
Para verificar isso deve ser usada uma ferramenta (pino) que tem duas extremidades diferentes.
Uma delas é usada para correias novas e a outra para correias já usadas.
Sua correia encaixou fácil demais? Ela pode estar frouxa
Se estiver frouxa demais ou apertada demais, é necessário corrigir a tensão girando a bomba dágua para a esquerda ou para a direita.
Abraços
No meu (94), que tem esticador automatico, mesmo assim pode ser necessária uma regulagem.
No momento de encaixar a correia nova, se ela estiver muito dificil de encaixar, é necessário girar a bomba dágua para diminuir a tensão.
Depois de montada a correia, é necessário verificar a posição de um furo no esticador.
Esse furo deve coincidir com o do esticador.
Para verificar isso deve ser usada uma ferramenta (pino) que tem duas extremidades diferentes.
Uma delas é usada para correias novas e a outra para correias já usadas.
Sua correia encaixou fácil demais? Ela pode estar frouxa
Se estiver frouxa demais ou apertada demais, é necessário corrigir a tensão girando a bomba dágua para a esquerda ou para a direita.
Abraços
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Eu sei que os monzas ate 95 usam a correia dente redondo... e os 96, meu caso, usam a correia que tem o dente quadrado( bem mais cara, enquando a dos monzas ate 95 custa no max 20 reais, esta custa 60).
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Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
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Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
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Remoção e instalação de correia dentada do Monza
Eu não inventei nada do que falei.
Seguem abaixo as instruções completas. Infelizmente não consegui inserir as figuras:
"Siga Especificações para evitar danos ao Motor
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
Precauções Especiais
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos torques.
Diagrama.
Remoção da Correia Dentada
1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidraulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo.
Atenção: Para remover a correia dentada de um veiculo com tensionador automático, instalado entre o comando de válvulas e a bomba de água basta remover o tensionador que a correia saira junto. Caso o Kadet e Monza não possuirem tensionador automático a tensão da correia dentada será feita através da bomba de água, girando-a com ferramenta especial. Sendo assim para remover a correia movimente-a no sentido anti-horário.
2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos tres superiores e tres inferiores.
3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.
Atenção:É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador troque-a por nova para maior segurança.
4-Remover a polia da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo.
5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.
6-Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.
7-Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.
8-Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.
Instalação da Correia Dentada
1-Antes de instalar a nova correia verefique se o sincronismo do motor está correto. Do contrário, acerte-o conforme já citado anteriormente (Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1) (Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.)
2-Na seqüência instale primeiramente a correia na polia dentada da árvore de manivelas e depois a correia na polia dentada no comando de válvulas. Nesta operação é importante que o lado oposto a bomba d'água fique esticada.
3-Passe a correia pela bomba d'água e instale o tensionador automático se possuir.
4-Tensionar a correia movimentando a bomba d'água no sentido horário com a ferramenta especial GM 1810606.
5-Com a ferramenta especial da GM verifique a tensão necessária. Observe que esta ferramenta possui duas marcas uma para ajuste de tensão para correias novas e outra para correia uzada.
6-Para motores com tensionador automático, girar a bomba até alinhar os furos A e B do tensionador o torque do parafuso da bomba d'água deve ser de 20 a 30 Nm.
7-Para verificação e ajuste do tensionador utilize um calibre com as medidas mostradas na figura abaixo.
8-Para correia nova utilize a aste B da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas metade dos diametros.
9-Para correia uzada utilize a aste A da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas ametade dos diametros.
10-Em seguida monte os componentes em ordem inversa a desmontagem.
11-O torque do parafuso da árvore de manivelas de 15 a 25 Nm."
Abraços
Seguem abaixo as instruções completas. Infelizmente não consegui inserir as figuras:
"Siga Especificações para evitar danos ao Motor
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
Precauções Especiais
- Desconecte o cabo terra da Bateria
- Não gire a Árvore de Manivelas nem o Comando de Válvulas ao remover a correia dentada.
- Remova as velas para aliviar a pressão do motor se ele tiver que ser girado.
- Gire a Árvore de manivelas no sentido normal de funcionamento ou seja no sentido horário.
- Não gire a Árvore de Manivelas pelo Comando de Válvulas ou pôr outra polia.
- Observe todos torques.
Diagrama.
Remoção da Correia Dentada
1-Com o motor frio suspender o veiculo no elevador ou com um macaco hidraulico numa altura de girar a roda dianteira do veiculo.
Atenção: Para remover a correia dentada de um veiculo com tensionador automático, instalado entre o comando de válvulas e a bomba de água basta remover o tensionador que a correia saira junto. Caso o Kadet e Monza não possuirem tensionador automático a tensão da correia dentada será feita através da bomba de água, girando-a com ferramenta especial. Sendo assim para remover a correia movimente-a no sentido anti-horário.
2-Retirar a chapa frontal de proteção do motor, removendo os seis parafusos tres superiores e tres inferiores.
3-Aliviar a tensão da correia do alternador e da árvore de manivelas, soltando o parafuso do tensionador do alternador com uma chave de 13 mm.
Atenção:É importante fazer um exame criterioso da correia do alternador troque-a por nova para maior segurança.
4-Remover a polia da árvore de manivelas retirando os parafusos com chave de 13 mm ou chave allen de 6 mm dependendo do ano do veiculo.
5-Retirar o protetor da correia dentada, soltando os parafusos com a chave de 10 mm removendo pela parte superior do motor.
6-Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1.
7-Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.
8-Afrouxar os parafusos de fixação da bomba d'água, com um soquete de 13 mm para aliviar a tensão da correia dentada. Com uma ferramenta especial da GM 1810606 girar a bomba no sentido anti-horário, para facilitar a retirada da correia dentada.
Instalação da Correia Dentada
1-Antes de instalar a nova correia verefique se o sincronismo do motor está correto. Do contrário, acerte-o conforme já citado anteriormente (Gire a árvore de manivelas até alinhar a marca da polia dentada com a marca da no ressalto da Bomba de Óleo no tempo de combustão do cilindro 1) (Feito, isso a marca existente na polia do eixo de comando de válvulas com a do suporte da capa de proteção da correia tambem estarão alinhadas.)
2-Na seqüência instale primeiramente a correia na polia dentada da árvore de manivelas e depois a correia na polia dentada no comando de válvulas. Nesta operação é importante que o lado oposto a bomba d'água fique esticada.
3-Passe a correia pela bomba d'água e instale o tensionador automático se possuir.
4-Tensionar a correia movimentando a bomba d'água no sentido horário com a ferramenta especial GM 1810606.
5-Com a ferramenta especial da GM verifique a tensão necessária. Observe que esta ferramenta possui duas marcas uma para ajuste de tensão para correias novas e outra para correia uzada.
6-Para motores com tensionador automático, girar a bomba até alinhar os furos A e B do tensionador o torque do parafuso da bomba d'água deve ser de 20 a 30 Nm.
7-Para verificação e ajuste do tensionador utilize um calibre com as medidas mostradas na figura abaixo.
8-Para correia nova utilize a aste B da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas metade dos diametros.
9-Para correia uzada utilize a aste A da ferramenta, que os furos ficarão sobreposto em apenas ametade dos diametros.
10-Em seguida monte os componentes em ordem inversa a desmontagem.
11-O torque do parafuso da árvore de manivelas de 15 a 25 Nm."
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Dentes quadrados e redondos
Sim, a correia dentada do Monza 96 é igual à do Vectra.
Claro que para combinar com a correia, a bomba dágua, o esticador e as polias dentadas são diferentes das dos Monzas mais antigos.
O esticador também tem regulagem, através de um parafuso Alen, o que evita que se tenha de mexer na bomba dágua para ajustar a tensão da correia, o que as vezes causa vazamento de água.
Abraços
Claro que para combinar com a correia, a bomba dágua, o esticador e as polias dentadas são diferentes das dos Monzas mais antigos.
O esticador também tem regulagem, através de um parafuso Alen, o que evita que se tenha de mexer na bomba dágua para ajustar a tensão da correia, o que as vezes causa vazamento de água.
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Realmente foi +/- isso que o mecanico fez no meu carro LUIZ... ele não teve dificuldades na troca.... eu ate perguntei se era dificil a troca de correia dentado do monza... ele me respondeu assim: que nada, isso é mamão com açucar o serviço foi bem rapido... ja tem uns dois anos isso.
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