Luz de oleo acendeu do nada!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Luz de oleo acendeu do nada!

Mensagem não lida por coy »

Mestre este numero em questão parece estar impresso no cabeçote.
Vamos ao que interessa:
O assunto agora ficou mais interessante; eu ia comprar oleo e o filtro para troca, porem ao retirar o carro da garagem ele do nada morreu achei que fosse o segredo (pois ja deu este problema antes) desativei o mesmo e o carro pegou, uns 300 metros depois morreu novamente e pegou novamente, mais uns 200 metros e novamente o motor apagou e não funcionou mais, ao avaliar o caso me parece ser a porcaria do modulo hei ( mestre se lembra que a 2 meses e 9 dias eu troquei e coloquei uma porcaria de um MTE) que eu ja ia trocar por outro original mesmo, mais como tinha de trocar a bobina impulsora (pois o isolante externo não existia mais) e como sou brasileiro(kkk :lol: ) deixei para trocar depois e aparentemente chegou a hora; reboquei o carro de volta para casa e vou avaliar melhor o que esta acontecendo.
Minha duvida é se será fácil trocar a bobina impulsora, apesar de eu ter alguns conhecimentos em mecânica pelo que li é um pouco chato de trocar este componente.
Estou indo agora testar a impedância da bobina com um multimetro e depois eu posto aqui.
Uma outra duvida me surgiu agora : o fato do acendimento da luz de pressão de oleo ontem, tem algo a ver com este defeito que o carro esta apresentando hoje?
Abraços
coy
Obrigado pelas respostas mestre, como sempre vc me ajudando!
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Coy, não posso afirmar que consegue trocar a bobina impulsora sozinho. Para que conhece, tem ferramentas e bancada é de fácil manutenção.
Só digo para soltar o eixo do distribuidor por baixo, tirando a mola trava e o pino batendo com punção e martelo. Cuidado para não danificar o distribuidor. Marque as posições das peças antes de desmontar e não tente remover pela parte de cima.

Se o relê da bomba de combustível falhar, quem segura a tensão da bomba é o interruptor de pressão de óleo. É a única coisa que pode ter relação com a pressão de óleo.

Antes de trocar peças, faça uma avaliação do problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Coy,
o modulo Hei da MTE como é sabido, é uma 'josta' e dura não mais que 6 meses em média. É bom que tenha em stand by um Delphi ou da Marelli (o meu Marelli está já com 1 ano e 9 meses - tenho um de reserva)
Regulador do alternador deixando passar mais que 14,5V queima o MTE facinho... talvez o Delphi aguente o tranco mas poderá queimar também e outros sensores. Excesso ou falta de pasta dissipadora de calor no Hei também é um fator negativo para queima.
Se o isolamento da bobina estiver esfarelando pode ser uma causa das interrupções. Pelo custo comece por ela e o encaixe do conector no Hei pode também dar problema. Alguns preferem soldar os terminais no Hei para evitar falhas.
No mais atenção ao que o Carlos Freire comentou.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
coy

waldir, obrigado pela ajuda!
A uns 02 meses atrás o meu hei queimou e o Carlos Freire me ajudou a tentar achar os motivos da queima e na ocasião não encontramos (o alternador esta carregando dentro da especificação) não testei nada ainda, mas acredito que tenha queimado a bobina impulsora, vou deixar pra testar amanhã pela manhã.
Qualquer coisa posto aqui e conto com ajuda de vcs!
ABRAÇOS
COY
MARCONI ALBERT
coy

Estou na duvida se eu deveria abrir um novo topico, mas por hora vamos aqui mesmo.
Mas um fato interessante: dei na chave e o carro pegou como se nada tivesse acontecido mas depois de uns 3 minutos novamente morreu e não pegou mais.
Vamos aos testes:
1- verifiquei se existe centelhas nas velas e não existe.
2- com a chave ligada a bomba de gasolina funciona.
3- com auxilio de outra pessoa verifiquei se no momento da partida (com motor de arranque acionado) a bomba funciona, e não funciona o que indica que a bobina impulsora já era, mas observe a seguir:
4-medindo a bobina impulsora com um multimetro o resultado foi de 813 ohms.
vou trocar logo a bobina impulsora e o hei, desta vez vou colocar logo delphi.

Estou com duvidas em como trocar a bobina impulsora, mais vou eu mesmo trocar pois onde moro é zona rural, e é dificil trazer um mecanico sem contar no prazer que isto vai me proporcionar, e assim posso fazer um tutorial para ajudar outras pessoas.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

A IMAGEM QUE ESTAVA AQUI FOI RETIRADA POIS ESTAVA COM APLICAÇÃO ERRADA
Carlos quando diz para retirar por baixo, quer me dizer para primeiro sacar o distribuidor fora?
tenho um medo danado de mexer com ponto.
abraços
coy
Editado pela última vez por coy em 05 Abr 2012, 07:39, em um total de 3 vezes.
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR

O mecânico não precisa ir até sua residência. Pode levar o distribuidor até ele e depois recoloca no carro.

Bom... vamos lá... Para troca da bobina impulsora deve remover o distribuidor do carro.

Perto de onde está a inscrição nº 12, tem um pino. Para acesso a esse pino deve remover a mola trava que está logo abaixo.
Para remover esse pino, deve apoiar o eixo de preferencia em uma madeira e, com punção e martelo deve bater no pino até sua remoção.
Com isso, todo o kit de nº11 vai sair. Marque a sequência das peças inclusive a posição da peça que encaixa no comando de válvulas, para que na remontagem fique do mesmo jeito que retirou. Ou seja, essa peça pode colocar invertida em 180º e não sei se pode dar diferença com relação ao imã. Para evitar problemas, faça a marcação.

Puxe o eixo para cima e a bobina impulsora estará visível. É só remover sua trava e fazer a troca.

A montagem é operação inversa da desmontagem.

PS: O desenho de baixo é do modelo carburado e não serve como base para os modelos EFI.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
coy

Mestre vou retirar o distribuidor (vou marcar a sua posição), com ele fora vou analisar bem e se me sentir seguro eu mesmo troco a bobina, se não levo para um mecanico ou um eletricista muito bom que tem aqui na cidade(este eletricista era quem iria trocar esta bobina).

PS: Obrigado pelo auxilio, eu não tinha prestado atenção na imagem.

Abraços,
coy.
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR

A marcação a que me referi é entre a peça que encaixa no comando de válvulas e faz o giro no eixo e o próprio eixo do distribuidor.
O pessoal que não está acostumado a fazer esse serviço, tem dificuldade em soltar o pino. Talvez tenham receio de bater forte com martelo e punção. Por isso o eixo deve estar bem apoiado em uma madeira.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder