temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!

Mensagem não lida por vrsilva »

Waldir, se esse relé da advertencia de temperatura alta estiver funcionando corretamente, e o coletor não, como eu posso proceder para verificar o funcionamento do aquecedor... tem algum outro componente no meio destes.... pois o meu eu nunca saio andando com o carro logo que dou partida, pois o motor sai falhando bastante, eu sempre deixo ele uns 5 minutos ligados enquanto tomo café... e eu nunca ouvi o relé desligando depois de aquecido... quanto tempo isso demora mais ou menos, por exemplo...
De manhã, motor bem frio, pois o meu fica no "tempo"... dou partida, como descrito por voce, o aquecedor liga ao dar partida, não ouvir o relé acionar neste momento é normal, pois tem muito barulho do motor partindo para ouvir o simples "tec" do relé acionando, porém depois do momento da partida já é possível ouvir o barulho dos relés, e eu nunca reparei ou prestei atenção, mas nunca ouvi desligar relé, por isso eu pergunto quanto tempo depois de ligado o motor que o aquecedor se desliga?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Waldir, se esse relé da advertencia de temperatura alta estiver funcionando corretamente, e o coletor não, como eu posso proceder para verificar o funcionamento do aquecedor... tem algum outro componente no meio destes.... pois o meu eu nunca saio andando com o carro logo que dou partida, pois o motor sai falhando bastante, eu sempre deixo ele uns 5 minutos ligados enquanto tomo café... e eu nunca ouvi o relé desligando depois de aquecido... quanto tempo isso demora mais ou menos, por exemplo...
De manhã, motor bem frio, pois o meu fica no "tempo"... dou partida, como descrito por voce, o aquecedor liga ao dar partida, não ouvir o relé acionar neste momento é normal, pois tem muito barulho do motor partindo para ouvir o simples "tec" do relé acionando, porém depois do momento da partida já é possível ouvir o barulho dos relés, e eu nunca reparei ou prestei atenção, mas nunca ouvi desligar relé, por isso eu pergunto quanto tempo depois de ligado o motor que o aquecedor se desliga?

vrsilva,
Eu não escuto barulho de relé ou barulho agudo de telefone tirrimm... tenho deficiência para agudos devido uma microfonia num fone de ouvido -20% na audição :?

Mas é o seguinte: ao dar a partida, depois de 5 segundos que o motor está girando a resistência do coletor é ligada e irá desligar entre 7 ou 8 minutos quando a temperatura estiver quase em 1/4 que no meu caso medido com scanner é de 83°C

Os 5 segundos eu sei devido ter colocado um led piloto indicando o funcionamento.
Para saber facilmente sem muito malabarismo se o relé esta mandando 12V para a resistência é colocar um led devidamente 'resistorado' no plug que encaixa na resistência do coletor.

Como eu comentei numa das mensagens no forum, o meu relé estava pifado, não iria indicar nunca o alerta de temperatura e além disso o fio que saia do pino 87 estava perdido no meio do chicote. Achei mais fácil passar um outro fio, eliminando o anterior e soldando o novo no terminal fêmea onde se encaixa o relé.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva

Legal Waldir, a minha luz de alta temperatura esta funcionando e muito bem pois 15 dias atras tive problemas com o sistema de arrefecimento e ela acendia bem, e bem forte ainda... ¬¬ trauma de ver ela acender....

Então pode ser que minha resistencia aquecedora do coletor esteja danificada... vou verificar se chega sinal no fio do aquecedor...
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

