Projeto Ponteiros ILUMINADOS c/ vídeo!

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Wagner Almeida
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Projeto Ponteiros ILUMINADOS c/ vídeo!

Mensagem não lida por Wagner Almeida »

Beloo Serviço caraa realmente vc notaa a diferençaa de longe e sem mt Esforço uhsuashaushauhs
Monza Mais Que Um Carro Uma Grande Conquista !!
Vauxhall_lda
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Vauxhall_lda »

Ricardo.Souza escreveu:Cara, legal esse esquema das lanternas heim... se eu entendesse um pouco que fosse sobre leds me arriscaria.
Parabéns pelo trabalho!
Ricardo, não é complicado, antes de tudo tem que comprar umas lanternas paralelas, não usar as originais e ter ferro de solda, leds, resistores e paciência...
Dica importante, se for montar em lanternas cujo o acrílico seja vermelho, é obrigatório usar leds vermelhos também, se colocar branco por incrível que pareça fica fraco.
O acrílico forma um tipo de filtro que só deixa passar o vermelho e como o led branco tem pouco vermelho o acrílico barra saca...

Placa de Fenolite Furada
Imagem

Ficaria mais ou menos assim:
Imagem

Abraço
Editado pela última vez por Vauxhall_lda em 26 Set 2011, 10:22, em um total de 1 vez.
Kadett GLS 98/98 Completo
Ponteiro Iluminado -
viewtopic.php?f=14&t=20836
Geral no Motor - viewtopic.php?f=14&t=20839
Vauxhall_lda
Membro SL (Ní­vel 1)

Wagner Almeida escreveu:Beloo Serviço caraa realmente vc notaa a diferençaa de longe e sem mt Esforço uhsuashaushauhs
Realmente fica bem melhor Wagner, a iluminação original é muito fraca, vc tem que forçar pra ver os ponteiros, agora desse jeito fica bem mior!

Até +
Ponteiro Iluminado -
Ricardo.Souza
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por Ricardo.Souza »

valeu pela dica amigo.
Acho q eu vou comprar a placa e os leds tentar adaptar a luz de teto, se eu conseguir botar pra funcionar, me arrisco na lanterna. rss
qual o modelo de placa, led e resistores devo procurar??

Abraço!!!
ronaldo theodoro
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Parabéns pelo trabaho. ficou show :smt023
Abs
gasol.completo/Le jetronic+EZK MPFI/Tilt down
capô/porta malas ctrl remoto DVD camera ré piloto automatico
Bancos elétricos
Vauxhall_lda
Membro SL (Ní­vel 1)

Ricardo.Souza escreveu:valeu pela dica amigo.
Acho q eu vou comprar a placa e os leds tentar adaptar a luz de teto, se eu conseguir botar pra funcionar, me arrisco na lanterna. rss
qual o modelo de placa, led e resistores devo procurar??

Abraço!!!
Tem 2 tipos de placa, uma chamada Fenolite e de Fibra de vidro, a de fibra é melhor aguenta mais temperatura, torção e também é mais cara, compre com tamanho 20x20cm e corte com serrinha fina o tamanho desejado.
Sobre os leds, compre os de 5mm com no mínimo 15.000mcds, é a luminosidade dele, tem no mercado alguns de 20.000 e tal - Resistor vai influenciar na vida útil e também a luminosidade, compre de vários modelos e teste, olha as opções em ohms: 470 - 560 - 680 - 830 esse vai deixar mais fraco o led mas vai prolongar a vida útil.

Use essa calculadora pra simular os valores, lembre-se que a voltagem do carro é 14v e não 12v ok - Geralmente a tensão do led de alto brilho é 3.0v-3.2
http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.re ... calculator

Tenta aí.
Ponteiro Iluminado -
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

nao aconselho usar resistor de 470, queimei 38 leds no meu com resistor de 470 e olha que sou formado em mecatronica... vivendo e aprendendo...

Eu indicaria no minimo o de 680 para o teto, mas se quer uma iluminação boa mesmo compre logo uns 30 leds no minimo pra por no teto, meia duzia não ira dar grandes resultados não...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Vauxhall_lda
Membro SL (Ní­vel 1)

vrsilva escreveu:nao aconselho usar resistor de 470, queimei 38 leds no meu com resistor de 470 e olha que sou formado em mecatronica... vivendo e aprendendo...

Eu indicaria no minimo o de 680 para o teto, mas se quer uma iluminação boa mesmo compre logo uns 30 leds no minimo pra por no teto, meia duzia não ira dar grandes resultados não...
Exato VRSilva, mencionei o de 470 pra ele testar...

Um favor que peço já que tu é formado em Mecatrônica, dê uma olhada nesse tópico do Kadetteiros.com http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... 11&t=22589
Parei o projeto pelo problema da oscilação da boia de combustível, caso vc tenha alguma luz de como "amortecer" essa variação dá um tok.

Trecho dos comentários...
"E ai colegas, blz

O projeto está em andamento, estou com alguns problemas referente a sensibilidade dos leds no mostrador de combustível, ele oscila muito com o carro em movimento, estou verificando formas de atenuar isso, fazer um tipo de amortecedor sabe, hoje encomendei uns capacitores de valores maiores pra ver se vai funcionar, acredito que sim, outra forma é adicionar um CI LM555 pra fazer um "delay, atraso" na leitura, o duro é achar espaço pra por ele, mas estou confiante no lance dos capacitores.

Pra quem tem o painel digital, como é essa sensibilidade? Ele muda rápido a posição em uma curva e tal? Quem tiver um PD passa ai a informação!
Creio que no PD essas informações passam por um microcontrolador que "filtra" essas oscilações, esse meu projeto é analógico, não é pq tem LED que é digitar!

Em breve mais notícias."

outra mensagem

"Venho informar que o projeto está CANCELADO, motivo: Calibração do mostrador e sensibilidade, como está descrito no post acima, se colocar um mega capacitor pra atenuar a oscilação há um pequeno risco de causar incêndio, ele armazena uma carga por muito tempo e conforme vi em alguns fóruns gringos de eletrônica pode dar retorno pra bóia, e esse risco eu não quero correr de maneira alguma. Fiz uma tentativa com outro componente trabalhando junto LM555 e não funcionou. No mostrador original ele já tem um tipo de "amortecimento" no próprio eixo do ponteiro.

Outro problema é a calibração dos leds, depois de muito pesquisar, fazer testes cheguei a conclusão que é f**da, a bóia de combustível é um resistor variável e não linear, ou seja, não funciona plenamente com o LM 3914 que é um circuito integrado LINEAR, a outra forma de fazer é converter os sinais analógicos em digitais com um microcontrolador chamado PIC, coisa que não domino, tem que fazer todo o esquema de hardware(gravador) e software(linguagem C ou Assembly) e com isso ficaria inviável o projeto, além do custo que seria alto, um gravador de PIC ou similar custa uns 150 lascas...

Então é isso pessoal, prefiro assumir que está cancelado do que sumir e deixar todos na mão, mas não vou desistir não, aprendi muita coisa com esse projeto, lembro que não sou expert em eletrônica e tenho limitações, mas vou fazer um outro que será mais útil para todos, um voltímetro com leds + hallmeter que seria colocado onde vai o indicador de bateria, estou verificando como fazer a placa e quem sabe um conta-giros com leds.

Um abraço a todos e desculpem por alguma coisa!"
Ponteiro Iluminado -
Responder