vamos lá :
verifiquei painel,o chicote estava com uma minima folga,nisso a luz apagava,bom arrumei mas ainda acendia,fui entao para o rele,e nada,chaqualhei vibrei bati e a porcaria da luz ainda acendia,derrepente,inventei de torcer os fios do rele e entao apagou e nao acendeu mais,coloquei de volta,deixei em ordem e a luz nao acende mais,o rele esta em ordem em todas as funçoes, com tambem ao torcer e coloca-lo de volta revisei os pinos pra ver se nao se soltaram nenhum.
pergunto,como simular a alta temperatura para ver se vai acender,sera que basta eu puxar a tomada do sensor da termostatica,ou tem outro jeito ? claro sem essa de esvaziar o sistema né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
aproposito : como eu disse em outro topico,meu aquecedor funciona em quase 2 segundos pos partida,e é desarmado em extaos 7 minutos,quando entao chega bem no finalzinho da risca branca da escdala azul , e isso no tempo bem fri mesmo ,eu no inicio verifiquei no fio se á corrente,nisso fiz uma lampada piloto no painel,e ao estar frio dei a partida e na hora fui ao motor e coloquei a mao por baixo do coletor de admissao bem no meio da resistencia e percebi a quentura so dele rsrsrsrrssrrsrr em teste melhor,é sacar a resistencia e colocar direto na bateria se esquentar blz,se nao rsrsr pra achar !!!! e tambem aproveitei para limpa-lo antes de colocar de volta rsr
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

pergunto,como simular a alta temperatura para ver se vai acender,sera que basta eu puxar a tomada do sensor da termostatica,ou tem outro jeito ? claro sem essa de esvaziar o sistema né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dutra,

eu nunca tentei, mas acho que funciona o teste se vc tiver os sensores de temperatura sobrando aí no quintal :wink:

1- Vc conecta nele o fio que está no sensor do cabeçote, faz o terra no sensor e sopra gradativamente com o soprador térmico e checa o painel...
se o soprador tiver tela digital dá para conferir as posições do ponteiro de temperatura.

2- Vc conecta nele o plug do que está no cavalete da VT, adiciona o terra no sensor e com um 'soprador térmico' simula a elevação de temperatura.

Vc poderá ver até a performance do motor... faça gradativamente para não 'embaralhar as idéias da ECU'... :D como o soprador funciona entre
50 e 600°C, alguns tem até regulagem de 10 em 10°C dá para acompanhar o avanço da temperatura e seus efeitos

Se em separado não acionar a lâmpada de emergência, tente aquecer os dois juntos. Emende o fio que vai no sensor do cabeçote e traga-o junto do CTS e aqueça.

.

Abs

waldir
vrsilva

Se quer saber como testar a lampada de alta temperatura do painel é mais facil tirar o fio do sensor e fazer o teste ou colocando ele no terra, ou colocando 5v nele, como o sensor é uma resistencia que varia de acordo com a temperatura vc vai saber, eu acho que ao colocar o fio no terra o ponteiro suba... tem que confirmar se é aterrando ou colocando 5v...
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

vrsilva escreveu:Se quer saber como testar a lampada de alta temperatura do painel é mais facil tirar o fio do sensor e fazer o teste ou colocando ele no terra, ou colocando 5v nele, como o sensor é uma resistencia que varia de acordo com a temperatura vc vai saber, eu acho que ao colocar o fio no terra o ponteiro suba... tem que confirmar se é aterrando ou colocando 5v...

Dutra e VRSilva,

No sensor do painel a cada 10º que sobe a temperatura, o sensor informa 0,8V menos, então se colocar 3,00 VDC no fio que vai para o painel
deve acionar o relé e acender a lampada.
Imagem

Se for através da ECU a voltagem deve ser menor que 1,3 VDC

Imagem
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

eu entendi ,mas por incrivel que pareça o ... da luz voltou a acender,estou achando que nao é sensor,nao é fiaçao e nem rele ,acho que é painel mesmo,pois no meu ponto de vista se fosse rele ou sensor entao ela nao deveria apagar dando batidas no painel e sim continuar acesa,vou ter que arriscar o que o amigo jose disse so pra ver no que vai dar,e esses teste que voces postaram tambem,se mesmo assim nao adiantar de duas -uma,ou troco de painel ou arranco a lampada fora kkkkkkkkkkkkkk,pois sempre me guio no ponteiro mesmo.
nao vou viajar mas ate segunda vou ver se arrumo tempo pra verificar denovo,e volto aqui pra dizer no que deu
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder